Livros
2021
Download do livro Conectando Conhecimentos Vol. II
Download do livro Pesquisas e Práticas Pedagógicas Junto a Estudantes com Deficiência Visual
Download do livro CIÊNCIA EM FOCO
2020
Download do livro EXPERIÊNCIAS NO ESPORTE PARALÍMPICO
Download do livro A CONSTRUÇÃO DA INTERSUBJETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA CEGA CONGÊNITA
Organizadores: Fábio Garcia Bernardo e Naiara Rust
O livro é uma coletânea dos textos apresentados nas palestras e comunicações orais das edições do Seminário Conectando Conhecimento realizadas entre os anos de 2015 e 2017.
2019
A escol(h)a que somos
Conversando com o Autor 2014
2016
Aprendendo pelo tato
Downloads do livro (disponível também em MP3 na Biblioteca Louis Braille)
Autora: Maria da Glória de Souza Almeida
O livro demonstra como as atividades com materiais táteis facilitam a compreensão do Sistema Braille. O trabalho de pesquisa analisou os progressos de cinco reabilitandos, com idades entre 50 e 80 anos e escolaridades variando entre a alfabetização incompleta e o ensino fundamental completo. Como arcabouço teórico, foram utilizados trabalhos sobre deficiência visual, alfabetização, Sistema Braille e tato. Os resultados revelam uma melhora na identificação dos pontos do Sistema Braille, além do aumento da autoconfiança e da autoestima dos reabilitandos.
2015
Fazeres cotidianos, dizeres reunidos: uma coletânea de textos do Instituto Benjamin Constant
Organizadores:
Claudia Lúcia Lessa Paschoal
Aires da Conceição Silva
Fabiana Alvarenga Rangel
Maria Rita Campelo Rodrigues
Patrícia Ignácio da Rosa
Este livro reúne quinze textos de profissionais do Instituto Benjamin Constant que aceitaram o desafio de transformar seus fazeres cotidianos em dizeres que pudessem provocar novos questionamentos e ações. A heterogeneidade de seus textos revela a inesgotável multiplicidade de olhares que delineiam o campo de estudo da cegueira, baixa visão e surdocegueira.
Conversando com o autor 2013
Organização: Cláudia Lúcia Lessa Paschoal
Este livro integra o projeto Conversando com o Autor, iniciativa que busca a valorização da escrita e o desenvolvimento de estudos que promovam o aprofundamento teórico-reflexivo sobre a nossa instituição. Os textos são de seis pesquisadoras e foram estruturados a partir dos encontros promovidos pela Biblioteca Especializada e pelo Centro de Estudos do Instituto Benjamin Constantem 2013.
Mosaico no tempo: uma inter-ação entre corpo, cegueira e baixa visão
Autora: Maria Rita Campello Rodrigues
A pesquisa que deu origem a este livro visa investigar as articulações que envolvem a relação corpo e cegueira e baixa visão na formação da memória, tanto no que se refere ao trabalho dedicado aos bebês e às crianças da Estimula ção Precoce quanto às crianças e jovens do ensino fundamental do Instituto. Na sua investigação, a autora teve como campo de trabalho as oficinas de expressão e experimentação corporal com a pesquisa atual, associada à experiência de 30 anos atuando na educação de pessoas com deficiências visuais graves.
(disponível também em MP3 na Biblioteca Louis Braille)
O presente pelo passado: variações verbais em narrativas de deficientes visuais
Autor: João Ricardo Melo Figueiredo
O livro é o resultado da pesquisa desenvolvida no curso de doutorado do autor – professor e pesquisador do IBC, Trata-se de uma investigação da variação de tempo verbal entre o presente histórico (PH) e o pretérito perfeito (PP) em experiências pessoais de falantes com deficiência visual, grupo no qual ele também se inclui por possuir baixa visão. Adotando uma perspectiva funcionalista, a partir da qual a motivação para a explicação dos fatos linguísticos encontra-se na situação comunicativa, aliada a uma perspectiva variacionista da linguagem – que estuda a língua como meio de comunicação social – o autor realiza sua investigação a partir dos textos orais produzidos por pessoas cegas e com baixa visão.
2014
A voz da mulher na poesia do Instituto Benjamin Constant
Autoras: Benedicta de Melo
Mayá Devi de Oliveira
Virgínia Vendramini
O livro, lançado durante a comemoração dos 160 anos de fundação do IBC, contém 60 poemas de três mulheres que se destacaram na trajetória da Instituição. Através dos versos de Benedicta de Mello, Mayá Devi de Oliveira e Virgínia Vendramini os leitores podem ter contato com elementos do acervo cultural formado ao longo da história da Instituição, através da produção de personalidades competentes e sensível que passaram por ela, sejam como professores, técnicos-administrativos ou alunos.
A importância da Literatura como Elemento de Construção do Imaginário da Criança com Deficiência Visual
Autora: Maria da Glória de Souza Almeida
O livro de Maria da Glória de Souza Almeida é o resultado do seu trabalho de mestrado e trata da construção do imaginário da criança com deficiência visual através da literatura. A obra é um exercício de reflexão baseado na experiência profissional e pessoal da pesquisadora – cega desde a infância e professora de crianças e jovens cegos e com baixa visão do Instituto Benjamin Constant. Uma vez ultrapassada a ideia de que a cegueira era um impedimento grave ao desenvolvimento pleno da pessoa, a professora discute o papel do universo literário para a formação de conceitos da realidade visível na criança cega ou com baixa visão.
Instituto Benjamin Constant em prosa, verso e sonhos
Organizadoras: Cláudia Lúcia Lessa Paschoal
Márcia de Oliveira Gomes
Paolla Cabral Silva Brasil
O livro reúne textos selecionados no I Concurso Literário do Instituto Benjamin Constant, um dos eventos comemorativos aos 160 anos da Instituição. A promoção foi da Divisão de Ensino (DEN), em parceria com o Departamento de Estudos e Pesquisas e de Reabilitação (DMR) e com a Divisão de Pesquisa, Documentação e Informação (DDI). O concurso contou com dezenas de inscritos, entre os alunos da primeira e segunda fases do Ensino Fundamental e da Reabilitação. O resultado é uma obra com 26 contos e 15 poesias, que revela a criatividade e a experiência subjetiva dos autores, com seus sonhos e suas histórias de superação, diante do desafio da cegueira e da baixa visão, que vêm enfrentando ao longo da vida.
Conversando com o Autor 2012
Organizadora: Cláudia Lúcia Lessa Paschoal
A publicação desta coletânea de textos é o registro das edições do projeto Conversando com o Autor realizadas no ano de 2012, na sala 251 do IBC. O ciclo de palestras é organizado pela Biblioteca Especializada, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas. O objetivo principal do projeto é criar um espaço de diálogo entre autores e o público interessado nas questões relacionadas à deficiência visual em suas múltiplas perspectivas.
Práticas Pedagógicas no Cotidiano Escolar: desafios e diversidades
Organizadores: André Jaques Martins Monteiro
Cláudia Lúcia Lessa Paschoal
Naiara Miranda Rust
Renan Ramos da Silva
O livro é o resultado tangível do seminário do II Simpósio com o mesmo título, realizado entre 27 e 29 de maio de 2013, e que colocaou em evidência os desafios e a diversidade das ações relacionadas com a educação, inclusão e a cidadania desenvolvidas no Instituto Benjamin Constant. Nesta obra, o leitor terá acesso aos trabalhos realizados por profissionais de diversas áreas da Instituição, como educação, reabilitação, esportes, produção de materiais pedagógicos, entre outras.
Instituto Benjamin Constant - 150 anos
Comissão organizadora - Cláudia Regina Garcia Pinheiro
Jonir Bechara Cerqueira
Maria da Glória de Souza Almeida
Regina Célia Gouvêa Lázaro
Sônia Maria Dutra de Araújo
Muito mais do que um livro de memórias, esta obra, comemorativa ao sesquicentenário de fundação do Instituto Benjamin Constant, é o resgate histórico da instituição pioneira na educação de cegos da América Latina. Ao longo de suas 169 páginas, ricamente ilustradas, o leitor conhece não só a história, como também os ideais, os personagens que marcaram a Instituição ao longo dos seus 150 anos. Esta publicação foi fruto de um trabalho coletivo, que envolveu o levantamento de documentos históricos e informações que também são a base da trajetória da educação de pessoas cegas, surdocegas e com baixa visão no País.
Redes Sociais