Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Instituto Benjamin Constant, Centro de Estudos e P

Livros

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Publicado: Quinta, 25 de Agosto de 2016, 12h22 | Última atualização em Quarta, 17 de Novembro de 2021, 13h05 | Acessos: 25041

2021

 CAPA CONECTANDO CONHECIMENTO VOL II

 

 

 

 

 

 

 

 Download do livro Conectando Conhecimentos Vol. II

 

Capa livro Pesquisas e práticas pedagógicas junto a estudantes com deficiência visual

 Download do livro Pesquisas e Práticas Pedagógicas Junto a Estudantes com Deficiência Visual

 

 PACT

 Download do livro PACT - Programa de comunicação alternativa tátil para crianças com deficiência múltipla sensorial

 

 

 ciência em foco

 Download do livro CIÊNCIA EM FOCO

 

2020

Capa Exp Esporte Paralimpico2020

Download do livro EXPERIÊNCIAS NO ESPORTE PARALÍMPICO

 

capa a construcao da intersubjetividade

 

 

 

 

 

 

 

Download do livro A CONSTRUÇÃO DA INTERSUBJETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA CEGA CONGÊNITA

 

 

Captura de Tela 2020 09 16 as 185652

 

 

 

 

 

Download do livro 

Organizadores: Fábio Garcia Bernardo e Naiara Rust

O livro é uma coletânea dos textos apresentados nas palestras e comunicações orais das edições do Seminário Conectando Conhecimento realizadas entre os anos de 2015 e 2017.

 

 

2019


A escol(h)a que somos

A escol h a que somos 
Download do livro

 

Conversando com o Autor 2014

conversando com o autor 2014

 

 

 

 

 

 

 Download do livro

 

 2016

Aprendendo pelo tato

 

 

 

 

 

 

   

Downloads do livro (disponível também em MP3 na Biblioteca Louis Braille)

Autora: Maria da Glória de Souza Almeida

 O livro demonstra como as atividades com materiais táteis facilitam a compreensão do Sistema Braille.  O trabalho de pesquisa analisou os progressos de cinco reabilitandos, com idades entre 50 e 80 anos e escolaridades variando entre a alfabetização incompleta e o ensino fundamental completo.  Como arcabouço teórico, foram utilizados trabalhos sobre deficiência visual, alfabetização, Sistema Braille e tato.  Os resultados revelam uma melhora na identificação dos pontos do Sistema Braille, além do  aumento da autoconfiança e da autoestima dos reabilitandos.            

 

2015

Fazeres cotidianos, dizeres reunidos: uma coletânea de textos do Instituto Benjamin Constant

Foto vertical. No topo, sobre fundo preto,o título  

 

 

 

 

 

 

 

 

  Download do livro

 Organizadores:

Claudia Lúcia Lessa Paschoal
Aires da Conceição Silva
Fabiana Alvarenga Rangel
Maria Rita Campelo Rodrigues
Patrícia Ignácio da Rosa

  Este livro reúne quinze textos de profissionais do Instituto Benjamin Constant que aceitaram o desafio de transformar seus fazeres cotidianos em dizeres que pudessem provocar novos questionamentos e ações. A heterogeneidade de seus textos revela a inesgotável multiplicidade de olhares que delineiam o campo de estudo da cegueira, baixa visão e surdocegueira.

 

 Conversando com o autor 2013

conversando autor 2013 1
Download do livro (disponível também em MP3 na Biblioteca Louis Braille)

 Organização: Cláudia Lúcia Lessa Paschoal

Este livro integra o projeto Conversando com o Autor, iniciativa que busca a valorização da escrita e o desenvolvimento de estudos que promovam o aprofundamento teórico-reflexivo sobre a nossa instituição.  Os textos são de seis pesquisadoras e foram estruturados a partir dos encontros promovidos pela Biblioteca Especializada e pelo Centro de Estudos do Instituto Benjamin Constantem 2013. 

 

Mosaico no tempo: uma inter-ação entre corpo, cegueira e baixa visão

mosaico no tempo capa
Download do livro

 Autora: Maria Rita Campello Rodrigues

A pesquisa que deu origem a este livro visa investigar as articulações que envolvem a relação corpo e cegueira e baixa visão na formação da memória, tanto no que se refere ao trabalho dedicado aos bebês e às crianças da Estimula ção Precoce quanto às crianças e jovens do ensino fundamental do Instituto. Na sua investigação, a autora teve como campo de trabalho as oficinas de expressão e experimentação corporal com a pesquisa atual, associada à experiência de 30 anos atuando na educação de pessoas com deficiências visuais graves.

(disponível também em MP3 na Biblioteca Louis Braille)

  

O presente pelo passado: variações verbais em narrativas de deficientes visuais

o presente pelo passado capa
Download do livro

Autor: João Ricardo Melo Figueiredo

O livro é o resultado da pesquisa desenvolvida no curso de doutorado do autor – professor e pesquisador do IBC,  Trata-se de uma investigação da variação de tempo verbal entre o presente histórico (PH) e o pretérito perfeito (PP) em experiências pessoais de falantes com deficiência visual, grupo no qual ele também se inclui por possuir baixa visão.  Adotando uma perspectiva funcionalista, a partir da qual a motivação para a explicação dos fatos linguísticos encontra-se na situação comunicativa, aliada a uma perspectiva variacionista da linguagem – que estuda a língua como meio de comunicação social – o autor realiza sua investigação a partir dos textos orais produzidos por pessoas cegas e com baixa visão.

  

2014 

A voz da mulher na poesia do Instituto Benjamin Constant

Foto colorida vertical. No topo, o título
Download do livro (disponível também em MP3 na Biblioteca Louis Braille)

 Autoras: Benedicta de Melo
             Mayá Devi de Oliveira
             Virgínia Vendramini

 O livro, lançado durante a comemoração dos  160 anos de fundação do IBC, contém 60 poemas de três mulheres que se destacaram na trajetória da Instituição.  Através dos versos de Benedicta de Mello, Mayá Devi de Oliveira e Virgínia Vendramini os leitores podem ter contato com elementos do acervo cultural formado ao longo da história da Instituição, através da produção de personalidades competentes e sensível que passaram por ela, sejam como professores, técnicos-administrativos ou alunos.

 

A importância da Literatura como Elemento de Construção do Imaginário da Criança com Deficiência Visual

Download do livro (disponível também em MP3 na Biblioteca Louis Braille)

Autora: Maria da Glória de Souza Almeida

 O livro de Maria da Glória de Souza Almeida é o resultado do seu trabalho de mestrado e trata da construção do imaginário da criança com deficiência visual através da literatura.   A obra é um exercício de reflexão baseado na experiência profissional e pessoal da pesquisadora –  cega  desde a infância e professora de crianças e jovens cegos e com baixa visão do Instituto Benjamin Constant.  Uma vez ultrapassada a ideia de que a cegueira era um impedimento grave ao desenvolvimento pleno da pessoa, a professora discute o papel do universo literário para a formação de conceitos da realidade visível na criança cega ou com baixa visão.

     

 Instituto Benjamin Constant em prosa, verso e sonhos

Download do livro

Organizadoras: Cláudia Lúcia Lessa Paschoal
                       Márcia de Oliveira Gomes
                       Paolla Cabral Silva Brasil

 O livro reúne textos selecionados no I Concurso Literário do Instituto Benjamin Constant, um dos eventos comemorativos aos 160 anos da Instituição.  A promoção foi da Divisão de Ensino (DEN), em parceria com o Departamento de Estudos e Pesquisas e de Reabilitação (DMR) e com a Divisão de Pesquisa, Documentação e Informação (DDI).  O concurso contou com dezenas de inscritos, entre os alunos da primeira e segunda fases do Ensino Fundamental e da Reabilitação.  O resultado é uma obra com 26 contos e 15 poesias, que revela a criatividade e a experiência subjetiva dos autores, com seus sonhos e suas histórias de superação, diante do desafio da cegueira e da baixa visão, que vêm enfrentando ao longo da vida.

       

Conversando com o Autor 2012

Download do livro

 Organizadora: Cláudia Lúcia Lessa Paschoal

A publicação desta coletânea de textos é o registro das edições do projeto Conversando com o Autor realizadas no ano de 2012, na sala 251 do IBC.  O ciclo de palestras é organizado pela Biblioteca Especializada, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas.  O objetivo principal do projeto é criar um espaço de diálogo entre autores e o público interessado nas questões relacionadas à deficiência visual em suas múltiplas perspectivas.

 

Práticas Pedagógicas no Cotidiano Escolar: desafios e diversidades

capa 3
Download do livro

Organizadores: André Jaques Martins Monteiro
                      Cláudia Lúcia Lessa Paschoal
                      Naiara Miranda Rust
                      Renan Ramos da Silva

O livro é o resultado tangível do seminário do II Simpósio com o mesmo título, realizado entre 27 e 29 de maio de 2013, e que colocaou em evidência os desafios e a diversidade das ações relacionadas com a educação, inclusão e a cidadania desenvolvidas no Instituto Benjamin Constant.  Nesta obra, o leitor terá acesso aos trabalhos realizados por profissionais de diversas áreas da Instituição, como educação, reabilitação, esportes, produção de materiais pedagógicos, entre outras. 

 

Instituto Benjamin Constant - 150 anos

IMG 7498
Download do livro

Comissão organizadora - Cláudia Regina Garcia Pinheiro
                                    Jonir Bechara Cerqueira
                                    Maria da Glória de Souza Almeida
                                    Regina Célia Gouvêa Lázaro
                                    Sônia Maria Dutra de Araújo

Muito mais do que um livro de memórias, esta obra,  comemorativa ao sesquicentenário de fundação do Instituto Benjamin Constant, é o resgate histórico da instituição pioneira na educação de cegos da América Latina.  Ao longo de suas 169 páginas, ricamente ilustradas, o leitor conhece não só a história, como também os ideais, os personagens que marcaram a Instituição ao longo dos seus 150 anos.  Esta publicação foi fruto de um trabalho coletivo, que envolveu o levantamento de documentos históricos e informações que também são a base da trajetória da educação de pessoas cegas, surdocegas e com baixa visão no País.

Fim do conteúdo da página