Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Dados Abertos do IBC
Início do conteúdo da página

Dados Abertos do IBC

Avaliação do Usuário: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 
Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 11h14 | Última atualização em Quinta, 22 de Julho de 2021, 09h09 | Acessos: 10821

Links relacionados:

Esta página reúne os dados referentes às atividades, servidores e serviços prestados ao público  pela Instituição, atendendo às determinações da  Lei de Acesso a Informação Pública (Lei 12.527/2011) que regula o acesso a dados e informações detidos pelo governo por meio de seus órgãos e instituições das administrações direta e indireta.  

O Plano de Dados Abertos do IBC é o documento-base para a disponibilização dos dados que tem como um dos principais critérios as demandas do cidadão que nos são encaminhadas das mais diferentes formas, inclusive através do Serviço de Informação ao Cidadão (E-SIC).

Atualizar as bases já existentes e disponibilizar outras, novas, é um trabalho constante, construído colaborativamente pelos servidores da Instituição, com o objetivo de dar transparência aos atos de gestão.  Para o aprimoramento do nosso trabalho, contamos com a participação da sociedade, por meio do encaminhamento de críticas e sugestões ao Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Os dados aqui disponibilizados podem ser consultados também na área do IBC no Portal de Dados Abertos do Governo Federal.

Confira aqui o Plano de Dados Abertos do IBC 2020–2022

(publicado pela Portaria Nº 324, de 23/12/2020)

 

---------------------------------------------------------------------------------

Bases de dados

Os conjuntos de dados sobre o Instituto Benjamin Constant começaram a ser disponibilizados em 2018, mas não em sua totalidade.  O processo de inclusão de novas informações é contínuo, mas partindo sempre do ano que passaram a ser disponibilizadas.  Esta é a razão pela qual alguns conjuntos mais recentes não apresentarem os dados do primeiro ano. 

Outra informação relevante: os dados relativos ao ano vigente são disponibilizados entre os meses de janeiro e março do ano seguinte, devido à necessidade de se integralizar os dados referentes aos quarto trimestre.  Logo, o banco de dados está atualizado com dados de 2020. 

Para ter acesso aos dados é só clicar sobre cada título e, em seguida, clicar no(s)  anos de interesse. 

   

  1. Cursos e oficinas oferecidos ao público geral   

    O conjunto de dados apresenta informações sobre: nome, período (data), carga horária e modalidade (presencial ou a distância) dos cursos e oficinas de capacitação profissional na área da deficiência visual oferecidos pela Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA) e a correspondente quantidade de concluintes.

  2.  Eventos científicos 

    O conjunto de dados apresenta os nomes dos encontros, palestras, seminários e apresentação de trabalhos científicos na área da deficiência visual promovidos pela Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa (DPP).

  3. Grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisas do IBC  

    O conjunto de dados apresenta a relação de grupos de pesquisa em atividade no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC (Cepeq–IBC).

  4. Produção e distribuição de material especializado em Braille 

    O conjunto de dados apresenta o total de produção e distribuição dos seguintes materiais: revistas, livros didáticos, paradidáticos e impressos em braille.

  5. Produção e distribuição de audiolivros 

    O conjunto de dados apresenta o total de audiolivros gravados e editados na Divisão de Desenvolvimento e Produção de Material Especializado (DPME) e distribuídos para instituições públicas de ensino, acervos públicos e instituições sem fins lucrativos que atendam pessoas com deficiência visual.

  6. Atendimentos na área da saúde 

    O conjunto de dados apresenta o número de atendimentos médico-oftalmológicos, odontológicos, nutricionais, fisioterápicos, de terapia ocupacional e enfermagem prestados aos alunos do IBC e ao público em geral.

  7. Atendimentos em reabilitação básica 

    O conjunto de dados apresenta o número de alunos matriculados nos atendimentos de reabilitação do IBC.

  8. Cursos e oficinas de qualificação profissional para alunos da reabilitação 

    O conjunto de dados apresenta o número de alunos matriculados por cursos/oficinas de capacitação profissional oferecidos pela Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT).

  9. Programas oferecidos aos reabilitandos 

    O conjunto de dados apresenta o número de aulas e atendimentos especializados em cada atividade oferecida aos reabilitandos pela Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT).

  10. Contratos      

    O conjunto de dados apresenta a relação das empresas com contratos vigentes com a instituição, com os respectivos nomes, CNPJs, números de contrato, objeto, valor total, data de início e data final de vigência.

  11. Convênios e Acordos       NOVA!! 

    O conjunto de dados apresenta os convênios e acordos firmados pelo IBC, com seus respectivos objetos, vigência e valor.

  12. Quadro efetivo de servidores

    O conjunto de dados apresenta os nomes dos servidores, com os respectivos cargos, jornada de trabalho, carreira, formação profissional, nível acadêmico e setor de lotação.

  13. Número de servidores aposentados e pensionistas 

    O conjunto de dados disponibiliza o número total de servidores aposentados e pensionistas do IBC.

  14. Número de alunos da reabilitação 

    O conjunto de dados disponibiliza o total  de alunos matriculados na Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT).

  15. Número de alunos da educação básica 

    O conjunto de dados disponibiliza o total de alunos matriculados na educação básica em cada um dos segmentos (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio).

  16. Número de professores por turma do Departamento de Educação 

    O conjunto de dados apresenta as informações relativas ao número de professores  em cada uma das turmas da educação básica e da educação precoce.

  17. Estrutura do Departamento de Educação 

    O conjunto de dados apresenta a estrutura do DED, com a disponibilização dos cargos e funções de suas divisões e coordenações.

  18. Distribuição de recursos didáticos especializados para pessoas cegas e com baixa visão.  NOVA!

    O conjunto de dados apresenta o total de materiais didáticos tridimensionais, grafotáteis e ampliados  distribuídos pela Divisão de Desenvolvimento e Produção de Material Especializado (DPME).

  19. Pesquisas sobre recursos didáticos para pessoas cegas e com baixa visão desenvolvidas pela DPME   NOVA!

    O conjunto de dados apresenta as pesquisas realizadas na Divisão de Desenvolvimento e Produção de Material Especializado (DPME) que geraram novos recursos didáticos testados e aprovados para estudantes cegos e com baixa visão e que entraram na listagem de ampla distribuição nacional para instituições públicas de ensino .

  20. Pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC (CEPEQ)   NOVA!

    O conjunto de dados apresenta número de novas pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC desenvolvidas em articulação com a instituição ou tendo-a como campo de pesquisa. A duração das pesquisas não é anual. Portanto, o indicador reflete apenas o número de novas entradas e não necessariamente o número de pesquisas em desenvolvimento no IBC no período.

  21. Títulos publicados pela Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa  NOVA!

    O conjunto de dados apresenta o número de publicações do IBC editadas pela Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa (DPP), tais como livros técnico-científicos, didáticos e paradidáticos, coleções, manuais técnicos etc.

  22. Roteiros de audiodescrição elaborados     NOVA!

    O conjunto de dados apresenta o número e os nomes dos roteiros de audiodescrição elaborados por profissionais do IBC.

  23. Produção e distribuição de obras e impressos adaptados ao formato ampliado    NOVA!

    O conjunto de dados apresenta o total de produção e distribuição de revistas, livros didáticos, literários e outros materiais impressos  adaptados para o formato ampliado de modo a atender ao público com baixa visão.

  24. Relação de professores por área de atuação.     NOVA!

           O conjunto de dados apresenta  o total e os nomes dos professores do IBC com as respectivas informações sobre grau acadêmico, lotação e área de atuação institucional.

  1. Quadro de professores substitutos     NOVA!

           O conjunto de dados apresenta os nomes dos professores substitutos contratados pelo IBC, com as respectivas disciplinas que lecionam, turma, carga horária e vigência do contrato. 

  1. Quadro de funcionários terceirizados    NOVA!

           O conjunto de dados apresenta o total e os nomes dos funcionários terceirizados do IBC, das empresas para a qual trabalham, as atividades que desenvolvem e setores onde estão lotados.

  1. Quadro de médicos residentes     NOVA!

           O conjunto de dados apresenta os nomes dos médicos-residentes do Programa de Residência Médica do IBC, com as respectivas informações sobre turma, jornada de trabalho e carga horária cumprida.

   28. Quadro de estagiários    NOVA!

          O conjunto de dados apresenta os nomes dos estudantes universitários que estagiam no Instituto, com as respectivas informações sobre a formação em curso, setor de lotação e carga horária cumprida.

Fim do conteúdo da página