Publicações do IBC
Links relacionados:
A atuação do Instituto Benjamin Constant como editora e gráfica tem sua raiz na pequena oficina instalada em 1857, três anos depois da fundação da instituição. Nela foi produzida, em 1863, sua primeira obra, a História Cronológica do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, seguida pela Constituição Política do Império do Brasil, em 1865. Mas foi com a criação da Imprensa Braille, em 1943, que o IBC passou a assumir maiores responsabilidades na difusão do conhecimento, cultura e lazer às pessoas cegas e com baixa visão.
Em 1942, a Coordenação das Revistas em Braille começou a produzir a Revista Brasileira para Cegos (RBC), voltada ao público adulto; em 1959, o público infantojuvenil também ganharia uma publicação periódica – a Pontinhos. Até hoje, os exemplares das duas revistas são distribuídos para todo o território nacional e para cerca de 21 países da América do Sul, África e Europa, contribuindo para a inserção das pessoas com deficiência visual no mundo da leitura, proporcionando entretenimento, lazer, cultura e educação.
A comunidade acadêmica do IBC também pode divulgar seus trabalhos em obras impressas em tinta e disponibilizadas para download através do site institucional, inclusive com a possibilidade de impressão em Braille, através do programa Braille Fácil.
Desde 1995 que o Instituto possui também o seu veículo de difusão científica e cultural – a revista Benjamin Constant, avaliada pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) com qualis B1 e B4 nas áreas de ensino e educação, respectivamente. Seu conteúdo também pode ser acessado aqui.
Em 2018, foi publicada a Política de Publicação da Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa que visa possibilitar maior transparência no processo de seleção de originais e a ampla participação dos produtores de conhecimento do IBC como autores. O documento apresenta normas para publicação e normas para formação da Comissão Editorial da DPP.
Desde 2020, a Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa (DPP) disponibiliza um Manual de Estilo e Normalização de suas publicações, com o objetivo de nortear o trabalho dos envolvidos na produção, na preparação e na revisão de originais publicados pelo IBC por meio da DPP.
Documentos normativos
- Política de Publicação da Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa - Portaria nº 442/2018
- Manual de Estilo e Normalização das Publicações da Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa - Ano 2021
Redes Sociais