Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Docentes
Início do conteúdo da página

Docentes

Avaliação do Usuário: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 
Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 09h33 | Última atualização em Quinta, 14 de Outubro de 2021, 09h31 | Acessos: 28013

Adavia Fernanda Correa Dias da Silva
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Adriana Maria Maia da Silveira   
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Aires da Conceição Silva  
Doutor (2013) e mestre (2010) em ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e licenciado em química pela mesma universidade (2007). Tem experiência na área de ensino de química com ênfase na produção de material especializado para pessoas com deficiência visual.
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1242439730705298


Alex Fraga Rocha  
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Alzira Maira Perestrello Brando  
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Ana Cristina Zenun Hildebrandt
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Ana Maria Nóbrega Pereira  
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Anderson de Oliveira Vallejo
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


André Luiz Bezerra da Silva
Doutor em geografia humana pela Universidade do Porto (2015),  mestre em geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ (2008) e graduado em geografia pelo Centro Universitário Augusto Motta (2004). Atua principalmente na área de geografia humana, estudando temas como mobilidade, equidade, ensino de geografia e produção de material didático especializado.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9955233892228120

 

Angélica Ferreira Bêta Monteiro
Doutoranda no programa de Ensino em Biociências e Saúde (IOC/FIOCRUZ), mestre em diversidade e inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2015), especialista em psicopedagogia clínica e institucional pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio/2002), licenciada em pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio/1998). Professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Benjamin Constant (IBC),  desenvolve atualmente pesquisas sobre os processos de ensino e aprendizagem de Ciências e alfabetização de alunos com deficiência visual a partir das Teorias Histórico Cultural e da Atividade.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4638778D6


Antônio Fernandes Santos do Nascimento 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 
Arheta Ferreira de Andrade  
Doutora em artes cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro — UNIRIO (2016); mestra em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro — PUC-RIO (2008); especialista em acessibilidade cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2014); especialista em ensino de arte pela Universidade Federal de Pernambuco — UFPE (2005), onde também se  licenciou em artes cênicas (2002). Tem experiência nas áreas de teatro,  educação e  educação especial, com ênfase nos campos da arte-educação, do ensino do teatro e do teatro para a infância e juventude, e nos campos da deficiência visual, da surdocegueira e da acessibilidade cultural.
E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes : http://lattes.cnpq.br/7016242449642735


Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior  
Doutorando em educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro — UFRJ (doutorado sanduíche pela UCD — Espanha); mestre em ciências da atividade física pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), além de especialista em: docência no ensino superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); docência no ensino básico com ênfase em educação física escolar pelo Colégio Pedro II; planejamento, implementação e gestão da educação a distância pela Universidade Federal Fluminens (UFF); educação física escolar (UFF), em educação tecnológica (CEFET/RJ) e em esportes e atividades físicas inclusivas para pessoas com deficiência (UFJF). Possui licenciatura plena em educação física (UNISUAM).
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0164159801559754


Bárbara Braga Wepler
Mestranda no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense; especialista em neuroeducação pela Universidade Estácio de Sá (2018) e em educação especial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014).  Possui graduação em pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Tem experiência na alfabetização de alunos com baixa visão e no atendimento educacional a alunos com deficiência múltipla. É professora do ensino básico, técnico e tecnológico em deficiência múltipla no Instituto Benjamin Constant.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0552246704264487


Bárbara Poubel dos Santos 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Bianca Della Líbera 
Doutora (2018) e mestra (2013) em ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz; especialista em educação ambiental pela Universidade Cândido Mendes (2006) e licenciada em ciências biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Cursou aperfeiçoamento em mídias e educação pelo e-Proinfo (SEED/MEC, 2009). Tem experiência na área de tecnologias educacionais e tecnologia assistiva voltada para a deficiência visual, e interesse no uso de tecnologias digitais na divulgação científica.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7961261532618212

 
Bruna Maria Vasconcellos Trindade Bispo
Mestranda em língua portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui especialização em língua portuguesa e graduação/licenciatura em letras - português/ italiano pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).  Atua como professora de língua portuguesa do ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Benjamin Constant (IBC). No âmbito acadêmico, desenvolve pesquisas na área da linguística sistêmico-funcional, com ênfase nos seguintes temas: descrição e ensino de Língua Portuguesa, gramática funcional.
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3534478469135497


Bruno Mendes Mesquita
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Camila Santana Mascarenhas
Licenciatura em educação artística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Professora de artes visuais do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Benjamin Constant. Experiências nas áreas de arte-educação, educação especial e inclusiva e de restauração de patrimônio
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

Camila Sousa Dutton
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Cândida Bastos Barros
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Carla Maria de Souza
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Carlos Antônio de Carvalho Pinto
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 
Caroline Camargo do Espírito Santo  
Mestrado em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2018); especialização em regência coral pelo Conservatório Brasileiro de Música (2013) e licenciatura em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro — UNIRIO (2006). Atualmente é professora de música do Instituto Benjamin Constant, atuando no Departamento de Reabilitação. Tem experiência em educação musical, com ênfase em educação especial e inclusiva.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9097719390625913


Célia Regina de Oliveira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cláudia Maria Monteiro Sant' Anna
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Cleia Maria dos Santos Pereira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Cristiane Vales Maciel
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Cristina Silva de Souza
Mestranda no curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense – UFF/2019; especialista em psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes (AVM);  graduada em Pedagogia, com habilitação em supervisão escolar pelo Instituto Isabel Faculdade de Ciências Humanas e Sociais; formada em  magistério de nível médio (antigo normal) pelo Curso de Formação de Professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro e C.E. Júlia Kubtschek. Possui experiência na área da deficiência visual como professora do Instituto Benjamin Constant. No âmbito acadêmico,  desenvolve estudos sobre produção de materiais adaptados (livro tátil infantil) para crianças cegas, com ênfase em ilustrações tridimensionais.

E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Daiana Pilar Andrade de Freitas Silva
Mestra em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação / Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro/FFP-UERJ (2018); especialista em educação especial e inclusiva pela Faculdade de Educação São Luis /FESL (2017); especialista em literatura infantojuvenil pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2011) e licenciada em pedagogia pela UFF (2008). Atualmente é professora de ensino básico técnico e tecnológico na educação infantil do Instituto Benjamin Constant.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5128215757332407


Dayana Miranda dos Santos Bandeira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Dênis Martino Cota
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Edney Dantas de Oliveira
Mestre em matemática no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) (2013); especialista em matemática e estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA / 2001);  possui graduação em matemática (licenciatura) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro — UERJ (1998) e em física (formação de docente) pela Universidade Salgado de Oliveira (2001). Possui experiência e interesse no ensino de matemática, com ênfase em educação especial e inclusiva, desenvolvimento e adaptação de material didático para alunos cegos e alunos com baixa visão.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5705354131149354


Elaine Luiz de Carvalho
Mestranda em ensino de ciências pelo Programa de Pós-Graduação Unigranrio — PPGEC (2017);  especialista em ensino de química pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro — UERJ (2001); licenciada em química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro —UFRJ  (1994); bacharel em química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Tem experiência em desenvolvimento e produção de material especializado para alunos cegos e com baixa visão.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3098687506265223


Eliana Leite Assis Figueiredo
Especialista em psicopedagogia institucional e educação especial (2013) e graduada em pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2011). Professora de educação infantil desde 2004, desenvolve materiais especializados para alunos com deficiência visual, junto à DPME/DTE/IBC. Atualmente é coordenadora do setor de baixa visão, ligado à DPMO/DMR/IBC, onde atua junto aos alunos e ao público externo do Instituto Benjamin Constant.
E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8487220D5

Eline Silva Rodrigues
E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Elisabeth Ferreira de Jesus
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Elise de Melo Borba Ferreira
Mestra em educação pela Universidade Estácio de Sá (2015); especialista em educação especial— área da deficiência visual— pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO (1999) e graduada em português/literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1983). Tem experiência em: ensino para alunos com deficiência visual (DV); adaptação de recursos didáticos na área da DV; adaptação/transcrição de textos em Braille e  formação continuada na área da DV.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3682017695045437

Ester Alves da Silva
Especialista em educação especial e inclusiva pela Universidade Federal Fluminense (2018) e em educação especial — deficiência auditiva/surdez pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro — UFRJ (2014);  graduada em pedagogia  (licenciatura e bacharelado) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ (2009) e intérprete de Libras certificada para os ensinos médio (2008) e o superior (2010) pelo  PROLIBRAS/MEC. Atualmente, no Instituto Benjamin Constant, é professora da educação infantil. Possui experiências anteriores, como tutora das disciplinas de monografia e libras, na UERJ.
 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7888585577990491


Fabiana Alvarenga Rangel
Doutora (2012) e mestra (2004) em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de diversidade e práticas educacionais inclusivas; graduada em pedagogia pela mesma universidade (2001), com habilitação em educação infantil, educação especial e magistério das séries iniciais do ensino fundamental. Estágio de pós-doutorado em educação pelo PPGE/UFES (2018). Atua na área da educação especial desde 1998. É docente no Instituto Benjamin Constant (2013) e realiza pesquisas especialmente voltadas para aspectos éticos e políticos da trajetória escolar de pessoas com deficiência, aspectos referentes ao desenvolvimento psíquico de crianças com deficiência intelectual, deficiência visual e deficiência múltipla, destacando-se processos implicados na alfabetização dessas crianças.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4001137600317836


Fabiane Bravo de Martins Bastos
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Fabio Brandolin
Doutor (2016) e mestre (2010) em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro — PPGE/UFRJ (2016), com graduação em educação física pela mesma universidade (2004). Tem experiência em ensino de educação física, com ênfase em educação física adaptada para alunos com deficiência visual; em ensino de esportes praticados por pessoas com deficiência visual e em esporte de alto rendimento para pessoas com deficiência visual. Produz pesquisas e orienta pesquisadores na área da educação, com ênfase na educação especial e inclusiva, educação integral e percepções escolares sobre os processos e dinâmicas escolares.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0621607591116348


Fábio Garcia Bernardo
Doutor em ensino/educação matemática pelo PEMAT, Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021);  mestre em ensino de ciências e matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro — CEFET-RJ (2013); graduação em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Tem experiência em ensino de matemática, com ênfase na educação especial na perspectiva inclusiva, desenvolvimento de metodologias e materiais didáticos acessíveis para estudantes com deficiência visual.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8578382473920859


Fausto Maioli Penello
Especialista em biomecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro —UFRJ (2010), onde também obteve o grau de licenciado (2006) e bacharel (2004) em educação física. Desde 2008 é professor  de estimulação precoce do Instituto Benjamin Constant. Tem experiência no treinamento e iniciação em modalidades esportivas para pessoas com deficiência visual; no desenvolvimento, adaptação e produção de material educacional para alunos cegos e alunos com baixa visão; e na modelagem e impressão 3d. tem interesse na programação de aplicativos para smartphones.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5492168038451378


Fernando Augusto Prado Guilhon
Mestre em educação musical pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); licenciatura em educação artística / música e bacharelado em piano pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (CBM-CEU). Professor de música de educação básica, leciona também instrumento (piano), teoria, percepção musical e musicografia Braille. Desenvolveu em seu projeto de mestrado o programa Ritmáximo ( www.ritmaximo.com.br ), que atua no aprimoramento da educação musical de crianças cegas.
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5830868142831245


Fernando da Costa Ferreira
Doutor em geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ (2017);  mestre, também em geografia pela Universidade Federal Fluminense —UFF (2004); especialista em políticas territoriais do Estado do Rio de Janeiro, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ (2003);  licenciado e bacharel em geografia pela Universidade Federal Fluminense — UFF (1995).  Leciona esta disciplina como professor do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT) do Instituto Benjamin Constant, onde também atua como adaptador de livros didáticos e paradidáticos para o Sistema Braille. Sua produção acadêmica concentra-se nas seguintes áreas: geografia urbana, geografia dos esportes e educação especial.
E-mail : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes : http://lattes.cnpq.br/2057037430071340


Flavia Daniela dos Santos Moreira
Doutoranda em educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ (2016-2020); mestra em educação especial pela Universidade Federal de São Carlos — UFSCAR (2004); graduada em pedagogia também pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCAR, com habilitação em orientação educacionald (2002). Tem experiência com crianças com deficiência visual e múltiplos comprometimentos, com ênfase em comunicação alternativa tátil para crianças com deficiência múltipla sensorial.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5770261192834737


Flávia Ferreira Pascoalino
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Flávia Mara Teixeira Miranda
Mestranda no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense; especialista em história do Rio de Janeiro pela Universidade Federal Fluminense, qualificada na área da deficiência visual pelo Instituto Benjamin Constant e graduada em história pela Universidade Gama Filho. Possui experiência na área de educação, com ênfase em educação especial e inclusiva, deficiência visual e surdocegueira. Atualmente é coordenadora e professora do Programa de Atendimento e Apoio ao Surdocego do Instituto Benjamin Constant.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3607873887289695


Flávio Antonio de Souza Franca
E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Francisca Simplício Régis de Rezende
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Gabrielle de Oliveira Camacho Soares 
Mestra em diversidade e inclusão pelo Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense — UFF (2019), especialista em educação especial pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro — UNIRIO (2010) e graduada em educação física pelas Faculdades Integradas Maria Thereza — FAMATH (2003), com experiência profissional em gestão e ensino na educação especial e inclusiva. Atualmente é professora de estimulação precoce para crianças com deficiência visual de 0 a 4 anos.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes : http://lattes.cnpq.br/1846357600318921


Geni Pinto de Abreu
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Glauber Lameira de Oliveira
Doutor em educação física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ (2018); mestre em educação física pela Universidade Castelo Branco — UCB (2008); especialista em treinamento desportivo pela UFRJ (2006) e graduado em licenciatura plena em educação física pela mesma universidade (2005). Tem experiência na área de educação física, com ênfase no desporto paralímpico, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação genética (actn-3), dermatoglifia, antropometria, composição corporal e somatotipia de atletas com deficiência visual (futebol de 5).
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5732178497782543


Glauce Mara Gabry de Freitas Arder
Mestra em diversidade e inclusão pela Universidade Federal Fluminense — UFF (2018); especialista em artes plásticas pelo Instituto Superior de Educação La Salle(2010); licenciada em educação artística/artes plásticas pela Universidade Salgado de Oliveira (2002).Tem experiência em arte-educação, artes visuais, educação especial inclusiva, desenvolvimento e adaptação de material didático para estudantes cegos e com baixa visão, produção cultural e curadoria de mostras de artes visuais no IBC.
E–mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0339414056709296


Graziela Torri da Silva
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Heverton de Souza Bezerra da Silva
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Higor Cruz da Silva
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Hylea de Camargo Vale Fernandes Lima
Cumpre estágio de pós-doutoramento em estudos de linguagem na Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui doutorado em letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF); mestrado em língua portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); graduação em letras português-inglês pela Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos). É professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Benjamin Constant (IBC/MEC). Dedica-se a estudos na área de ensino, cognição e deficiência visual.
E-mail : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes : http://lattes.cnpq.br/6576260761777584

 

Isabel Cristina Ribeiro de Mello
Mestranda em linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ (2018/2019), especialista em língua inglesa pela mesma universidade (2001); graduada em língua inglesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ (1980). Tem experiência em ensino de língua inglesa, com ênfase em educação especial e inclusiva, desenvolvimento e adaptação de material didático para alunos cegos e alunos com baixa visão.   É professora desta disciplina no Instituto Benjamin Constant.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6856708002757498


Ivan Finamore Araujo
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Jane Alves de Souza
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Joana de Cássia Santos Araújo
Mestra em musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro — UNIRIO (2010), com foco na pesquisa sobre os usos da sanfona na cena musical carioca contemporânea. Graduada em educação artística, com licenciatura plena em música pela mesma universidade (2003). Sanfoneira, pesquisadora e arte-educadora,  atualmente é também professora de EBTT do Instituto Benjamin Constant (IBC).
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes : http://lattes.cnpq.br/7024780879980342


João Ricardo Melo Figueiredo
Doutor (2012) e mestre  (2007) em linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ, onde também se graduou em letras – português/inglês (2002). Tem experiência na área da deficiência visual, atuando na educação básica e na formação continuada de recursos humanos para atuarem na educação especial, com ênfase para o desenvolvimento de alunos com baixa visão. Desde 2015 ocupa o cargo de diretor-geral do Instituto Benjamin Constant, estando atualmente (2019) em seu segundo mandato. 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138339A3


José Tadeu Madeira de Oliveira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3658367678265905


Jussara Costa de Almeida
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Karine Vieira Pereira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Kátia Mara Neves Mendes de Oliveira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Kelem Fabiana Gubolin Zapparoli
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 
Kelli Teixeira Penello
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro — UNIRIO;  mestra em educação (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos — UNISINOS na linha de pesquisa " Educação, História e Políticas"; especialista em educação para a diversidade (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS; graduada em pedagogia — anos iniciais do ensino fundamental com ênfase em educação especial (2008) pela Universidade de Santa Cruz do Sul — UNISC. Atualmente é professora do EBTT na educação infantil do Instituto Benjamin Constant.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.r
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5380663667946104


Leonardo de Carvalho Augusto
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH/UERJ); mestre em história social da cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro — PUC-Rio (2009); especialista em ensino de história pelo CESPEB/UFRJ  (2018) e graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui interesse em linhas de pesquisa das áreas de conhecimento de História Contemporânea e do Brasil Republicano, atuando como pesquisador principalmente dos seguintes temas: História do Ensino de História, História da Deficiência Visual, Ensino de História para Deficientes Visuais, Modernidade, Modernismo no Brasil, Patrimônio Cultural, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Primitivismo, Vanguardas estéticas, Berlim dos anos 20, República de Weimar, Guerra Fria, História do Tempo Presente e a historiografia do historiador britânico Tony Judt.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4144190001433998


Lindiane Faria do Nascimento
Mestra em diversidade e inclusão pela Universidade Federal Fluminense (2017), especialista em deficiência visual pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010) e graduada em letras pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (2005). Possui experiência no ensino do Sistema Braille na educação e reabilitação.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6888704781805725


Lisânia Cardoso Tederixe
Mestranda em diversidade e inclusão pela Universidade Federal Fluminense — UFF (2019); especialista em educação especial e inclusiva pela Universidade Cândido Mendes / AVM (2013), com  aperfeiçoamento em superior sequencial na área de deficiência visual pelo Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro (2002); graduada e licenciada em letras: português – árabe pela Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ (2001). Tem experiência no ensino de língua portuguesa/ literatura, desenvolvimento de livro tátil e adaptação de material didático para alunos cegos e com baixa visão.  Atualmente é professora de orientação mobilidade no Instituto Benjamin Constant.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.r.
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7635566556010713


Luciana Barros Farias Lima
Especialista em deficiência intelectual pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro — UFRJ (2015); especialista em letramento e surdez pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos — INES (2009) e  graduada em pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro —UERJ (2008). Tem experiência em alfabetização de crianças com deficiência visual,  pesquisa em educação especial e inclusiva, desenvolvimento e adaptação de material didático para alunos cegos e alunos com baixa visão.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0243814016613153


Luciana Bernardinello

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense; mestre em educação pela Universidade Estadual de Campinas; especialista em docência em turismo e hotelaria para o ensino superior; bacharel em turismo e licenciada em educação artística. Professora do ensino básico, técnico e tecnológico - artes/ artes plásticas do quadro efetivo do Instituto Benjamin Constant (IBC),  atualmente leciona na Oficina de Cerâmica no Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR/ IBC).
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Link do Lattes (atualizado): http://lattes.cnpq.br/9843526272021647



Luciana Maria Santos de Arruda
Doutoranda em educação pela Universidade Federal Fluminense —UFF; mestra em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia — UFU (2014); especialista em ensino de geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ (2011); especialista em gestão e controle ambiental pela Universidade Gama Filho (2007); graduada em geografia na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro — FFP/UERJ (1998).  Possui experiência em ensino de geografia, com ênfase em educação epecial e inclusiva, desenvolvimento e adaptação de material didático para alunos cegos e alunos com baixa visão e também na produção de audiodescrição.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2877514009092914 


Luciana Teixeira Bernardo
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Luigi Amato Bragança Amorim
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Mara Cristina de Souza
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Marcelo Bustamante Chilingue
Mestrado em educação profissional em saúde pela EPSJV-FIOCRUZ (2018); mestrado em educação pela Universidad de Jaen (2014); especialização em supervisão escolar pela Universidade Cândido Mendes (2005); especialização em educação tecnológica pelo CEFET-RJ (2010); especialização em planejamento, implementação e gestão da educação a distância pela Universidade Federal Fluminense (2014); especialização em "O processo de Letramento e Alfabetização do Aluno com Deficiência Visual (cegueira ou baixa visão) — da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ (2014); bacharel em análise e desenvolvimento de sistemas pela Universidade Pitágoras Unopar (2018); licenciatura em pedagogia pela UERJ (2012) e licenciatura em letras - português/literaturas pela Universidade Estácio de Sá (2003). Atualmente atua como professor do ensino básico, técnico e tecnológico / informática educativa no Instituto Benjamin Constant - IBC. Realiza pesquisas e tem interesse na área de  tecnologias assistivas computacionais e ambientes virtuais de aprendizagem para educação a distância (EaD) para alunos com deficiência visual.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
C
urrículo Lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713096E2


Marcelo Edward Pereira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Marcelo Miranda Petini
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Marcelo Moreira de Souza
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Márcia de Lourdes Oliveira
Mestra em educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2018); especialista em educação especial pela Universidade Cândido Mendes - UNICAM ( 2015); graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2012) e em ortóptica pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - IBMR (1988). Tem experiência na área de estimulação precoce para alunos cegos e com baixa visão.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.,br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7375236209733788


Marcia de Oliveira Gomes
Doutora em letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012); mestra em letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005); especialista em tradução audiovisual acessível/audiodescrição pela Universidade Estadual do Ceará (2018);  graduada em letras - português/ literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Tem experiência em ensino de letras com ênfase em língua portuguesa e literaturas, atuando, principalmente, nos seguintes temas: morfossintaxe, estilística, produção textual, literatura, deficiência visual, audiodescrição e produção de livro didático. Professora de língua portuguesa do Instituto Benjamin Constant.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6404017817382636


Marcia Gabriela Correia Ogando
Doutorado em música (Linha de Pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Música) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro — UNIRIO (2017); mestrado em música (Área de Concentração: Práticas Interpretativas - Piano) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ (2011); especialização em musicoterapia pelo Centro Universitário do Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro — CEU/CBM-RJ (2013); bacharelado em piano pela UFRJ (2008) e licenciatura em música pela UNIRIO (2007). É professora de ensino básico, técnico e tecnológico da disciplina de música do Instituto Benjamin Constant.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8758227682911912


Márcia Lins Abade
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Márcia Noronha de Mello
Doutoranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá (linha de pesquisa Representações Sociais e Práticas Educacionais); mestre em educação pela Universidade Estácio de Sá (2014, linha de pesquisa: Políticas Públicas e Gestão); especialização em Saúde Mental da Infância e da Adolescência (2009) e graduação em história pela Universidade Santa Úrsula (1973). Atualmente é coordenadora dos cursos de aperfeiçoamento do IBC.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1692121134469500 


Margareth de Oliveira Olegario Teixeira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Maria da Gloria de Souza Almeida
Doutora (2017) e mestra (2011) em literatura pela Pontifícia Universidade Católica – PUC RIO; especialista em alfabetização em Braille pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro — UNIRIO (1992); graduada em português e literatura pela Universidade Federal Fluminense — UFF (1973) e em espanhol e literatura pela mesma instituição (1976).  Atua na educação básica e na formação continuada de professores, com foco no desenvolvimento intelectual da criança cega, enfatizando o processo de alfabetização através do Sistema Braille.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9941434349184304


Maria da Penha Tavares das Vestes
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Maria do Socorro Fortes de Oliveira

Doutoranda em inclusão, ética e interculturalidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ (2016); mestra em ensino de ciências da saúde e do ambiente pela Universidade Plínio Leite (2012); especialista em psicopedagogia pela Universidade da Cidade (2007); em  educação a distância pela Universidade Internacional Signorelli (2013); em docência em deficiência visual, pelo Instituto Benjamin Constant (2004); graduada em pedagogia /licenciatura pela Universidade da Cidade do Rio de Janeiro (2009).  Possui experiência em educação, métodos e técnicas de ensino de orientação e mobilidade e em desenvolvimento e adaptação de material pedagógico para alunos com deficiência múltipla associada à deficiência visual.
E-mail : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4137261737033582


Maria Luzia Livramento
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Maria Margarete Andrade Figueira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Maria Rita Campello Rodrigues
Doutorado em psicologia com ênfase em estudos da subjetividade pela Universidade Federal Fluminense — UFF (2013); mestrado em ciência da motricidade humana pela Universidade Castelo Branco (2005); especialização em estimulação essencial ao desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro— UFRJ (1984) e em psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes (2002); graduação em ciências físicas e biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1978) e em fisioterapia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (1999). Desde 2010 vem realizando pesquisas com ênfase na corporeidade de jovens no campo da deficiência visual.
E-mail : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes : http://lattes.cnpq.br/8109907767817871


Mariana de Oliveira Martins Domingues
Mestra em diversidade e inclusão pela Universidade Federal Fluminense — UFF (2019); especialista em LIBRAS pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2011); graduação em pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (2010). Tem experiência alfabetização com ênfase em educação especial e inclusiva, desenvolvimento e adaptação de material didático para alunos cegos e alunos com baixa visão. Pedagoga com área de interesse em alfabetização, leitura, deficiência visual e surdocegueira.
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes : http://lattes.cnpq.br/9236255194079431


Mariana dos Reis Santos
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Mariana Lopes da Silva
Mestranda em novas tecnologias aplicadas à educação pelo Centro Universitário Carioca —UNICARIOCA; especialista em supervisão escolar pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá — FIJ (2009);  graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ (2007). Tem experiência no ensino das séries iniciais com ênfase na educação especial e inclusiva e uso de tecnologia com alunos com deficiência visual.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6217053653671462


Marliria Flávia Coelho da Cunha
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Marta Maria Donola Victorio
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Mauro Marcos Farias da Conceição
Pós-doutorado em andamento pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2018), tendo como foco a  "Construção de sentidos: Representações e ensino de História na deficiência visual"; pós-doutorado pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2013);  doutor em história política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2011); mestre em história pela Universidade Severino Sombra – USS/RJ (2005); especialista em história contemporânea – história do Século XX (2002); graduação em história pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ – (2001). Tem experiência em ensino de história, com ênfase no ensino de história e dos conceitos históricos aos alunos com deficiência visual – cegos e alunos com baixa visão.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes : http://lattes.cnpq.br/8363357549679849


Mercia Ferreira de Souza
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Moisés Teles Carvalho Junior
Doutor (2016) e mestre (2002) em engenharia de sistemas e computação pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ; graduação em matemática pela Universidade Federal Fluminense — UFF (1998). Tem experiência em matemática aplicada com ênfase na Teoria dos Grafos.
E-mail : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6055755495829446


Morgana Ribeiro dos Santos
Doutora em letras – língua portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018); mestre em letras – língua portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012), especialista em língua portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006), graduação (bacharelado e licenciatura plena) em letras (português, italiano e respectivas literaturas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Tem experiência em ensino de língua portuguesa, com ênfase em educação especial e inclusiva, desenvolvimento e adaptação de material didático para alunos cegos e com baixa visão.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8892191316116864


Nadir da Silva Machado
Especialista em audiodescrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/2015); graduada em pedagogia (Centro de Ciências Humanas e Sociais Instituto Isabel/1980). Experiência em ensino de práticas educativas para vida independente voltadas a alunos cegos e com baixa visão, adaptação de material didático para alunos cegos e com baixa visão com o recurso da audiodescrição.
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do


Naiara Miranda Rust
Doutora em ciências (microbiologia) pelo Instituto de Microbiologia Paulo Carlos de Góes (2012); mestra em ciências biológicas (biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ (2008); graduação em ciências biológicas (licenciatura) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005). Tem experiência em ensino de ciências da natureza e biologia, com ênfase em educação especial na perspectiva inclusiva, desenvolvimento metodologias e material didático acessível para alunos cegos e alunos com baixa visão.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0952708163501047


Patrícia Duche Cezar da Silva
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Patrícia Ignácio da Rosa
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Patricia Soares de Pinho Gonçalves
Mestra em educação física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018); especialista em clínica psicomotora pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR) (2007); graduação em licenciatura em educação física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa — UEPG (1990). Tem experiência profissional no campo da deficiência visual com ênfase na estimulação essencial ao desenvolvimento.
E–mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Currículo Lattes: ht​tp://lattes.cnpq.br/3810865337376903


Paula da Hora Braz da Silva
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.r


Paula Marcia Barbosa
Possui pós-graduação lato sensu em docência superior na Faculdade Béthencourt da Silva – Instituto Superior de Estudos Pedagógicos – ISEP (1998);  curso de especialização na área da deficiência visual no Instituto Benjamin Constant (1982). Graduação em matemática pela Universidade Federal Fluminense — UFF (1974).
E-mail : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes : http://lattes.cnpq.br/9819307883273822


Priscila Alves Marques
Mestra em ciências biológicas (botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ (2010); especialização em educação especial e inclusiva (2017) pela Universidade Cândido Mendes e graduação em ciências biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ (2006). Atualmente é professora do ensino básico, técnico e tecnológico/ ciências físicas e biológicas do Instituto Benjamin Constant (IBC), atuando em sala de aula e na produção de material didático especializado para pessoas com deficiência visual.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8870303920503284


Rachel Maria Campos Menezes de Moraes
Doutora (2018) e mestra (2013) em estudos de linguagem pela Universidade Federal Fluminense — UFF (2018); especialista em letras — cultura, língua e literatura latina pela Universidade Federal Fluminense (2012) e graduada em Letras Português/Inglês pela mesma universidade (2009). Tem experiência em na área de educação especial, com ênfase em ensino de Sistema Braille para reabilitandos do IBC. Interesses: ensino do Sistema Braille e de língua inglesa.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6262003259179596


Rachel Ventura Espinheira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Rafael Bomfim Dutton
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Raffaela de Menezes Lupetina
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ, na linha de pesquisa "Educação Inclusiva e Processos Educacionais"; mestra em educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), especialista em história do Rio de Janeiro pela Universidade Federal Fluminense (UFF), psicopedagoga pela Universidade Cândido Mendes (UCAM/AVM) e licenciada em pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Área de atuação e interesse: educação especial e inclusiva / deficiência visual / surdocegueira.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0755753530457372


Raquel Gomes Viana
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Regina Kátia Cerqueira Ribeiro

Mestra em saúde materno-infantil pela Universidade Federal Fluminense — UFF (2015); especialização em psicopedagogia institucional e educação especial pela Universidade Veiga de Almeida — UVA (2010);  especialista em marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro — PUC-Rio (1985); graduada em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) e em educação física pela Universidade Estácio de Sá (2007). Tem experiência na área de educação física, atuando principalmente nos seguintes temas: natação para deficientes visuais, educação física escolar, benefícios da natação e deficientes visuais e orientação e mobilidade e educação especial.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0095708529371820


Regina Lucia Silveira Martins
 Mestra em educação pela Universidade Estácio de Sá (2013); especialista em filosofia contemporânea pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro — PUC-RJ (2006); especialista em avaliação educacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ (2001); especialista em psicopedagogia pelo CEPERJ(1996); graduação em educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro — PUC-RJ, nas habilitações de orientação educacional (registro MEC 4.057), educação especial e magistério anos iniciais e nos cursos de formação para o magistério, antigo curso normal. Tem experiência no ensino nas séries iniciais, nos cursos de formação docente. Na área da educação especial e inclusiva vem trabalhando com a deficiência visual no desenvolvimento do ensino, no atendimento de orientação às famílias, na adaptação de material didático e acessível para alunos cegos e alunos com baixa visão. Atualmente, cursa o Doutoranda em psicologia da educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo — PUC-SP (2017);
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes (atualizado): http://lattes.cnpq.br/9919823846834354


Renata Martins de Oliveira

Mestra em linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ (2016) e graduada em letras pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro — UFRRJ(2013). Tem experiência no ensino do português e aspectos relativos ao desenvolvimento linguístico típico ou comprometido vinculado a deficiências de caráter cognitivo ou especificamente linguístico com foco na aquisição da linguagem em indivíduos com deficiências múltiplas.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4898671039699357


Renato Martins Redovalio Ferreira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Robson Lopes de Freitas Junior
Doutor em geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ (2018); mestre em geomática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ (2011); especialista em planejamento, implementação e gestão de educação a distância pela Universidade Federal Fluminense — UFF (2015); especialista em gestão ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ (2009); licenciado e bacharel em geografia pela Universidade Federal Fluminense — UFF (2008). Tem experiência em ensino de geografia com ênfase em cartografia tátil, educação especial e inclusiva, desenvolvimento e adaptação de material didático para alunos cegos e alunos com baixa visão.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6830872380515826


Rodrigo Agrellos Costa
Doutor em ciências (biologia molecular) pela Fundação Oswaldo Cruz (2012); mestrado em ciências biológicas (genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ (2007); licenciado em ciências biológicas pela Universidade do Grande Rio (2007) e bacharel em ciências biológicas - modalidade genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ (2005). Tem experiências em educação especial; ensino de ciências e biologia; e sexualidade e deficiência visual.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6630431250422736


Rogério Pinto de Lima
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Sérgio Henrique Almeida da Silva Junior
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Simone Silveira Lopes Fonseca
Especialista em psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2015) e graduação em pedagogia pela Universidade Salgado de Oliveira (2008). Tem experiência na área da educação especial, com ênfase na educação infantil e deficiência visual, desenvolvimento e adaptação de material didático para alunos cegos e alunos com baixa visão. Atualmente é professora ensino básico técnico tecnológico do Instituto Benjamin Constant atuando na educação infantil.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6042139247901882


Sirlene dos Santos Ribeiro
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Suely Mainier Cortes
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Sylvia Soares de Souza
Mestranda em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ(previsão para junho/2019). Especialista em Orientação Educacional e Pedagógica (2013), graduação em pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de deficiência visual no ensino de Educação Infantil. Desenvolve estudos no campo da literatura infantil para crianças com deficiência visual e reeducação das relações raciais.    
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8205417447662835


Talita Adão Perini de Oliveira
 Pós-doutora (2019) e doutora (2017) em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ; mestra em educação física pela Universidade Castelo Branco — UCB (2008); especialista em treinamento desportivo pela UFRJ (2006) e graduada em Licenciatura plena em educação física pela mesma universidade  (2005). Tem experiência nas seguintes áreas: 1. educação, com ênfase na filosofia da educação: ética e educação moral; e 2. educação física, com ênfase na educação física escolar, educação especial (estimulação precoce) e desporto paralímpico, atuando nos seguintes temas: antropometria, composição corporal, capacidade funcional, imagem corporal e transtornos alimentares.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo do lattes: http://lattes.cnpq.br/1957134887029024


Tânia Maria Moratelli Pinho
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Teresinha de Jesus Saide de Sousa
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Thaís Ferreira Bigate
Mestre em diversidade e inclusão pela Universidade Federal Fluminense (2018); especialista em língua portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). graduada em letras com habilitação em literaturas pela UFF (2012). Professora de ensino básico, técnico e tecnológico/surdocegueira do Instituto Benjamin Constant (IBC),  atua na educação especial, com ênfase no ensino de alunos com surdocegueira.
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4368169E9


Thalita Helena Nilander Lima
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Thiago Parreira Sardenberg Soares
Mestre em educação pela Universidade Estácio de Sá (2018); especialista em educação especial com ênfase em deficiência visual pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro — UFRJ (2010) e em neurologia e neurofisiologia aplicada à reabilitação pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (2009); graduado em pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro— UERJ (2016) e em fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2008). Tem experiência nas áreas de educação especial e de reabilitação de pessoas com deficiência visual, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia assistiva e orientação e mobilidade.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2025511674265792


Thiago Ribeiro Duarte
Mestrado-profissionalizante em diversidade e inclusão pela Universidade Federal Fluminense — UFF (2017); especialização em educação especial na perspectiva da educação inclusiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ (2012) e graduação em educação artística também pela UERJ (2004). Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Benjamin Constant. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Tópicos específicos de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Impressão braille, sistema braille, tecnologias assistivas.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes : http://lattes.cnpq.br/1282537641071261


Vagner Santos da Cruz
Doutor (2018) e mestre (2013) em ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ;  licenciatura em física pela mesma universidade (2009). tem experiência em ensino de física, com ênfase em educação especial e inclusiva, desenvolvimento e adaptação de material didático para alunos cegos e alunos com baixa visão.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0180801582747032


Vanessa França da Silva
Mestra em novas tecnologias digitais na educação pela UniCarioca (2018); especialista em docência no ensino básico pelo Colégio Pedro II (2014); graduada em licenciatura em matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ(2009). Tem experiência em ensino de matemática na rede regular e informática educativa / tecnologias educacionais com ênfase em educação especial e inclusiva para estudantes com deficiência visual e deficiência múltipla, bem como formação de profissionais que atuem com pessoas com deficiências.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3457541349134087


Vanessa Rocha Zardini Nakajima
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.r


Victor Luiz da Silveira
Doutor em linguística pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ (2011); especialista em administração, supervisão e orientação escolar pela Universidade Cândido Mendes (2011) e em língua portuguesa e linguística pela Universidade Estácio de Sá (2010); graduado em letras — licenciatura em português e literaturas de língua portuguesa pela Universidade Estácio de Sá (2007) e em fonoaudiologia pela UFRJ (2003). Tem experiência na área de linguística, desenvolvendo estudos nos seguintes temas: aquisição de linguagem, ensino de língua portuguesa e produção de material didático de língua portuguesa para estudantes com deficiência visual.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.r
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4548100230023770


Vítor Alberto da Silva Marques
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Vitória Fang de Aguiar
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Wagner Dias Santos
Mestre em matemática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO-2017); Especialização em novas tecnologias para o ensino de matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF-2010); graduação em matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-2005). Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico /matemática do Instituto Benjamin Constant (IBC) e possui experiência e pesquisas na área de matemática, com ênfase em ensino de matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática para alunos com deficiência visual; produção de material didático especializado; letramento estatístico; livro didático; Base Nacional Comum Curricular; e na formação de professores que ensinam matemática.   
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4486897U5

 

Wagner Rohr Garcez
Mestre em matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) pelo Curso Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (2013);  especialista em ensino de matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009); licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência em Ensino de matemática, com ênfase em educação especial e educação inclusiva e em desenvolvimento e adaptação de material didático para alunos cegos e alunos com baixa visão.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7128958166829291 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página