Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação Superior
Início do conteúdo da página

Educação Superior

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 09h36 | Última atualização em Terça, 30 de Novembro de 2021, 09h01 | Acessos: 18293

Links relacionados:

Desde a sua criação, o IBC tem passado por mudanças regimentais, sempre com o intuito de estabelecer novas competências e diretrizes de funcionamento de forma a se adequar às demandas da sociedade e, assim, ampliar as suas formas de atuação. Em 2018, por meio da Portaria Ministerial nº 310, de 3 de abril de 2018, o IBC teve seus objetivos redirecionados e redimensionados devido à ampliação de suas finalidades e estrutura organizacional. O Instituto passou a contar com o Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), que possibilitou à Instituição o planejamento e a implementação de cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu na área da deficiência visual. 

Assim, em agosto de 2019 a Coordenação de Pós-Graduação do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE) do IBC submeteu à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a proposta de curso de Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual (MPEDV), oferecido na modalidade presencial, que obteve aprovação em novembro do mesmo ano  e posterior homologação pelo ministro da Educação, com a  publicação da Portaria nº 540, de 15 de junho de 2020.

As atividades do (MPEDV) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino na Temática da Deficiência Visual (PPGEDV), abrangem estudos, pesquisas e a integração dos saberes e práticas pedagógicas para a formação profissional e acadêmica em educação especial e inclusiva, com ênfase na deficiência visual. As aulas do PPGEDV têm início previsto para agosto de 2021, com processo seletivo ocorrendo no primeiro semestre de 2021. Em breve, serão divulgados o calendário e o edital de seleção.

Em relação aos cursos de pós-graduação lato sensu, o Decreto nº 9235 de 2017 que dispõe sobre a regulação, supervisão e avaliação de pós-graduação no sistema federal de ensino, em seu artigo 29 parágrafo 1º aponta que:

"As instituições que ofertam exclusivamente cursos ou programas de pós-graduação stricto sensu reconhecidos pelo Ministério da Educação podem oferecer cursos de pós-graduação lato sensu nas modalidades presencial e a distância, nos  termos da legislação específica"  (BRASIL, 2017).

Dessa forma, a aprovação do Programa de Mestrado do IBC abre caminhos para a implementação dos cursos de pós-graduação lato sensu, que têm previsão de início para o primeiro semestre de 2022. As informações sobre os cursos e processo seletivo estarão disponíveis em 2021.

A implementação dos cursos de pós-graduação no IBC contribui para o fortalecimento do desenvolvimento de pesquisas aplicadas e ações de inovação e extensão tecnológica na área da deficiência vsual, proporcionando maior articulação e colaboração entre o IBC e os demais instituições pertencentes à rede federal.

____________________________________________________

Coordenação de Cursos de Pós-Graduação

Coordenadora – Naiara Miranda Rust
E-mail – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

E-mail – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Secretaria de Pós-graduação

Secretária - Constança Martins Wanderlei

E-mail - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 21 3478-4458

Fim do conteúdo da página