Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação Básica
Início do conteúdo da página

Educação Básica

Avaliação do Usuário: 2 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2016, 10h31 | Última atualização em Sexta, 02 de Julho de 2021, 15h50 | Acessos: 31648

Links relacionados:

A Educação Básica corresponde aos 17 primeiros anos de escolaridade dos estudantes brasileiros. É subdividida em três etapas: a educação infantil e os ensinos fundamental e médio.  Suas diretrizes gerais contemplam também a educação especial e a educação profissional técnica de nível médio, entre outras (MEC, 2013).  

A atuação do IBC no âmbito da educação básica especial

A atual Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional trata, especificamente, no Capítulo V, da Educação Especial. Define-a por modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais especiais. Desta forma, o IBC oferece aos alunos educação escolar especializada na área da deficiência visual podendo, assim, as famílias optarem por ela.

O Instituto Benjamin Constant  é uma instituição dedicada à educação de pessoas cegas e com baixa visão* que oferece as seguintes etapas da educação básica: educação infantil (pré-escola), para crianças de 4 a 5 anos e 11 meses de idade; ensino fundamental (anos iniciais e finais) e educação profissional técnica de nível médio, nas modalidades integrado ao ensino médio e concomitante/ subsequente.

O currículo oferecido  está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, sendo apoiado por recursos especializados na área da deficiência visual. Além disso, a Instituição oferece componentes curriculares diversificados, atendendo às singularidades dos estudantes. 

Como atendimento preliminar à educação infantil, o IBC oferece a educação precoce, que atende crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. É nessa etapa que as crianças desenvolvem importantes habilidades, como a aquisição da marcha, da linguagem e o início de sua socialização.

Na educação infantil (pré-escola) elas iniciam sua vida escolar. São as brincadeiras, as ações, as interações e a participação nas práticas sociais que levam as crianças a ter curiosidades sobre temas, práticas, ideias a serem pesquisadas e a constituir seus saberes sobre o mundo.

O ensino fundamental oferecido pelo Instituto Benjamin Constant, está pautado na legislação vigente (Lei nº 11.114, de 16 de maio de 2005, e a lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006), em nove anos, sendo organizado da seguinte forma: anos iniciais (do 1º ao 5º ano) e anos finais (do 6º ao 9º ano).

A educação profissional técnica de nível de médio no IBC contempla os seguintes cursos técnicos: instrumento musical integrado ao ensino médio (habilitação em violão, guitarra elétrica ou piano); artesanato integrado à educação de jovens e adultos – Proeja (habilitação em cerâmica, escultura ou serigrafia); massoterapia nas modalidades concomitante e subsequente; e revisão de textos no Sistema Braille nas modalidades concomitante e subsequente.

No IBC, a oferta da Educação Básica é de responsabilidade do Departamento de Educação (DED), por meio de suas três divisões: Divisão de Ensino (DEN), Divisão de Assistência ao Educando (DAE) e Divisão de Orientação Educacional, Psicológica e Fonoaudiológica (DOE).

 *Observação: o IBC não oferece escolarização formal a  crianças e adolescentes surdocegos, que dependem da aquisição da linguagem para aprender, mas sim um atendimento pedagógico e de capacitação profissional a adultos surdocegos oferecido pelo Núcleo de Atendimento Educacional à Pessoa com Surdocegueira (NAEPS). A educação básica de pessoas surdocegas é oferecida pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES).

Semi-internato

Departamento de Educação

 

 __________________________________________________

Conheça os principais documentos que norteiam a Educação Básica no Brasil:

- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
- Diretrizes Curriculares Nacionais
- Plano Nacional de Educação
- Lei Brasileira de Inclusão

 

Fim do conteúdo da página