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Tecnologias Educacionais e Tecnologia Assistiva com Ênfase na Deficiência Visual

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Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 16h29 | Última atualização em Quinta, 05 de Março de 2020, 15h08 | Acessos: 1758

Público: Professores que estejam atuando com pessoas com deficiência visual ou que atuem no Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Ementa: Definição de tecnologias educacionais e tecnologia assistiva; metodologias; softwares de acessibilidade; ferramentas Web 2.0; aplicativos para dispositivos móveis; recursos de tecnologia assistiva para baixa visão.

Objetivo: Desenvolver competências no uso de novas tecnologias digitais; exercitar meios de aplicar estas tecnologias no âmbito educacional e possibilitar a inclusão digital e social da pessoa com deficiência visual no espaço escolar, por meio do uso dessas tecnologias.

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisitos: Conta do Gmail (sabendo o endereço e senha); Conhecimento básico de informática e acesso à internet (trabalho com arquivos do sistema, instalação de programas, navegação na internet). Caso o cursista necessite do auxílio de recursos assistivos, como ampliadores e leitores de tela, deve ser proficiente no uso dos mesmos.

Observação: Alguns recursos constantes do programa NÃO são acessíveis a leitores de tela, mas são usados para que os professores confeccionem material acessível. Lembramos que o curso não se destina ao usuário final dos recursos, mas aos professores que atendem pessoas com deficiência visual.

Nº de vagas: 15

Período do curso: de 09/11 a 07/12/2020.

Horário: segundas-feiras, das 8 às 17 horas.

Período de pré-inscrição: de 07/09 a 11/10/2020.

Documentos obrigatórios:
Formulário google de pré-inscrição preenchido na íntegra (Conforme consta nas Orientações Gerais, os documentos devem ser anexados somente em formato do tipo PDF e todos candidatos devem ter obrigatoriamente uma conta no gmail para anexar os arquivos solicitados no formulário)
• Documento de identidade.
• Certificado de conclusão de graduação no curso de Pedagogia ou em curso de Licenciatura ou certificado de conclusão de curso de Formação de Professores (Antigo curso Normal)
Declaração da unidade escolar que comprove atuação com pessoa com deficiência visual ou no Atendimento Educacional Especializado.
• Foto 3 x 4 recente.

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Não será oferecido por motivo de previsão de obras.

Requisitos para certificação: O participante deverá ter frequência mínima de 75%. O IBC não abona faltas e/ou atrasos.

Pesquisa de satisfação: O participante receberá mensagem eletrônica encaminhada pela Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA/IBC) contendo link para acesso ao formulário de pesquisa de satisfação da oficina, que deve ser respondido e enviado no prazo indicado na própria mensagem. Solicita-se a todos os participantes o preenchimento do formulário; sendo este instrumento fundamental para aferição da qualidade da oficina oferecida pelo IBC (indicador de qualidade).

Professoras: Bianca Della Líbera e Vanessa França da Silva.

Breve currículo:
Bianca Della Líbera - Professora de Informática Educativa e Coordenadora de Educação a Distância do Instituto Benjamin Constant, formada Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com aperfeiçoamento em Mídias na Educação pelo projeto e-ProInfo, Mestre e Doutora em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz.

Vanessa França da Silva - Professora de Informática Educativa do Instituto Benjamin Constant, formada em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialista em Educação Básica pelo Colégio Pedro II, com extensão em Informática aplicada à Educação e Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela Unicarioca.

Programa:
1. Definição de tecnologias.
2. Metodologias:
• Referencial TPACK.
• Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL – Problem Based Learning).
• Ensino Híbrido.
• Sala de aula invertida (Flipped Classroom).
3. Softwares de acessibilidade baseados no Windows:
• Dosvox.
• Leitores de tela (NVDA e Talkback).
• Ampliadores de tela.
• Braille Fácil.
• Brailendo.
• Monet.
• Prancha Fácil (software de comunicação alternativa).
4. Ferramentas Web 2.0.
5. Aplicativos para dispositivos móveis com sistema Android.
6. Recursos de tecnologia assistiva para baixa visão.

Metodologia: Ensino Híbrido, com aulas expositivas, atividades práticas e online (presenciais e à distância) acerca dos assuntos abordados no programa. Ao final de cada dia, será solicitado o preenchimento dos questionários avaliativos no Google Formulários.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:
BERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva. 2013. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf. Acesso em 07 abr 2015.

COUTINHO, C. P. TPACK : em busca de um referencial teórico para a formação de professores em tecnologia educativa. Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância, v. 2, n. 4, p. 1–18, 2011. Disponível em: http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=view&path[]=197&path[]=193. Acesso em 26 nov 2014.

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. What Is Technological Pedagogical Content Knowledge? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 1, p. 60–70, 2009. Disponível em: http://www.citejournal.org/articles/v9i1general1.pdf. Acesso em 27 ago 2014.

NASCIMENTO, João Kerginaldo Firmino Do. Informática aplicada à educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/infor_aplic_educ.pdf. Acesso em 27 ago 2015.

VALENTE, J. A. (ORG). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999. Disponível em: http://www.fe.unb.br/catedraunescoead/areas/menu/publicacoes/livros-de-interesse-na-area-de-tics-na-educacao/o-computador-na-sociedade-do-conhecimento. Acesso em 15 jan 2014.

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