Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Bibliotecas > Louis Braille
Início do conteúdo da página

Biblioteca Louis Braille

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Publicado: Segunda, 23 de Janeiro de 2017, 11h02 | Última atualização em Quinta, 07 de Outubro de 2021, 10h25 | Acessos: 9199

Links relacionados:

AVISOS:

1) Atendimento presencial: em função das restrições impostas durante a pandemia, o atendimento presencial na Biblioteca Louis Braille estará sendo feito mediante agendamento prévio pelos telefones 3478-4466 / 3478-4467.

2) Empréstimo e devoluções de livros: somente com agendamento prévio, e o prazo de devolução é de 15 (quinze) dias.

3) Doação de livros: está temporariamente suspensa por falta de espaço para acomodar as obras doadas.


Biblioteca Louis B. editadaConsiderada um centro de referência nacional na área de deficiência visual, a Biblioteca Louis Braille possui acervo em Braille e tinta, além de uma audioteca. Os livros em tinta (tradicionais) são acessíveis aos cegos graças ao trabalho de ledores voluntários que gravam apostilas e livros em CD e ajudam os deficientes em suas pesquisas escolares, bem como leem em voz alta para eles.

O avanço das tecnologias da informação e comunicação tem permitido também o aprimoramento dos serviços fornecidos aos deficientes visuais pela Louis Braille. Nela, os usuários cegos dispõem de computadores com softwares para leitura de tela, como o Dosvox, sintetizador de voz que lê o conteúdo da tela selecionada pelo usuário, e o O Poet Compact, que permite escanear documentos, livros, jornais com total autonomia e agilidade sem estar conectado ao computador. O texto digitalizado é reproduzido em áudio em vários idiomas.

Já os usuários com baixa visão dispõem de equipamentos para leitura ampliada de material gráfico impresso em tinta, os chamados CCTV.

Visitas à ela podem ser agendadas pessoalmente ou por telefone.

 

Funcionamento: de segunda a quinta-feira, de 9h às 16h

Endereço: Av. Pasteur, 368 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (21) 3478-4466 / 3478-4467

Bibliotecário: Jásper Teodoro da Silva Ferreira

Fim do conteúdo da página