Biblioteca Louis Braille
Links relacionados:
AVISOS:
1) Atendimento presencial: em função das restrições impostas durante a pandemia, o atendimento presencial na Biblioteca Louis Braille estará sendo feito mediante agendamento prévio pelos telefones 3478-4466 / 3478-4467.
2) Empréstimo e devoluções de livros: somente com agendamento prévio, e o prazo de devolução é de 15 (quinze) dias.
3) Doação de livros: está temporariamente suspensa por falta de espaço para acomodar as obras doadas.
Considerada um centro de referência nacional na área de deficiência visual, a Biblioteca Louis Braille possui acervo em Braille e tinta, além de uma audioteca. Os livros em tinta (tradicionais) são acessíveis aos cegos graças ao trabalho de ledores voluntários que gravam apostilas e livros em CD e ajudam os deficientes em suas pesquisas escolares, bem como leem em voz alta para eles.
O avanço das tecnologias da informação e comunicação tem permitido também o aprimoramento dos serviços fornecidos aos deficientes visuais pela Louis Braille. Nela, os usuários cegos dispõem de computadores com softwares para leitura de tela, como o Dosvox, sintetizador de voz que lê o conteúdo da tela selecionada pelo usuário, e o O Poet Compact, que permite escanear documentos, livros, jornais com total autonomia e agilidade sem estar conectado ao computador. O texto digitalizado é reproduzido em áudio em vários idiomas.
Já os usuários com baixa visão dispõem de equipamentos para leitura ampliada de material gráfico impresso em tinta, os chamados CCTV.
Visitas à ela podem ser agendadas pessoalmente ou por telefone.
Funcionamento: de segunda a quinta-feira, de 9h às 16h
Endereço: Av. Pasteur, 368 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 3478-4466 / 3478-4467
Bibliotecário: Jásper Teodoro da Silva Ferreira
Redes Sociais