Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Bibliotecas > José Alvares de Azevedo
Início do conteúdo da página

Biblioteca Especializada José Alvares de Azevedo (BEJAA)

Avaliação do Usuário: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 
Publicado: Segunda, 30 de Janeiro de 2017, 15h39 | Última atualização em Segunda, 27 de Setembro de 2021, 09h40 | Acessos: 7277

A Biblioteca José Alvares de Azevedo tem como missão atender os pesquisadores nas questões que envolvem a deficiência visual e suas especificidades nas mais diversas áreas do conhecimento. 

O público que a biblioteca atende é formado por alunos, professores, funcionários da instituição, além de pesquisadores de outras instituições e o público externo em geral.

Espera-se, com isso, promover a melhoria das condições de atendimento especializado às pessoas cegas, surdocegas e com baixa visão ampliando a inclusão social desses cidadãos. 

 

Acervo

Criado em 18 de maio de 2005, através da Portaria n. 62, o acervo especializado é composto de livros técnicos em tinta e em Braille, teses, dissertações, monografias, periódicos nacionais, estrangeiros e audiolivros.  Dentre os assuntos abrangidos por ele, relacionados à temática da  deficiência visual de forma geral, destacam-se: legislação, parâmetros curriculares nacionais, educação física para pessoas com deficiência, estimulação precoce, psicomotricidade, sorobã, informática, inclusão do aluno cego e de baixa visão na escola e na sociedade, orientações para os pais, atividades da vida diária, orientação e mobilidade, mercado de trabalho, dentre outros. 

Consulte o acervo.

 

Horário de Atendimento

Em virtude da atual pandemia do novo coronavírus, os atendimentos presenciais na BEJAA ao público em geral, assim como o acesso aos títulos físicos do acervo, estão suspensos, sem previsão de retorno. Qualquer nova informação a respeito será divulgada com antecedência pela BEJAA, prioritariamente por meio do site do IBC.

A partir de 1º de outubro de 2021, a biblioteca iniciará a retomada gradual de seus atendimentos presenciais, exclusivamente aos alunos e professores vinculados ao Programa de Pós-Graduação do Instituto Benjamin Constant (IBC). Acesse o Protocolo de Retorno ao Atendimento.

 

Coordenação da Biblioteca Especializada José Alvares de Azevedo

Telefone – (21) 3478-4459 / 3478-4460

E-mail – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fim do conteúdo da página