Biblioteca Especializada José Alvares de Azevedo (BEJAA)
A Biblioteca José Alvares de Azevedo tem como missão atender os pesquisadores nas questões que envolvem a deficiência visual e suas especificidades nas mais diversas áreas do conhecimento.
O público que a biblioteca atende é formado por alunos, professores, funcionários da instituição, além de pesquisadores de outras instituições e o público externo em geral.
Espera-se, com isso, promover a melhoria das condições de atendimento especializado às pessoas cegas, surdocegas e com baixa visão ampliando a inclusão social desses cidadãos.
Acervo
Criado em 18 de maio de 2005, através da Portaria n. 62, o acervo especializado é composto de livros técnicos em tinta e em Braille, teses, dissertações, monografias, periódicos nacionais, estrangeiros e audiolivros. Dentre os assuntos abrangidos por ele, relacionados à temática da deficiência visual de forma geral, destacam-se: legislação, parâmetros curriculares nacionais, educação física para pessoas com deficiência, estimulação precoce, psicomotricidade, sorobã, informática, inclusão do aluno cego e de baixa visão na escola e na sociedade, orientações para os pais, atividades da vida diária, orientação e mobilidade, mercado de trabalho, dentre outros.
Horário de Atendimento
Em virtude da atual pandemia do novo coronavírus, os atendimentos presenciais na BEJAA ao público em geral, assim como o acesso aos títulos físicos do acervo, estão suspensos, sem previsão de retorno. Qualquer nova informação a respeito será divulgada com antecedência pela BEJAA, prioritariamente por meio do site do IBC.
A partir de 1º de outubro de 2021, a biblioteca iniciará a retomada gradual de seus atendimentos presenciais, exclusivamente aos alunos e professores vinculados ao Programa de Pós-Graduação do Instituto Benjamin Constant (IBC). Acesse o Protocolo de Retorno ao Atendimento.
Coordenação da Biblioteca Especializada José Alvares de Azevedo
Telefone – (21) 3478-4459 / 3478-4460
E-mail – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Redes Sociais