Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Bibliotecas > Infanto Juvenil
Início do conteúdo da página

Biblioteca Infantojuvenil

Avaliação do Usuário: 2 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Segunda, 23 de Janeiro de 2017, 11h05 | Última atualização em Sexta, 03 de Fevereiro de 2017, 09h26 | Acessos: 5572

Bibliot Infant. editadaO histórico do acervo de livros infantojuvenis do IBC remonta à própria criação da Biblioteca Louis Braille, servindo aos alunos do Ensino Fundamental da Instituição.  Em 2004, foi destinado um espaço específico para as  crianças, com um ambiente acolhedor e um atendimento apropriado à fase de aquisição do gosto pela leitura,  no segundo andar do prédio principal,  próxima ao Teatro Benjamin Constant. 

Atualmente, a Biblioteca Infantojuvenil possui quatro profissionais fixos que trabalham de forma integrada: bibliotecário, auxiliar de biblioteca, assistente de assuntos educacionais e recreador.  O serviço conta também com o apoio de voluntários que auxiliam nas atividades de leitura, tarefas escolares e jogos. Todos atuam como promotores e mediadores de acesso e incentivo à leitura.

Os alunos participam de atividades  práticas de leitura de histórias, estimulação à leitura, interpretação e criação de textos, com uma duração de 50 minutos para cada turma.   Nessas atividades são utilizados recursos multimídias, como CD e DVDs para que o contato com a literatura se dê também através de outras plataformas além do livro físico, de papel.   Para atender os alunos com baixa visão são disponibioizados equipamentos para leitura aumentada de livros impressos em tinta chamados de CCTV.   O mediador sempre busca, por meio de perguntas, saber se o aluno compreende o que ouve,  contribuindo para o aprendizado de forma lúdica. 

Dentre livros de papel impressos em tinta e em Braille, audiolivros, CDs, DVDs de filmes e desenhos animados e jogos educativos, a biblioteca tem  aproximadamente 6.500  peças e  está em constante crescimento, em grande parte graças às doações que a Instituição recebe.  Todo esse material é fundamental para estimular o hábito da leitura e da frequência não só a bibliotecas mas a todos os ambientes informacionais.

 Bibliotecária  – Sara de Paula Sacramento

Horário de atendimento

O espaço funciona de 2ª a 6ª feira, de 08:00 às 17:00.

Informações pelos telefones (21) 3478-4491 / 4467 ou na recepção da Biblioteca Louis Braille.

Fim do conteúdo da página