Edição 33 - Abril de 2006
Links relacionados:
CAPA:Foto da peça o Mágico de Oz encenada no teatro do Instituto Benjamin Constant - Autora: Marlíria Carneiro
SEÇÕES:
ARTIGOS:
Ver e não ver: Sobre o corpo como suporte da percepção entre jovens deficientes visuais
Autor: Marcia Moraes
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar o papel do corpo como suporte da percepção entre jovens deficientes visuais. O levantamento bibliográfico indicou que, na história da psicologia, o século XIX é um marco nas pesquisas sobre percepção, uma vez que, através da fisiologia experimental, o corpo fisiológico, mecanicamente concebido, é considerado o suporte e o fundamento da percepção. Diferentemente desta abordagem, nosso trabalho de pesquisa aponta para o corpo vivido, como o solo a partir do qual se constrói a percepção. O trabalho de campo seguiu uma postura etnográfica e foi desenvolvido através da observação participante de um grupo de teatro formado por deficientes visuais, com idades entre 10 e 16 anos. Os resultados sublinham a importância da redefinição do corpo como suporte da percepção.
Autores: Maria Rita Campello Rodrigues e Nilza Magalhães Macário
Resumo: Este artigo relata pesquisa que investiga a forma pela qual a Estimulação Precoce pode contribuir para o desenvolvimento motor e cognitivo da criança cega congênita, em seus dois primeiros anos de vida, objetivando a elaboração e divulgação de um Roteiro de Procedimentos e Atividades, como forma de contribuir para novos estudos e auxiliar profissionais da área da Educação e da Saúde, que se deparem com esta problemática, roteiro a ser devidamente adaptado.
Autores: Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Carlos Roberto Massao Hayashi, Maycke Young de Lima, Márcia Regina da Silva e Érica Aparecida Garrutti
Resumo: A avaliação de um periódico é de fundamental importância para medirmos a qualidade das pesquisas, assim como sua confiabilidade e seriedade. Este artigo avalia a publicação da revista Benjamin Constant, quanto a seus aspectos formais. O objetivo aqui é identificar aqueles a serem melhorados e os já adequados às formalidades do universo das publicações científicas, através da aplicação de uma metodologia para análise de periódicos, que possibilita a identificação de tais aspectos. Conclui-se que o periódico analisado já atingiu alguns quesitos, mas ainda precisa adequar-se a outros devidamente descritos no trabalho.
Redes Sociais