Edição 30 - Abril de 2005
Links relacionados:
CAPA: Painel 'A Visão do Tato I', trabalho coletivo dos participantes da Oficina de Cerâmica do IBC. Foto: Claudio Vilardo
SEÇÕES:
ARTIGOS:
A Pessoa Cega No Processo Histórico: Um Breve Percurso
Autores: João Roberto Franco e Tárcia Regina da Silveira Dias
Resumo: Ao longo da história da humanidade, as pessoas cegas foram concebidas e pensadas de várias formas, algumas até contraditórias. O objetivo deste estudo foi o de procurar estabelecer um percurso histórico da pessoa cega, contextualizando-o na sua relação com a sociedade.
Autores: Alberto Angel Mazzoni e Elisabeth Fátima Torres
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida junto a estudantes universitários com deficiência visual matriculados em três universidades públicas brasileiras da região sul do país. Investigam-se quais são as grandes barreiras que impossibilitam que a equiparação de oportunidades, existente como princípio básico legal, seja uma realidade.
O Museu Como Instituição-Memória
Autor: Débora de Almeida Rodrigues
Resumo: Este artigo tem como objeto de discussão o processo de institucionalização e consolidação do Museu do Instituto Benjamin Constant. Pretende indagar sobre o seu papel na construção da memória coletiva desta comunidade. Aborda também a função dos museus enquanto articuladores da cultura material da sociedade.
Redes Sociais