Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Revistas > Edição 27 - Abril de 2004
Início do conteúdo da página

Edição 27 - Abril de 2004

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2016, 10h48 | Última atualização em Quarta, 21 de Abril de 2021, 17h19 | Acessos: 3109

Links relacionados:

Nossos Meios RBC RevAbr2004 RBC27

CAPA: Presépio de cerâmica confeccionado por reabilitandos e alunos do IBC. Foto: Moabe Dantas da Costa

SEÇÕES:
 
 

ARTIGOS:

Quando a Cegueira guia o Olhar: Notas sobre as Práticas Educativas Inclusivas

Autores: Armando Martins de Barros, Edson Souza, Ivanoilson Mello,Marize Jordão, Erica Cortez, Michelle Henrique Ramos, Priscila Bastos e Wayza Lima

Resumo: O artigo analisa as possibilidades de confluência em ação de pesquisa-ensino-extensão, realizada pelo Laboratório de Estudo da Imagem e do Olhar (LEIO), da Faculdade de Educação, da UFF, com o Instituto Helena Antipoff e o Colégio de Educação Especial Anne Sullivan. Recupera o percurso de projeto voltado ao uso da fotografia como estratégia pedagógica com crianças cegas na educação inclusiva, estimulando a oralidade, a socialização e a construção do sujeito. Finalmente, sinaliza ainda para a sua importância na formação de novas competências ao profissional de ensino.

Projeto DRUMATH - Uma Perspectiva Walloniana no Ensino da Matemática para o Deficiente Visual através de Sons e Rítmos

Autor: Carlos Eduardo Mathias Motta

Resumo: Este artigo apresenta uma nova proposta metodológica para o ensino da matemática da Educação Infantil, junto ao deficiente visual. Através de atividades motoras e de caráter rítmico, que utilizam apenas a audição como sentido de percepção, a proposta do autor busca não apenas possibilitar a boa compreensão dos conceitos matemáticos por parte dos alunos. Fundamentado na teoria da psicogênese de Henri Wallon, o DRUMMATH busca também promover um salto qualitativo dos aspectos motor e cognitivo dos alunos conforme propõe a teoria walloniana.

Palavras-chave: Ritmos, Wallon, Psicomotricidade, Cognição.

Como formar Professores para uma Educação Inclusiva

Autores: Vera Lúcia Flôr Sénéchal de Goffredo

Resumo: O trabalho propõe uma reflexão sobre a necessidade de revisão das matrizes curriculares dos cursos de formação de professores que, centradas na reprodução de valores e práticas, inibem os futuros professores de refletirem sobre a importância de uma educação para a transformação, para a emancipação do sujeito e, também, que este espaço de aprendizagem oportunize situações que possibilitem a estes futuros professores o entendimento de que o grande desafio da escola inclusiva é buscar respostas educativas que atendam aos interesses e necessidades de todos os alunos, objetivando uma escola de qualidade para todos.
Palavras-chave: formação de professores; matrizes curriculares; escola inclusiva ; educação especial

ATENÇÃO:

Informações e Sugestões

Esta Avaliação busca colher informações e sugestões para uma melhoria da qualidade da revista Benjamin Constant.

Recadastramento

Estamos atualizando nosso cadastro de assinantes. Envie o formulário com seus dados atualizados, caso você queira continuar recebendo a revista.

Fim do conteúdo da página