Edição 27 - Abril de 2004
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CAPA: Presépio de cerâmica confeccionado por reabilitandos e alunos do IBC. Foto: Moabe Dantas da Costa
ARTIGOS:
Quando a Cegueira guia o Olhar: Notas sobre as Práticas Educativas Inclusivas
Autores: Armando Martins de Barros, Edson Souza, Ivanoilson Mello,Marize Jordão, Erica Cortez, Michelle Henrique Ramos, Priscila Bastos e Wayza Lima
Resumo: O artigo analisa as possibilidades de confluência em ação de pesquisa-ensino-extensão, realizada pelo Laboratório de Estudo da Imagem e do Olhar (LEIO), da Faculdade de Educação, da UFF, com o Instituto Helena Antipoff e o Colégio de Educação Especial Anne Sullivan. Recupera o percurso de projeto voltado ao uso da fotografia como estratégia pedagógica com crianças cegas na educação inclusiva, estimulando a oralidade, a socialização e a construção do sujeito. Finalmente, sinaliza ainda para a sua importância na formação de novas competências ao profissional de ensino.
Autor: Carlos Eduardo Mathias Motta
Resumo: Este artigo apresenta uma nova proposta metodológica para o ensino da matemática da Educação Infantil, junto ao deficiente visual. Através de atividades motoras e de caráter rítmico, que utilizam apenas a audição como sentido de percepção, a proposta do autor busca não apenas possibilitar a boa compreensão dos conceitos matemáticos por parte dos alunos. Fundamentado na teoria da psicogênese de Henri Wallon, o DRUMMATH busca também promover um salto qualitativo dos aspectos motor e cognitivo dos alunos conforme propõe a teoria walloniana.
Palavras-chave: Ritmos, Wallon, Psicomotricidade, Cognição.
Como formar Professores para uma Educação Inclusiva
Autores: Vera Lúcia Flôr Sénéchal de Goffredo
Resumo: O trabalho propõe uma reflexão sobre a necessidade de revisão das matrizes curriculares dos cursos de formação de professores que, centradas na reprodução de valores e práticas, inibem os futuros professores de refletirem sobre a importância de uma educação para a transformação, para a emancipação do sujeito e, também, que este espaço de aprendizagem oportunize situações que possibilitem a estes futuros professores o entendimento de que o grande desafio da escola inclusiva é buscar respostas educativas que atendam aos interesses e necessidades de todos os alunos, objetivando uma escola de qualidade para todos.
Palavras-chave: formação de professores; matrizes curriculares; escola inclusiva ; educação especial
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