Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Revistas > Edição 13 - Setembro de 1999
Início do conteúdo da página

Edição 13 - Setembro de 1999

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2016, 16h17 | Última atualização em Quarta, 21 de Abril de 2021, 16h57 | Acessos: 3128

Links relacionados:

Nossos Meios RBC RevSet1999 RBC13

CAPA: Em destaque, Cícero Carlos, um dos alunos do IBC na Folia de Reis. Semana do Folclore/1999.

AGENDA
EDITORIAL
CARTAS
EXPEDIENTE
LEITURA
SAIU NA IMPRENSA

ARTIGOS:

Intervenção pedagógica numa criança portadora de deficiência mental associada à deficiência visual embasada na teoria das emoções de Henri Wallon
Autora: Elvio Marcos Boato & Ricardo Jacó de Oliveira

Resumo: O presente estudo de caso investigou e analisou o desenvolvimento de um aluno com deficiência mental associada à deficiência visual do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais, escola da Fundação Educacional do Distrito Federal. O objetivo foi verificar a aplicabilidade prática de uma intervenção pedagógica embasada na abordagem da Teoria das Emoções de Henri Wallon e em alguns princípios da Psicomotricidade Relacional de André Lapierre e Bernard Aucouturier. O delineamento do trabalho consistiu na análise do processo de transformação de comportamentos e na evolução socioemocional do aluno, entre maio de 1991 e dezembro de 1998, período em que se desenvolveu a proposta pedagógica sugerida. Concluiu-se, através dessas análises, que as teorias propostas foram eficazes na educação do aluno observado, pois levaram em conta as nuanças e as facetas do comportamento infantil, procurando abordá-las dentro de suas necessidades momentâneas e respeitando o seu estágio maturacional, além de propor uma psicogênese do homem global. Enfim, houve uma evolução do aluno e deveu-se à abordagem proposta que o respeitou como um ser afetivo que se relaciona com os outros, buscando autonomia a partir de sua própria exploração do meio e permitiu sua expressão em busca de uma tomada de consciência de seus movimentos, sentimentos e atitudes, ampliando suas possibilidades de desenvolvimento pessoal e social.


O aluno com albinismo na classe regular
Autor: Julia Robertson Ashley

Resumo: Este artigo, retirado do folheto "O aluno com albinismo na classe regular", é destinado a responder às questões mais recorrentes de professores e educadores sobre as necessidades específicas de alunos com albinismo, mas é também muito útil para pais, médicos, enfermeiros e outros profissionais que geralmente se relacionam com eles. O trabalho oferece informação, conselho e uma análise superficial numa linguagem simples. Começando com a definição e a caracterização de albinismo, o autor discute alguns problemas sociais e emocionais enfrentados por pessoas albinas, sugerindo soluções.

A fundamentação civil-constitucional dos direitos dos deficientes
Autor: Lídia Caldeira Lustosa Cabral

Resumo: A autora busca estabelecer a valorização das normas que regem os direitos individuais, coletivos e difusos das portadoras de deficiência, através das correlações dos artigos constitucionais com a legislação civil complementar de âmbito federal e também a conceituação do princípio da igualdade. Os artigos constitucionais objeto de análise são: Art. 7, XXXI; Art. 23, II; Art. 24, XIV; Art. 37, VIII; Art. 203, IV e V; Art. 208; Art. 227 § 2º; Art. 244. As Leis infraconstitucionais trabalhadas são: Lei 7853/89; Lei 8028/90; Lei 8112/90; Lei 8213/91; Lei 8742/93; Lei 9394/96 e Decreto 914/93.

INFORME:
1º Ciclo de Cursos para Educadores de Deficientes Visuais da faibc
Equipamentos de informática


PALAVRA FINAL:
Da leitura da palavra à leitura do mundo: como a biblioteca pode contribuir para a formação do leitor

Fim do conteúdo da página