Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > uncategorized > Materiais didáticos
Início do conteúdo da página

Materiais didáticos

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Publicado: Quarta, 14 de Agosto de 2019, 13h12 | Última atualização em Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 09h34 | Acessos: 8610

Links relacionados:

COLEÇÃO CAMINHOS E SABERES

A Coleção Caminhos e Saberes é uma série composta por apostilas utilizadas nos cursos de capacitação oferecidos pelo IBC. Elas são produtos da parceria entre a Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA) e da Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa (DPP), ambas do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE). O processo de edição e diagramação possui suporte do Departamento Técnico-Especializado (DTE).

A coleção organizada por Jeane Garneiro Miragaya, supervisora no DPPE, tem conteúdo elaborado por servidores do IBC. Ao disponibilizar as publicações no site, além de facilitar o acesso dos cursistas do IBC, atendemos demanda, especialmente de professores, que procuram o material como um apoio às práticas ou passo inicial em seus processos de capacitação na área da Deficiência Visual. A previsão é que as publicações obedeçam a um cronograma semestral de lançamentos.

 

Apostilas disponíveis (clique no título para salvar ou imprimir)

1 - "SISTEMA BRAILLE - Simbologia Básica Aplicada à Língua Portuguesa”, autora: Elise Borba.

2 - "TÉCNICAS DE CÁLCULO E DIDÁTICA DO SOROBAN - MÉTODO OCIDENTAL: MENOR VALOR RELATIVO”, autores: Edney Dantas, Heverton de Souza, Maria Helena Franco, Marta Donola e Regina Caropreso;

3 - "MANUAL DE ADAPTAÇÃO DE TEXTOS PARA O SISTEMA BRAILLE", elaborada pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Adaptação (GEPA): Bruna Bispo, Fabiana Arruda, Fernando Ferreira, Geni de Abreu, Heverton da Silva, Hylea Lima, Jefferson de Moura, Luigi Amorim, Paula Barbosa e Thiago Duarte; com a colaboração de Allan dos Santos, Ana Luísa de Araújo, Maristela Dalmolim e Priscila Marques.

4 - "TÉCNICAS DE CÁLCULO E DIDÁTICA DO SOROBAN - MÉTODO ORIENTAL: MAIOR VALOR RELATIVO", autores: Edney Dantas, Heverton de Souza e Regina Caropreso.

5 - "TRANSCRIÇÃO E IMPRESSÃO BRAILLE NO PROGRAMA BRAILLE FÁCIL", autor: Thiago Ribeiro Duarte.

6 - "MANUAL DE PRODUÇÃO DO LIVRO FALADO", autores: Grasielle Lopes Menezes da Fonseca e Neuza Rejane Wille Lima.

 

COLEÇÃO BRINCAR, EXPERIMENTAR, APRENDER!

A coleção Brincar, Experimentar, Aprender! é composta por três volumes com diversas atividades especialmente criadas para crianças com deficiência visual, com ou sem outras deficiências associadas. Em um diálogo orientativo com familiares e amigos dessas crianças, as autoras esperam que o trabalho leve às casas momentos de muita diversão e aprendizado para todos.

O material é uma iniciativa de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Instituto Benjamin Constant, que atuam no grupo de pesquisa Alfabetização e Deficiência Visual, vinculado ao Centro de Estudos e Pesquisas da mesma instituição.

 

Volumes disponíveis (clique no título para salvar ou imprimir)

1 - "ATIVIDADES COMPLEMENTARES ORIENTADAS / Vol. 1" , autoras: Angélica Monteiro, Fabiana Rangel, Kátia Mara Oliveira e Mariana da Silva.

2 - "ATIVIDADES COMPLEMENTARES ORIENTADAS / Vol. 2 ", autora: Mariana Lopes da Silva.

3 - "ATIVIDADES COMPLEMENTARES ORIENTADAS / Vol. 3", autora: Fabiana Alvarenga Rangel

 

 

 

Fim do conteúdo da página