Lançado Edital do 2º Concurso Nacional do Livro Tátil
O Concurso Nacional do Livro Tátil é a etapa brasileira do Prêmio Typhlo&Tactus, promovido há 18 anos pela instituição francesa de caridade Les Doigts qui Rêvent (LDQR). A LDQR foi fundada em 1994 pelo professor Philippe Claudet, especializado no ensino de crianças com deficiências visuais, e pelos pais de quatro crianças cegas da escola onde ele lecionava.
Iniciativa sem fins lucrativos, o Prêmio tem como objetivo estimular a criação, a produção e a difusão de livros acessíveis a crianças cegas e com baixa visão, sendo realizado hoje em 21 países, como Chile, Colômbia, Peru, África do Sul, Coreia do Sul, Noruega etc.
Em 2015, o Instituto Benjamin Constant foi convidado a ser o responsável pela edição brasileira, por meio da assinatura de um convênio com a LDQR.
Apesar de as inscrições só começarem em abril, a comissão organizadora do concurso optou por divulgá-lo o mais cedo possível. "Na primeira edição, percebemos que o tempo foi pouco para que as pessoas se informassem sobre as regras e também sobre os detalhes técnicos para produção de um livro dessa natureza. ssim, as pessoas interessadas em participar dessa segunda edição, terão mais de quatro meses para planejar a confecção da obra ", explicou a professora Luciana Arruda, presidente da comissão organizadora.
Segundo Luciana, além da promoção do concurso no Brasil, o Instituto Benjamin Constant decidiu investir na capacitação de escritores, artistas plásticos e artesãos na produção de obras de literatura infantil acessíveis a crianças cegas e com baixa visão. "Em novembro de 2019 iremos oferecer o curso de Técnicas de Produção de Livros Táteis para Criança com Deficiência Visual, cuja ementa e demais informações já estão disponíveis.
Para mais informações sobre o 2º Concurso Nacional do Livro Tátil, clique aqui.
Redes Sociais