Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Lançado Edital do 2º Concurso Nacional do Livro Tátil
Início do conteúdo da página
Notícias

Lançado Edital do 2º Concurso Nacional do Livro Tátil

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Os cinco primeiros colocados receberão certificados de finalistas nacionais para o prêmio europeu Typhlo&Tactus, que será realizado, na Bélgica, em 2019, em data e locais a serem posteriormente divulgados.
  • Publicado: Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 16h54
  • Última atualização em Quarta, 09 de Janeiro de 2019, 11h55

O Concurso Nacional do Livro Tátil é a etapa brasileira do Prêmio Typhlo&Tactus, promovido há 18 anos pela instituição francesa de caridade Les Doigts qui Rêvent (LDQR). A LDQR foi fundada em 1994 pelo professor Philippe Claudet, especializado no ensino de crianças com deficiências visuais, e pelos pais de quatro crianças cegas da escola onde ele lecionava.

Iniciativa sem fins lucrativos, o Prêmio  tem como objetivo estimular a criação, a produção e a difusão de livros acessíveis a crianças cegas e com baixa visão, sendo realizado hoje em 21 países, como Chile, Colômbia, Peru, África do Sul, Coreia do Sul, Noruega etc.

Em 2015, o  Instituto Benjamin Constant foi convidado a ser o responsável pela edição brasileira, por meio da assinatura de um convênio com a LDQR. 

Apesar de as inscrições só começarem em abril, a comissão organizadora do concurso optou por divulgá-lo o mais cedo possível.  "Na primeira edição,  percebemos que o tempo foi pouco para que as pessoas se informassem sobre as regras e também sobre os detalhes técnicos para produção de um livro dessa natureza.  ssim, as pessoas interessadas em participar dessa segunda edição, terão mais de quatro meses  para planejar  a confecção da obra ", explicou a professora Luciana Arruda, presidente da comissão organizadora.  

Segundo Luciana, além da promoção do concurso no Brasil, o Instituto Benjamin Constant decidiu investir na capacitação de escritores, artistas plásticos e artesãos na produção de obras de literatura infantil acessíveis a crianças cegas e com baixa visão.  "Em novembro de 2019 iremos oferecer o curso de Técnicas de Produção de Livros Táteis para Criança com Deficiência Visual, cuja ementa e demais informações já estão disponíveis. 

Para mais informações sobre o 2º Concurso Nacional do Livro Tátil, clique aqui. 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página