Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Técnicas de Produção de Livros Táteis para Crianças com Deficiência Visual

Avaliação do Usuário: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 
Publicado: Sexta, 31 de Agosto de 2018, 15h10 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2019, 12h47 | Acessos: 3626

Público: Professores e estudantes de cursos de licenciatura das diversas áreas do conhecimento.

Ementa: A criança com deficiência visual e a literatura; produção de livros infantis em Braille; livro tátil: contexto histórico; produção de livro tátil.

Objetivo: Sensibilizar os participantes para a importância do livro tátil como recurso pedagógico na escolarização da criança com deficiência visual; estimular a criatividade dos participantes; propiciar aos participantes conhecimentos básicos para a produção de livros táteis.

Carga horária: 40 horas/aula.

Pré-requisitos: Habilidade para atividades artesanais.

Nº de vagas: 15

Período do curso: de 25 a 29/11/2019.

Horários: de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Período de pré-inscrições: de 26/08 a 29/09/2019.

Documentos obrigatórios:

  • Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
  • Documento de identidade.
  • Certificado de conclusão de curso de licenciatura (qualquer área de conhecimento) ou declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado em curso de licenciatura.
  • Foto 3 x 4 recente

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. O interessado que solicitar o alojamento deverá enviar, juntamente com a ficha de pré-inscrição e a documentação relacionada como obrigatória, um comprovante atualizado (mês da pré-inscrição ou o mês anterior) de residência. Ler o item “Leitura obrigatória”.

Para certificação: frequência mínima de 75% e envio, no prazo que será indicado por e-mail, à DEA do formulário de avaliação de reação/satisfação identificado e preenchido

Professoras: Geni Pinto de Abreu e Patrícia Ignácio da Rosa

Breve Currículo:

Geni Pinto de Abreu - Pós-graduada no curso “O Processo de Letramento na Alfabetização de Crianças com Cegueira na Educação Infantil e/ou Primeiro Ano do Ensino Fundamental” promovido pelo Instituto Benjamin Constant/Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro (2012/2014). Graduada em Letras – Português/Literatura pelo Centro Universitário Cidade (2003/2006). Professora Magistério (1º ao 5º ano), no Colégio Estadual Julia Kubistchek (1994/1996). Atuou como professora substituta - Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille no programa de Reabilitação do Instituto Benjamin Constant (2007/2009). Desde 2014 é professora concursada no Instituto Benjamin Constant.

Patrícia Ignácio da Rosa - Mestre em Diversidade e Inclusão (UFF). Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialização em Educação na Diversidade pela Universidade de Brasília (UNB). Graduada em Ciências/Biologia – Licenciatura plena, pela Federação das Faculdades Celso Lisboa. Curso de Especialização na Área da Deficiência da Visão (IBC/MEC). Membro da Câmara Técnica do Comitê de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (2007). Professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ). Professora regente do Programa Educacional Alternativo do Instituto Benjamin Constant de 2007 a 2009 (IBC/MEC). Chefe da Divisão de Pesquisa e Produção de Materiais Especializados do Instituto Benjamin Constant (DPME/IBC) de 2010 a 2014. Diretora adjunta e atual Supervisora do Departamento de Educação (DED) do Instituto Benjamin Constant (IBC).

Programa:

1. A literatura infantil na alfabetização de crianças com deficiência visual. 2. O sistema braile na produção de livros infantis. 3. Livro tátil e o contexto histórico. 4. A cegueira e a literatura infantil. 5. A baixa visão e a literatura infantil. 6. Construção do livro tátil em grupo.

Metodologia:

Aulas teóricas e práticas.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:

ALMEIDA, Maria da Glória de Souza. A importância da literatura como elemento de construção do imaginário da criança com deficiência visual. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 2014. 

AZEVEDO, Ricardo. O livro dos sentidos. 1a ed. SP: 2000.

BARROS, Armando Martins de. O Olhar no Tato e no Odor: notas preliminares sobre livros táteis e caixas de cheiro. In: BARROS, Armando (org.) Práticas Educativas ao Olhar; da vidência e da cegueira na formação do Pedagogo. Rio de Janeiro, Editora Papers, 2003.

_____________________ Projeto de Grupo de Estudo. Produção de Livros Táteis com Argila, Folhas Recicladas, Fotografia e Sucata. Niterói, UFF, Departamento de Fundamentos Pedagógicos, setembro, 2004. Texto digitado.

Bonanomi, P. (2004). Costruire il piacere di leggere. Il primato delle illustrazioni tattili nei primi libri. In: Immagini da toccare. Proposte metodologiche per la realizzazione e la fruizione di illustrazioni tattili, a cura di A. Quatraro. Monza: Biblioteca Italiana per i Ciechi.

Blok, A., Lanners, J. (2009). I primi libri tattili. In: GUIDA TYPHLO & TACTUS, Les Doigts Qui Rêvent.

CARDEAL, Márcia. Ver com as mãos: A ilustração tátil para crianças cegas. Dissertação de Mestrado - Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Pós-graduação em Artes Disponível em:< http://ppgav.ceart.udesc.br/turma3_2007/dissertaçoes/marcia_cardeal.pdf> Acesso em: 20 jul.2018

Grafia Braille para a Língua Portuguesa MEC/2006; Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille. MEC/2006.

GALASSO,  Lô. Mãos de vento e olhos de dentro. SP: Scipione, 2002.

MACHADO, Marina Marcondes. O brinquedo-sucata e a criança - A importância do brincar. Atividades e materiais. 6a edição. SP: Edições Loyola, 2007.

MARANHÃO, Diva Nereida Marques Machado. Ensinar brincando: a aprendizagem pode ser uma grande brincadeira. 4a ed. RJ: WAK, 2007

SOUSA, Márcia Regina Pereira de. O Livro de artista como um lugar tátil – 2009. Dissertação de Mestrado – Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Mestrado em Artes Visuais. Disponível em: < http://ppgav.ceart.udesc.br/turma3_2007/dissertaçoes/marciasouzadisserta.pdf> Acesso em: 20 jul.2018.

VALENTE, Danyelle. Imagens que comunicam aos dedos: a fabricação de desenhos táteis para pessoas cegas. Encontro Nacional da ANPAP ( 17.2008: Florianópolis, SC) Anais do 17º Encontro Nacional da ANPAP/ Organizadoras: Sandra Regina Ramalho Oliveira, Sandra Makowiecky. Florianópolis UDESC, 2008.

Fim do conteúdo da página