IBC festeja o aniversário de 166 anos nesta quinta-feira (17)
Marcará a data uma live comemorativa, composta por atrações, participações especiais e lançamentos de produtos e serviços que exemplificam a diversidade da atuação institucional. Participem pela rede social!
Se por um lado, o distanciamento social de combate à pandemia da Covid-19 impede as tradicionais atividades que tanto animam, orgulham e reúnem, fisicamente, a comunidade e amigos do IBC; por outro, a solenidade será transmitida, a partir das 15 horas, e todos poderão acompanhar e manifestar nos comentários seu apoio e carinho ao Instituto.
Do auditório Maestro Francisco Gurgulino de Souza, o diretor-geral e professor João Ricardo Melo Figueiredo fará seu pronunciamento, em conexão com a diretora de Educação Especial da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação do MEC, professora Nídia Limeira de Sá, que estará em Brasília. Também no IBC, mas em outro local, a jornalista e assessora de direção Marília Estevão conduzirá o cerimonial.
Para participar:
- Com audiodescrição clique aqui.
- Sem audiodescrição clique aqui.
Programação
Além de cerimoniar o evento, Marília Estevão é a responsável por uma das atrações a ser lançada no dia, que é o “Portal da Memória”, uma nova área do nosso site institucional totalmente dedicada à memória do Instituto Benjamin Constant.
Outros lançamentos que serão divulgados na solenidade: o livro “Conectando Conhecimentos”, organizado pelos professores Fábio Garcia Bernardo e Naiara Rust, que reúne as explanações de estudiosos que participaram nas edições do seminário que dá nome ao livro, nos anos de 2015 a 2017. O casal de professores inclusive discusará na cerimônia.
E a outra publicação que será comemorada no aniversário do IBC é a quinta apostila da Coleção Caminhos e Saberes. A coleção é composta pelo material de apoio à instrução dos cursos do IBC e é organizada por Jeane Gameiro Miragaya. O volume recém lançado, de autoria do professor Thiago Ribeiro Duarte, tem como título “Transcrição e Impressão Braille no Programa Braille Fácil”.
A atuação esportiva e formadora de cidadãos plenos no IBC será lembrada e enaltecida pelos atletas paralímpicos Karla Cardoso e Wilians Araújo, multicampeões no Judô e treinados pelo mestre Antônio Luís Sousa Junior. Os atletas recentemente tiveram seus nomes cravados na calçada da fama da praça Jigoro Kano, que compõe a chamada "Cidade das Artes Marciais", na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Neste momento de distanciamento, com todas as regras que impedem ou dificultam a despedida daqueles que partiram, do início do ano até a data de hoje, o IBC fará no evento a devida recordação destas pessoas que de alguma forma foram abraçadas por seus muros e sempre retribuíram com dedicação e confiança.
E para encerrar, cultura e a música se manifestarão em homenagem ao Instituto Benjamin Constant na apresentação do “Grupo Ponto de Vista”, integrado por atuais e ex-alunos da reabilitação, sob a orientação dos professores Caroline Camargo, Denis Martino e Vanessa Zardini.
Após transmitida a solenidade e ainda em comemoração ao aniversário do IBC, a professora Hylea Lima colocará no ar o podcast “Do Imperial Instituto dos Meninos Cegos ao IBC de hoje: 166 anos de história”, gravado pelo diretor-geral João Ricardo. Para acessar o podcast clique aqui.
Redes Sociais