IBC participa de seminário de inclusão profissional
O seminário Diálogos: inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho foi realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), na última quinta-feira (10), no auditório dos Correios, no Centro do Rio de Janeiro.
O IBC foi uma das instituições convidadas a contribuir, com sua expertise na área da deficiência visual, para a disseminação de boas práticas no acolhimento das pessoas com deficiência no mundo do trabalho.
O servidor Jorge Fiore de Oliveira Júnior, que atua na Coordenação de Educação à Distância do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE) e é membro da Comissão de Acessibilidade do Instituto, proferiu a palestra "A Tecnologia Assistiva e a Deficiência Visual".
A coordenadora de baixa visão da Divisão de Pesquisa e Atendimento Médico, Odontológico e Nutricional (DPMO/DMR), Eliana Assis Figueiredo, apresentou os recursos assistivos voltados às pessoas com este tipo de deficiência visual.
A professora Cléia Pereira, do Centro de Formação em Terapias Alternativas (CTA), ligado à Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT), supervisionou a sessão de massagens realizadas pelos alunos do curso de Massoterapia do IBC.
A participação do IBC no evento que reuniu representantes de instituições de ensino e entidades patronais foi fruto de uma ação do Núcleo de Capacitação e Empregabilidade (Nucape), sob coordenação da psicóloga Sônia Regina Gomes da Rocha.
Completaram a programação as palestras "Barreiras Atitudinais", da professora do CAp-UERJ Fernanda Scholnik e "Boas Práticas de Inclusão no Mundo Corporativo", da coordenadora de relacionamento do Centro Universitário UniCarioca, Laila Mary de Souza Duque.
Momento musical
O público do evento foi recebido pelo Coral Sidney Marzullo, composto por pessoas com deficiência visual, que foi criado em 2017 numa parceria entre a União dos Cegos do Brasil, a Fundação Cesgranrio e o Centro Integrado Empresa Escola (CIEE).
Redes Sociais