Esporte de alto rendimento é destaque no IBC
A manhã de hoje (20) foi de homenagens especiais à judoca Karla Cardoso, ao técnico Antônio Luís, ao fisioterapeuta Daniel Martins e ao professor aposentado Antonio Menescal que, após as honrarias, palestrou sobre "O Movimento Paralímpico no Mundo".
Participaram das atividades, que fazem parte das comemorações dos 165 anos de fundação do IBC, ocorridas no Teatro Benjamin Constant, o diretor-geral João Ricardo Melo Figueiredo, o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR) José Tadeu Madeira de Oliveira e o supervisor do DMR e coordenador de esportes e do Programa de Esporte de Alto Rendimento do IBC (PEAR) Fábio Brandolin.
As homenagens
Na abertura foi exibido um vídeo com fotos, nomes e as medalhas conquistadas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima (Peru), no período de 23 de agosto a 1 de setembro, por quem foi atleta ou aluno do IBC.
Em seguida foram realizadas as homenagens especiais no palco e com a participação dos diretores e supervisor presentes, para:
- Karla Cardoso, atleta do PEAR do IBC, medalha de bronze no Judô (até 52kg);
- Antônio Luís Sousa Junior, técnico de Judô;
- Daniel Brandão Martins, fisioterapeuta que integrou a delegação da equipe brasileira feminina de Goalball que conquistou a medalha de ouro.
- Antônio João Menescal Conde, professor de Educação Física aposentado do IBC, onde também exerceu função de diretor de departamento, é um militante na luta pela inclusão social e promoção do esporte das pessoas com deficiência, em especial a deficiência visual.
A palestra
A culminância da cerimônia foi a fala do professor Menescal sobre o movimento paralímpico no mundo, quando articulou a linha histórica da humanidade com o desenrolar do esporte de alto rendimento das pessoas com deficiência. Didaticamente, o palestrante ofereceu ao público de diversas idades uma jornada que partiu dos anos de 1760 até os dias atuais, sem esquecer de situar José Alvares de Azevedo e a criação do IBC. Por fim, a plateia participou ativamente com perguntas e depoimentos. Uma troca digna dentro das comemorações de 165 anos de existência.
A professoa Mirian Maimente da EsEFEx (na foto superior) acompanhou atentamente a apresentação e as perguntas e respostas. A instituição militar localizada na vizinhança do IBC abriga um dos polos do Projeto João do Pulo (PJP), do Ministério da Defesa, que fechou parceria de cooperação técnica que permite o uso de instalações e realização de ações de capacitação de profissionais do PJP.
Menescal desenvolve ultimamente o Projeto Memória Paralímpica, "que visa resgatar fatos, personagens e superstições que fizeram a história do desporto paralímpico no Brasil e no mundo", disse o professor. A obra em formato digital pode ser vista clicando aqui.
Na foto ao lado o professor Menescal (camisa azul) conversa com esportista de skate, já depois de encerrados os debates, sobre as possibilidades da modalidade nos jogos paralímpicos. Na mesma foto, o professor aposentado Antônio Fernandes, ex-diretor do Departamento de Educação (DED) do IBC cumprimenta a assessora Maria da Glória Almeida.
Redes Sociais