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A Escrita Cursiva e o Pré-Braille no Instituto Benjamin Constant

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Publicado: Sexta, 31 de Agosto de 2018, 15h17 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2019, 12h13 | Acessos: 3072

Público: Professores, graduandos a partir do 7º período de pedagogia e terapeutas ocupacionais.

Ementa: Conceituação do processo educacional e da reabilitação de pessoas deficientes visuais. Análise das principais patologias oculares que causam cegueira na idade adulta.  A caracterização da escrita cursiva e pré-braille de pessoas com deficiência visual. A importância do atendimento de escrita cursiva e do pré-braille para a pessoa com deficiência visual. Orientação da prática pedagógica e metodológica a ser adotada nos atendimentos de escrita cursiva e pré-braille. Elaboração de materiais pedagógicos de apoio no atendimento de escrita cursiva e pré-braille.

Objetivo: Propiciar aos participantes aprimoramento de seus conhecimentos na educação de pessoas com deficiência visual, especificamente nos diferenciais curriculares de pré-braille e escrita cursiva.

Carga horária total: 30 horas/aula.

Pré-requisitos: Utilizar como forma de comunicação escrita o sistema comum de leitura e escrita e domínio do Sistema Braille.

Nº de vagas: 20

Período do curso: de 03 a 06/06/2019.

Horário: 03/06, segunda-feira, das 14:30 às 17 horas, 04 a 06/06, terça a quinta-feira, das 8 às 17 horas.

Período de pré-inscrições: de 07/03 a 07/04/2019.

Documentos obrigatórios:

  • Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
  • Documento de identidade.
  • Certificado de curso de braille
  • Certificado de conclusão de curso de graduação em Pedagogia ou em Terapia Ocupacional ou declaração emitida pela instituição de ensino que comprove estar matriculado no curso de graduação de Pedagogia a partir do 7º período.
  • Foto 3 x 4 recente.

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. O interessado que solicitar o alojamento deverá enviar, juntamente com a ficha de pré-inscrição e a documentação relacionada como obrigatória, um comprovante de sua residência. Ler o item “Leitura obrigatória”.

Para certificação: frequência mínima de 75% e envio, no prazo que será indicado por e-mail, à DEA do formulário de avaliação de reação/satisfação identificado e preenchido.

Professora: Rosane de Menezes Pereira.

Breve currículo:

Pedagoga e pós-graduada em administração escolar e supervisão pedagógica, atualmente Assessora do Gabinete da Direção Geral, de 2015 a 2018 foi diretora do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação do Instituto Benjamin Constant (IBC). É membro da Comissão de Baixa Visão do IBC e professora de Alfabetização de crianças cegas e de baixa visão, Orientação e Mobilidade, Práticas Educativas para uma Vida Independente e Escrita Cursiva.

Programa:

   1. O processo educacional e reabilitacional de pessoas com deficiência visual no Instituto Benjamin Constant (IBC).
    2. Lei Brasileira de Inclusão - LEI 13.146/2015.
    3. Patologias oculares que causam cegueira na infância e na fase adulta.
    4. Caracterização de pré-braille.
    5. Caracterização de escrita cursiva.
    6. A importância dos atendimentos de escrita cursiva e pré-braille da pessoa com deficiência visual.
    7. As práticas pedagógicas e metodologias aplicadas nos atendimentos de pré-braille e escrita cursiva.
    8. Confecção de materiais adaptados para os atendimentos de pré-braille e escrita cursiva.
    9. Apresentação de materiais de apoio no atendimento de escrita cursiva e pré-braille.

 

Metodologia: Aulas teóricas e práticas.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:

BATISTA, E. O processo de ajustamento à cegueira. São Paulo, apostila do Curso de Orientação e Mobilidade, EPM/MEC/CENESP/FLCB, 1975.

BOWMAN, Garry. “Uma nova concepção de Cegueira”. São Paulo, Revista Brasileira de Biblioteconomia, v.26/28 – 1995/1997.

BRUNO, Marilda Moraes Garcia; MOTA, Maria da Glória Batista. (Coord.), Colaboração: Instituto Benjamin Constant. Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental – Deficiência Visual, Vols. I, II e III. Séries Atualidades Pedagógicas 6. Brasília, Secretaria de Educação Especial. MEC, 2001.

CARROL, Thomas. Cegueira – o que ela é, o que faz e como conviver com ela. São Paulo, CNEC/MEC/FLCB, 1968.

INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT. <http:/www.ibc.org.br> Acesso em 20 de junho de 2014.

MAZZOTTA, Marcos J. S. Educação Especial no Brasil – História e políticas públicas. 5 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

MEC. Campanha Nacional de Cegos - Histórico e Legislação. Brasília, 1970.

MEC. Secretaria de Educação Especial. Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental, Deficiência Visual, vol. 3, 2001

PEREIRA, Rosane de Menezes. O Papel do Coordenador Pedagógico no Processo de Reabilitação da Pessoa Cega. 2006. 53f. Monografia de Pós-Graduação em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica – Universidade Veiga de Almeida, rio de Janeiro.

________. Deficiência visual (mimeo). 2004. 10 f. Faculdades Integradas Anglo-Americano, Rio de Janeiro.

________. Orientação e Mobilidade para Deficientes Visuais. 2004. 69 f, Monografia de Graduação em Educação – Pedagogia. Faculdades Integradas Anglo-Americano, Rio de Janeiro.

WRIGHT, N. G. Total Rehabilitation. New York, A.F.B., 1980.

Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://senado.gov.br. Acesso em: 28 jun. 2014, 19:30.

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