A Escrita Cursiva e o Pré-Braille no Instituto Benjamin Constant
Público: Professores, graduandos a partir do 7º período de pedagogia e terapeutas ocupacionais.
Ementa: Conceituação do processo educacional e da reabilitação de pessoas deficientes visuais. Análise das principais patologias oculares que causam cegueira na idade adulta. A caracterização da escrita cursiva e pré-braille de pessoas com deficiência visual. A importância do atendimento de escrita cursiva e do pré-braille para a pessoa com deficiência visual. Orientação da prática pedagógica e metodológica a ser adotada nos atendimentos de escrita cursiva e pré-braille. Elaboração de materiais pedagógicos de apoio no atendimento de escrita cursiva e pré-braille.
Objetivo: Propiciar aos participantes aprimoramento de seus conhecimentos na educação de pessoas com deficiência visual, especificamente nos diferenciais curriculares de pré-braille e escrita cursiva.
Carga horária total: 30 horas/aula.
Pré-requisitos: Utilizar como forma de comunicação escrita o sistema comum de leitura e escrita e domínio do Sistema Braille.
Nº de vagas: 20
Período do curso: de 03 a 06/06/2019.
Horário: 03/06, segunda-feira, das 14:30 às 17 horas, 04 a 06/06, terça a quinta-feira, das 8 às 17 horas.
Período de pré-inscrições: de 07/03 a 07/04/2019.
Documentos obrigatórios:
- Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
- Documento de identidade.
- Certificado de curso de braille
- Certificado de conclusão de curso de graduação em Pedagogia ou em Terapia Ocupacional ou declaração emitida pela instituição de ensino que comprove estar matriculado no curso de graduação de Pedagogia a partir do 7º período.
- Foto 3 x 4 recente.
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes
Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. O interessado que solicitar o alojamento deverá enviar, juntamente com a ficha de pré-inscrição e a documentação relacionada como obrigatória, um comprovante de sua residência. Ler o item “Leitura obrigatória”.
Para certificação: frequência mínima de 75% e envio, no prazo que será indicado por e-mail, à DEA do formulário de avaliação de reação/satisfação identificado e preenchido.
Professora: Rosane de Menezes Pereira.
Breve currículo:
Pedagoga e pós-graduada em administração escolar e supervisão pedagógica, atualmente Assessora do Gabinete da Direção Geral, de 2015 a 2018 foi diretora do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação do Instituto Benjamin Constant (IBC). É membro da Comissão de Baixa Visão do IBC e professora de Alfabetização de crianças cegas e de baixa visão, Orientação e Mobilidade, Práticas Educativas para uma Vida Independente e Escrita Cursiva.
Programa:
1. O processo educacional e reabilitacional de pessoas com deficiência visual no Instituto Benjamin Constant (IBC).
2. Lei Brasileira de Inclusão - LEI 13.146/2015.
3. Patologias oculares que causam cegueira na infância e na fase adulta.
4. Caracterização de pré-braille.
5. Caracterização de escrita cursiva.
6. A importância dos atendimentos de escrita cursiva e pré-braille da pessoa com deficiência visual.
7. As práticas pedagógicas e metodologias aplicadas nos atendimentos de pré-braille e escrita cursiva.
8. Confecção de materiais adaptados para os atendimentos de pré-braille e escrita cursiva.
9. Apresentação de materiais de apoio no atendimento de escrita cursiva e pré-braille.
Metodologia: Aulas teóricas e práticas.
Avaliação: Não há.
Bibliografia:
BATISTA, E. O processo de ajustamento à cegueira. São Paulo, apostila do Curso de Orientação e Mobilidade, EPM/MEC/CENESP/FLCB, 1975.
BOWMAN, Garry. “Uma nova concepção de Cegueira”. São Paulo, Revista Brasileira de Biblioteconomia, v.26/28 – 1995/1997.
BRUNO, Marilda Moraes Garcia; MOTA, Maria da Glória Batista. (Coord.), Colaboração: Instituto Benjamin Constant. Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental – Deficiência Visual, Vols. I, II e III. Séries Atualidades Pedagógicas 6. Brasília, Secretaria de Educação Especial. MEC, 2001.
CARROL, Thomas. Cegueira – o que ela é, o que faz e como conviver com ela. São Paulo, CNEC/MEC/FLCB, 1968.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT. <http:/www.ibc.org.br> Acesso em 20 de junho de 2014.
MAZZOTTA, Marcos J. S. Educação Especial no Brasil – História e políticas públicas. 5 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
MEC. Campanha Nacional de Cegos - Histórico e Legislação. Brasília, 1970.
MEC. Secretaria de Educação Especial. Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental, Deficiência Visual, vol. 3, 2001
PEREIRA, Rosane de Menezes. O Papel do Coordenador Pedagógico no Processo de Reabilitação da Pessoa Cega. 2006. 53f. Monografia de Pós-Graduação em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica – Universidade Veiga de Almeida, rio de Janeiro.
________. Deficiência visual (mimeo). 2004. 10 f. Faculdades Integradas Anglo-Americano, Rio de Janeiro.
________. Orientação e Mobilidade para Deficientes Visuais. 2004. 69 f, Monografia de Graduação em Educação – Pedagogia. Faculdades Integradas Anglo-Americano, Rio de Janeiro.
WRIGHT, N. G. Total Rehabilitation. New York, A.F.B., 1980.
Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://senado.gov.br. Acesso em: 28 jun. 2014, 19:30.
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