Oficina de Adaptação/Consultoria de Textos para o Sistema Braille
Público: Professores e acadêmicos da área da Educação.
Ementa: Estudo e aplicação dos critérios para adaptação de textos em livros didáticos para o Sistema Braille a partir dos gêneros textuais mais recorrentes em cada disciplina.
Objetivos: Promover a capacitação inicial e/ou o aperfeiçoamento de estudantes e profissionais da área da educação para atuar na adaptação de textos em livros didáticos para o Sistema Braille.
Carga horária total: 16 horas/aula.
Pré-requisitos: Conhecimento (público em geral) e domínio (cegos) do Sistema Braille.
Nº de vagas: 20
Período da oficina: 12 e 13/08/2019.
Horário: segunda e terça-feira, das 8 às 16 horas.
Período de pré-inscrição: de 06/05 a 09/06/2019.
Documentos obrigatórios:
- Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
- Documento de identidade.
- Certificado de conclusão de graduação no curso de Pedagogia ou em curso de Licenciatura ou declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado em curso de Pedagogia ou de Licenciatura.
- Foto 3 x 4 recente.
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes
Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. O interessado que solicitar o alojamento deverá enviar, juntamente com a ficha de pré-inscrição e a documentação relacionada como obrigatória, um comprovante atualizado (mês da pré-inscrição ou o mês anterior) de residência. Ler o item “Leitura obrigatória”.
Para certificação: Frequência integral e envio, no prazo que será indicado por e-mail, à DEA do formulário de avaliação de reação/satisfação identificado e preenchido.
Professores: Bruna Maria V. Trindade Bispo, Fernando da Costa Ferreira, Hylea de Camargo Vale Fernandes Lima, Luigi Amato Amorim e Thiago Ribeiro Duarte
Breve currículo:
Bruna Maria V. Trindade Bispo - Mestranda em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui especialização em Língua Portuguesa e graduação em Letras - Português/ Italiano pela UERJ. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Brant Horta (CEBH) e professora EBTT/ Língua Portuguesa do Instituto Benjamin Constant (IBC). No IBC, está lotada no Departamento Técnico Especializado (DTE) e exerce função de professora-adaptadora no setor de Adaptação da Divisão de Imprensa Braille (DIB). É membro do Grupo de Ensino e Pesquisa em Adaptação (GEPA).
Fernando da Costa Ferreira - Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1997); graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1995); pós-graduação em Políticas Territoriais do Estado do Rio de Janeiro, pela UERJ (2003); mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2004) e doutorado em Geografia pela UERJ (2017). Atua como professor do Instituto Benjamin Constant e membro do Grupo de Ensino e Pesquisa em Adaptação (GEPA). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nas seguintes áreas: Educação Especial, Geografia Urbana e Geografia dos Esportes.
Hylea de Camargo Vale Fernandes Lima - Pós-doutora em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF); mestre em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); licenciada em Letras (Português-Inglês) pela Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos); licenciatura em Letras (Português-Alemão) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-Inc.). Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant (IBC/MEC) e atua como coordenadora e professora-adaptadora no setor de Adaptação (Divisão de Imprensa Braille - Departamento Técnico Especializado/IBC). É líder do Grupo de Ensino e Pesquisa em Adaptação (GEPA).
Luigi Amato Amorim - Possui graduação em Matemática pelo Centro Universitário Augusto Motta (2006), especialização em Educação Matemática pelo Centro Universitário Augusto Motta (2008) e mestrado-profissionalizante em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2013). Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant e membro do Grupo de Ensino e Pesquisa em Adaptação (GEPA).
Thiago Ribeiro Duarte - Possui graduação em Educação Artística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012) e mestrado-profissionalizante em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (2017). Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant e membro do Grupo de Ensino e Pesquisa em Adaptação (GEPA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Impressão Braille, Sistema Braille, tecnologias assistivas.
Programa:
• Introdução aos critérios de adaptação de textos para o Sistema Braille.
• História: Ilustrações (fotos; quadros; pinturas; entre outros).
• Geografia e Ciências: Mapas e esquemas.
• Língua Portuguesa: Histórias em quadrinhos e tirinhas.
• Matemática: Desenhos, tabelas e gráficos.
Metodologia: Apresentação teórica das disciplinas, subdivididas em quatro etapas; atividades práticas. Distribuição de material impresso (arial 12 / verdana 22) e digital.
Avaliação: Não há.
Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Grafia Braille para a Língua Portuguesa / Secretaria de Educação Especial − Brasília: MEC; SEESP, 2002.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
______. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial - MEC/SEESP, 2001.
______. Normas Técnicas para a produção de textos em Braille/Secretaria de Educação Especial. − Brasília: MEC; SEESP, 2002, 70 p.
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