Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Modalidades esportivas para pessoas com deficiência visual

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Segunda, 08 de Outubro de 2018, 16h04 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2019, 12h11 | Acessos: 2331
Público: Professores e acadêmicos de Educação Física.

Ementa: Apresentação do IBC; movimento Paralímpico; o esporte no IBC; principais patologias afetas à visão; o atleta com deficiência visual; modalidades esportivas: Atletismo, Futebol de 5, Judô, Goalball e Natação.

Objetivo: Apresentar, através de exposições teóricas e de atividades práticas, os esportes praticados por pessoas com deficiência visual desenvolvidos no IBC.

Carga horária total: 24 horas/aula.

Pré-requisitos:  não há

Nº de vagas: 25

Período do curso: de 06 a 08/05/2019.

Horários: de segunda a quarta-feira, das 8 às 17 horas.

Período de pré-inscrições: de 01/02 a 10/03/2019. 

Documentos Obrigatórios:  
  • Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
  • Documento de Identificação.
  • Certificado de conclusão do curso de licenciatura em Educação Física ou declaração de matrícula no curso de graduação em Educação Física emitida pela instituição de ensino.  
  • Foto 3x4 recente.
 
Alojamento: Não será disponibilizado.

Para certificação: frequência mínima de 75% e envio, no prazo que será indicado por e-mail, à DEA do formulário de avaliação de reação/satisfação identificado e preenchido.

Professores: Fabio Brandolin, Higor Cruz da Silva, Renato Martins Redoválio Ferreira, Paulo Sérgio de Miranda, Caio Melo de Moraes, Sérgio Firmino, Antonio Luis Souza Junior.

Breve currículo: 

Renato Martins Redoválio Ferreira - Graduação e licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá. Pós-graduado em Educação Especial Inclusiva pela Universidade Cândido Mendes. Mestre em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico de Orientação e Mobilidade do Instituto Benjamim Constant - RJ. Experiência como técnico de Futebol de 5.

Higor Cruz da Silva – Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário Augusto Motta (2005); Pós-graduado em Educação Especial pela Faculdade de Educação São Luis (2017). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Especial. Professor na SPDM nos anos 2014/2015 e do Estado do Rio de Janeiro nos anos 2015/2016; professor de basquete PRO – LIFE nos anos 2010/2016. Atualmente é professor de Orientação e Mobilidade do Instituto Benjamin Constant.

Fabio Brandolin – Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação pela UFRJ. Doutor em Educação pela UFRJ. Professor de Educação Física do Instituto Benjamin Constant (IBC). Membro da Comissão Técnica de Goalball do IBC. Técnico da Seleção de Goalball do Estado do Rio de Janeiro nas Paralímpiadas Escolares. Coordenador de Esportes do IBC.

Paulo Sérgio de Miranda – Professor (aposentado) de Educação Física no Instituto Benjamin Constant (IBC). Pós-graduado em educação física adaptada pelo Centro Nacional de Educação Especial (CENESP). Técnico da Seleção Paralímpica Brasileira de Paralisia Cerebral nas Paralímpíadas de Seul 1988. Diretor Técnico da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE) (2000 a 2007). Técnico da Seleção Brasileira Feminina de Goalball (2010 a 2012). Coordenador Técnico Nacional de Goalball (2013 a 2016). Atua como voluntário do IBC, no goalball, desde março de 2018.
 
Caio Melo de Moraes – Técnico da Equipe de Natação do IBC. Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Curso de Habilitação Técnica em Natação pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Pesquisador convidado do Laboratório de Fisiologia Muscular do Exercício da University of Georgia (UGA). Foi estagiário do IBC em 2016/2017. Atua como voluntário do IBC, na natação, desde agosto de 2017.

Sérgio Firmino da Fonseca - Técnico da Equipe de Atletismo do IBC. Professor de Educação Física pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Convocações como atleta guia e técnico da seleção brasileira de paratletismo responsável pela deficiência visual. Atua como voluntário do IBC, no atletismo, desde 2010.

Antonio Luis Souza Junior – Técnico da Equipe de Judô do IBC. Professor de Judô no Centro de reabilitação Instituto Anna Freud – CREARTE  (2009-2014). Atua como voluntário do IBC, no judô, desde 2008.
 
Programa: 
  • Apresentação do IBC
  • Movimento Paralímpico
  • O esporte no IBC
  • Principais patologias afetas à visão
  • O atleta com deficiência visual
  • Modalidades de Esporte: Atletismo, Futebol de 5, Judô, Goalball e Natação
 
Metodologia: Aulas teóricas e práticas

Avaliação: não há 

Bibliografia: Informar a bibliografia básica para o curso.
Fim do conteúdo da página