Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Conteudo do Menu Superior > Servicos do IBC > Núcleo de Apoio à Inclusão no Trabalho > Cursos presenciais > Iniciação às Técnicas de Leitura e de Escrita no Sistema Braille
Início do conteúdo da página

Iniciação às Técnicas de Leitura e de Escrita no Sistema Braille

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 10h06 | Última atualização em Segunda, 03 de Setembro de 2018, 10h10 | Acessos: 2499
Público: Pessoas interessadas em conhecer o Sistema Braille.
 
Ementa: O instrumental necessário para a escrita em braille. Identificação e representação dos caracteres braille na leitura e escrita de textos.  Simbologia matemática básica. Leitura e transcrição para o Sistema Braille.
 
Objetivo: Divulgar o Sistema Braille e transmitir conhecimentos básicos desse sistema que favoreçam a interação com pessoas com deficiência visual.
 
Importante: A carga horária do curso não contempla o ensino do braille através da leitura tátil.
 
Carga horária total: 40 horas/aula.
 
Pré-requisitos:
  • Para pessoas cegas: prévio domínio da leitura tátil.
  • Para pessoas com baixa visão: prévio domínio da leitura tátil ou ter acuidade visual suficiente para leitura do braille (ponto e interponto) em relevo; a DEA não possui recursos ópticos para empréstimo ao cursista.
 
Nº de vagas: 25
 
Período do curso: de 12/03 a 11/04/2019.
 
Horário: Terças e quintas-feiras, das 13 às 16:40 horas.
 
Período de pré-inscrição: de 10/12/2018 a 13/01/2019.
 
Documentos obrigatórios:
 
 
Alojamento: Não será disponibilizado.
 
Para certificação: Frequência mínima de 75%, nota igual ou superior a 6,0 (seis) e entrega à DEA do formulário de avaliação de reação/satisfação identificado e preenchido.
 
Professora: Maria Luzia do Livramento
 
Breve currículo:
Graduada em Psicologia pelas Faculdades Integradas Celso Lisboa (1989). Fez o Curso Especialização de Professores na Área da Deficiência da Visão do Instituto Benjamin Constant (IBC) em 1990. Concluiu o Curso de Formação de Professores no Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral no ano de 1984. Foi revisora de textos em braille, nos períodos de 1993/2001 e 2004/2009 no IBC. Foi revisora de textos em braille na Associação Macaense de Apoio aos Cegos no período de 2002/2003. Atualmente é professora de braille do Instituto Benjamin Constant, aprovada no concurso público de 2009.
 
Programa:
  1. Breve histórico do Sistema Braille.
  2. Instrumentos utilizados para a escrita.
  3. O Sistema Braille. 
  4. Transcrição de palavras e frases.
  5. Simbologia matemática.
    • numerais: indo-arábicos e romanos.
    • representação de datas.
    • representação das quatro operações fundamentais.
  6. Leitura de pequenos textos sem interponto.
 
Metodologia: Aulas teóricas e práticas. Será utilizado nas atividades de leitura e de escrita, assim como nas avaliações, apenas o sistema braille em relevo.
 
Avaliação: Contínua (2 trabalhos escritos e 2 de leitura realizados ao longo curso).
 
Bibliografia: 
 
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Grafia Braille para a Língua Portuguesa. Brasília: SEESP, 2006. 
 
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille. Brasília: SEESP, 2006.      
                                                                    
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa – CMU. Brasília: SEESP, 2006.            
 
Fim do conteúdo da página