Curso de Transcrição de Textos em Braille
Público: Pessoas com interesse na área de editoração de textos em braille.
Ementa: Processo de produção de textos em braille. Documentos normatizadores do uso do braille no Brasil. Aplicação das Normas Técnicas para a Transcrição de Textos em Braille e do Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa. O software Braille Fácil e seus principais recursos. Instalação e configuração de impressora braille computadorizada.
Objetivo: Capacitar os participantes para transcrição de textos em Braille com auxílio do programa Braille Fácil.
Carga horária total: 80 horas/aula.
Pré-requisitos: Domínio da Língua Portuguesa escrita e falada; domínio do Sistema Braille; conhecimentos básicos de Informática - domínio de word; utilizar como forma de comunicação escrita o sistema de leitura e escrita comum e/ou domínio no uso de ledores de tela (NVDA).
Atenção: O Programa Braille Fácil tem limitações que não permitem o uso de programas de acessibilidade com a máxima eficiência para a realização de todas as tarefas propostas no curso.
Nº de vagas: 20
Período do curso: de 20 a 31/05/2019.
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
Período de pré-inscrições: de 18/02 a 17/03/2019.
Documentos obrigatórios:
- Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
- Documento de identidade.
- Certificado de conclusão de curso de Ensino Médio.
- Certificado de curso de braille.
- Foto 3 x 4 recente.
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes
Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. O interessado que solicitar o alojamento deverá enviar, juntamente com a ficha de pré-inscrição e a documentação relacionada como obrigatória, um comprovante atualizado (mês da pré-inscrição ou o mês anterior) de residência. Ler o item “Leitura obrigatória”.
Para certificação: Frequência mínima de 75%, média (nota final) igual ou superior a 6,0 (seis) e envio, no prazo que será indicado por e-mail, à DEA do formulário de avaliação de reação/satisfação identificado e preenchido.
Professor: Thiago Ribeiro Duarte
Breve currículo:
Graduado em Educação Artística (2004) e especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2012) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), possuindo diversos cursos na área de deficiência visual, como: Braille (2003); Adaptação de Textos e Livros para Transcrição no Sistema Braille (2005); Capacitação de Profissionais para Produção de Textos em Braille (2006); Curso de Transcrição e Impressão de Textos em Braille (2006). Atuou como transcritor Braille no IBC entre 2003 e 2006, atuou também como designer na adaptação de livros didáticos no PNLD de 2009 a 2012. Atuou como consultor Braille na OSCIP Acessibilidade Brasil, como Consultor especialista para adaptação de materiais técnico-didáticos em formato acessível, a serem distribuídos nos Sistemas de Ensino (Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Tecnologia – OEI). Autor do artigo “Construção de Métodos para Criação de Gráficos Acessíveis a Pessoas com Deficiência Visual: Utilizando o Monet”, publicado no livro “Práticas Pedagógicas no Cotidiano Escolar: desafios e diversidade” (2014). Atualmente é professor de Braille do Instituto Benjamin Constant.
Programa:
Unidade I
- Breve histórico do processo de produção braille no Instituto Benjamin Constant.
- Etapas da produção de livros em braille.
- Diferentes modalidades de aplicação do Sistema Braille.
- Documentos normatizadores do uso do braille no Brasil.
- Visita à Imprensa Braille.
Unidade II
- Normas técnicas para transcrição em braille.
- Considerações gerais.
Unidade III
- Grafia Braille para a Língua Portuguesa.
- Norma de aplicação dos símbolos mais usados.
Unidade IV
- Aplicação do Sistema Braille à matemática.
- Apresentação dos principais itens e suas aplicações.
Unidade V
- Produção informatizada de textos através do programa Braille Fácil.
- Principais recursos do programa.
- Instalação e configuração de impressora braille computadorizada.
Unidade VI
- Atividades práticas de transcrição.
- Representações gráficas simples utilizando o Braille Fácil: esquemas, gráficos e tabelas.
Metodologia: Aulas teóricas e práticas.
Avaliação: Duas atividades práticas de transcrição.
Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Grafia Braille para a Língua Portuguesa. Brasília: SEESP, 2006. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/textosbraile.pdf>.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille. Brasília: SEESP, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/textosbraile.pdf>.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa – CMU. Brasília: SEESP, 2006.
Redes Sociais