Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Técnicas de Leitura e de Escrita no Sistema Braille

Avaliação do Usuário: 1 / 5

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Sexta, 31 de Agosto de 2018, 14h59 | Última atualização em Quinta, 04 de Abril de 2019, 11h24 | Acessos: 3218
Público: Professores ou acadêmicos da área da educação ou profissionais técnicos que atuem ou desejem atuar na área da deficiência visual.
 
Observação: Terá prioridade na matrícula o interessado que comprovar que já atua na área.
 
Ementa: A origem do Sistema Braille e sua importância no processo de emancipação da pessoa com deficiência visual. O instrumental necessário para a escrita em braille. Identificação e representação dos caracteres braille na leitura e escrita de textos. A simbologia matemática. Leitura e transcrição de textos no Sistema Braille.
 
Objetivo: Propiciar aos participantes conhecimentos do Sistema Braille a serem utilizados na produção braille e apoio a estudantes com deficiência visual.
 
Importante: A carga horária do curso não contempla o ensino do braille através da leitura tátil.
 
Carga horária total: 80 horas/aula.
 
Pré-requisitos:   
  • Para pessoas cegas: prévio domínio da leitura tátil.
  • Para pessoas com baixa visão: prévio domínio da leitura tátil ou ter acuidade visual suficiente para leitura do braille (ponto e interponto) em relevo; a DCRH não possui recursos ópticos para empréstimo ao cursista.
 
Nº de vagas: 20
 
Período do curso: de 15 a 26/07/2019.
 
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
 
Período de pré-inscrições: de 15/04 a 19/05/2019.
 
Documentos obrigatórios:  
  • Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
  • Documento de identidade.
  • Foto 3 x 4 recente.
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio.
  • Obs. Declaração da instituição informando que o interessado neste curso atua na área da deficiência visual: a apresentação deste documento não é obrigatória, mas priorizará a pré-inscrição no curso.
 
 
Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. O interessado que solicitar o alojamento deverá enviar, juntamente com a ficha de pré-inscrição e a documentação relacionada como obrigatória, um comprovante atualizado (mês da pré-inscrição ou o mês anterior) de residência. Ler o item “Leitura obrigatória”.
 
Para certificação: Frequência mínima de 75%, média (nota final) igual ou superior a 6,0 (seis) e envio, no prazo que será indicado por e-mail, à DEA do formulário de avaliação de reação/satisfação identificado e preenchido.
 
Professora: Geni Pinto de Abreu
 
Breve Currículo:
Pós-graduada no curso “O Processo de Letramento na Alfabetização de Crianças com Cegueira na Educação Infantil e/ou Primeiro Ano do Ensino Fundamental” promovido pelo Instituto Benjamin Constant/Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro (2012/2014). Graduada em Letras – Português/Literatura pelo Centro Universitário Cidade (2003/2006). Professora Magistério (1º ao 5º anos), no Colégio Estadual Julia Kubistchek (1994/1996). Atuou como professora substituta - Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille no programa de Reabilitação do Instituto Benjamin Constant (2007/2009). Desde 2014 é professora concursada no Instituto Benjamim Constant.
 
Programa:
 
  1. Breve histórico do Sistema Braille.
  2. Instrumentos utilizados para a escrita.
  3. Alfabeto braille.
  4. Sinais exclusivos do Sistema Braille.
  5. Transcrição de pequenos textos.
  6. Simbologia matemática.
    • Numerais indo-arábicos, ordinais, romanos, decimais e fracionários.
    • Sistema monetário brasileiro.
    • Representação de datas e de telefones.
    • Representação das operações fundamentais.
    • Símbolos unificadores.
    • Conjuntos.
  7. Simbologia informática.
  8. Leitura de textos sem e com interponto.
 
Metodologia: Aulas teóricas e práticas. Será utilizado nas atividades de leitura e de escrita, assim como nas avaliações, apenas o sistema braille em relevo.
 
Avaliação: Trabalhos de leitura e escrita realizados ao longo do curso e duas avaliações (uma de escrita e outra de leitura).
 
Bibliografia: 
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Grafia Braille para a Língua Portuguesa. Brasília: SEESP, 2006. 
 
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille. Brasília: SEESP, 2006.      
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/textosbraile.pdf>.                                                                       
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa – CMU. Brasília: SEESP, 2006.            
 
Fim do conteúdo da página