Introdução à Orientação e Mobilidade no Contexto Escolar - Turma 2
Público Professores e acadêmicos da área de Educação.
Ementa Histórico e conceituação de Orientação e Mobilidade (OM); técnicas de mobilidade dependente e independente.
Objetivo Propiciar aos participantes conhecimentos e técnicas básicas de Orientação e Mobilidade que contribuam na sua atuação profissional para o processo de inclusão do aluno com deficiência visual.
Carga horária total 40 horas/aula.
Pré-requisitos O participante deverá ter mobilidade própria.
Nº de vagas 26
Período do curso de 16 a 20/09/2019.
Horário de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.
Período de pré-inscrição: de 17/06 a 14/07/2019.
Documentos obrigatórios:
- Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
- Documento de identidade.
- Certificado de conclusão de graduação no curso de Pedagogia ou em curso de Licenciatura ou declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado em curso de Pedagogia ou de Licenciatura. Será aceito ainda certificado de conclusão de curso de Formação de Professores (Antigo curso Normal).
- Foto 3 x 4 recente.
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes
Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. O interessado que solicitar o alojamento deverá enviar, juntamente com a ficha de pré-inscrição e a documentação relacionada como obrigatória, um comprovante atualizado (mês da pré-inscrição ou o mês anterior) de residência. Ler o item “Leitura obrigatória”.
Para certificação: frequência mínima de 75% e envio, no prazo que será indicado por e-mail, à DEA do formulário de avaliação de reação/satisfação identificado e preenchido.
Professores: Regina Kátia Cerqueira Ribeiro e Lizânia Cardoso Tederixe.
Breve currículo:
Regina Kátia Cerqueira Ribeiro - Graduada em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá, em 2007; Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional e a Educação Especial pela Universidade Veiga de Almeida, concluída em 2009; Mestre em Saúde Materno – Infantil, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2015; é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant desde 2014, tendo assumido a coordenação de Orientação e Mobilidade na Divisão de Ensino do Departamento de Educação do Instituto Benjamin Constant em julho do mesmo ano. É ainda membro da Comissão de Acessibilidade do Instituto Benjamin Constant, desde maio de 2015 e membro da Equipe Multidisciplinar do IBC. Escreveu os artigos “Orientação e Mobilidade da pessoa com cegueira adquirida: os benefícios do meio aquático como facilitador da aprendizagem”, publicado em dezembro de 2013, na Revista Benjamin Constant. Avaliação das Pressões Respiratórias Máximas e Função Pulmonar em adolescentes com deficiência visual. ADOLESCÊNCIA & SAÚDE (UERJ), 2017., Relevância dos Resultados da Avaliação da Força Muscular Respiratória dos Adolescentes com Deficiência Visual do Instituto Benjamin Constant. Revista Benjamin Constant, periódico semestral na temática da deficiência visual e seus desdobramentos, do Instituto Benjamin Constant (ISSN: 1414-6339). Capitulo de livro: Movimento criativo e experiência corporal: práticas pedagógicas junto ao aluno com deficiência visual. In: Douglas Christian Ferrari de Melo; Fabiana Alvarenga Rangel. (Org.). Práticas Pedagógicas no Atendimento Educacional Especializado: pessoas com deficiência visual. 1ªed.Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2017, v. 1, p. 72-91. A Inclusão Pedagógica da família do deficiente visual no Instituto Benjamin Constant - Uma experiência compartilhada. 15ed: 2017, v. 15, p. 124-., - A contribuição da geometria no ensino aprendizagem da orientação e mobilidade da pessoa cega - um olhar interdisciplinar. 15ed: 2017, v, p. 234.
Lisânia Cardoso Tederixe - Mestranda em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense, pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva (UCAM/ AVM), especializada na área de deficiência visual, graduada e licenciada em Letras: Português-árabe (UFRJ), Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico em Orientação e Mobilidade no IBC, desde 2013.
Programa:
1. Histórico. 2. Conceituação de Orientação e Mobilidade. 3. Técnicas de Orientação e Mobilidade. • Técnicas de Guia Vidente (GV). • Técnicas de Auto Proteção (AP). • Introdução à Bengala Longa (BL): varredura, toque, diagonal, diagonal com guia vidente, diagonal com rastreamento, diagonal com toque, deslize, portas, detecção e exploração de objetos, subir e descer escadas.
Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas.
Avaliação: Não há.
Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Orientação e Mobilidade: Projeto Ir e Vir. Brasília: MEC, SEESP, 2002.
FELIPPE, João Álvaro de Moraes [et. al.]. Caminhando Juntos: Manual das Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade. Brasília: MEC, SEESP, 56.: II, 2003.
MACHADO, Edileine Vieira [et. al.]. Orientação e Mobilidade: Conhecimentos básicos para a inclusão do deficiente visual. Brasília: MEC, SEESP, 2003.
Redes Sociais