Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Conteudo do Menu Superior > Servicos do IBC > Núcleo de Apoio à Inclusão no Trabalho > Cursos presenciais > Produção de Material Didático na Área da Deficiência Visual
Início do conteúdo da página

Produção de Material Didático na Área da Deficiência Visual

Avaliação do Usuário: 1 / 5

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Sexta, 31 de Agosto de 2018, 14h06 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2019, 12h45 | Acessos: 2784
 
Público: Professores e acadêmicos da área de Educação; Fonoaudiólogos, Psicomotricistas e Terapeutas Ocupacionais.
 
Ementa: Conceituação, classificação e função de recursos e materiais didáticos utilizados pela pessoa com deficiência visual. Conceituação e caracterização de texturização envolvendo materiais necessários e acessórios. Confecção de materiais.
 
Objetivo: Propiciar aos participantes conhecimentos básicos para produzir material didático adequado a pessoas com deficiência visual.
 
Carga horária total: 40 horas/aula.
 
Pré-requisitos: Não há.
 
Nº de vagas: 20
 
Período do curso: de 04 a 08/11/2019.
 
Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.
 
Período de pré-inscrições: de 01/08 a 01/09/2019.
 
Documentos obrigatórios: 
 
  • Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
  • Documento de identidade.
  • Certificado de conclusão de curso de graduação na área da Educação ou declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado em curso desta área ou certificado de conclusão de curso de graduação em Fonoaudiologia ou em Psicomotricidade ou em Terapia Ocupacional.
  • Foto 3 x 4 recente.
 
Atenção:
Antes de confirmar sua inscrição no curso de Produção de Material Didático na Área da Deficiência Visual é importante que você tenha ciência de que são utilizados produtos que podem causar reações alérgicas e/ou intoxicações.
Por esta razão, no primeiro dia de aula todos os participantes assinarão um termo de responsabilidade de que têm acesso a materiais de proteção - máscara e luvas - oferecidos pelo Instituto Benjamin Constant/Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento durante a realização do curso.
 
 
 
Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. O interessado que solicitar o alojamento deverá enviar, juntamente com a ficha de pré-inscrição e a documentação relacionada como obrigatória, um comprovante atualizado (mês da pré-inscrição ou o mês anterior) de residência. Ler o item “Leitura obrigatória”.
 
Para certificação: frequência mínima de 75% e envio, no prazo que será indicado por e-mail, à DEA do formulário de avaliação de reação/satisfação identificado e preenchido
 
Professora: Elaine Luiz de Carvalho.
 
Breve currículo: 
Bacharel (1992) e Licenciada (1994) em Química, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Especialista em Ensino de Química pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ, 2000); Mestranda pela Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO, 2017); Professora Docente I – Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEE, 1994); Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico/Química do Instituto Benjamin Constant (IBC/2014) – lotada no Departamento Técnico Especializado (DTE)/Divisão de Pesquisa e Produção de Material Especializado (DPME) e professora no Departamento de Educação (DED/IBC).
 
Programa:
  1. A importância da produção de materiais especializados.
  2. Conceituação de tecnologia assistiva.
  3. Tipos básicos de materiais:
    • Adaptados.
    • Alternativos.
    • Texturização Diferenciada.
  4. Confecção de materiais alternativos.
  5. Confecção de matriz diferenciada.
  6. Confecção livre de matriz.
  7. Confecção de matriz para Thermoform.
 
Metodologia: Aulas teóricas e práticas.
 
Avaliação: Não há.
 
Bibliografia:
  1. Guia prático para adaptação em relevo. Secretaria de Estado da Educação, Fundação Catarinense de Educação Especial. Santa Catarina, 2011.
  2. Cerqueira, J. B. & Ferreira, E. M. B. Os recursos didáticos na educação especial. Revista Benjamin Constant, 5, 1996. 
  3. Brincar para todos. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Especial. Brasília, 2006.
 
Fim do conteúdo da página