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Práticas Educativas para uma Vida Independente

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Publicado: Sexta, 31 de Agosto de 2018, 14h00 | Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2019, 10h59 | Acessos: 3147
Público: Professores e acadêmicos da área da Educação.
 
Ementa: Conceituação de Práticas Educativas para uma Vida Independente (PEVI); importância da vida familiar e comunitária no desenvolvimento social da pessoa com deficiência visual; abordagens metodológicas utilizadas na Educação e experiências práticas visando aspectos funcionais e sociais das PEVIs no processo educacional dos alunos com deficiência visual.
 
Objetivo: Proporcionar aos participantes técnicas básicas de práticas educativas para uma vida independente contribuindo, assim, na sua atuação para o processo de inclusão educacional e social da pessoa com deficiência visual.
 
Carga horária total: 40 horas/aula.
 
Pré-requisitos: Não há.
 
Nº de vagas: 25
 
Período do curso: de 07 a 11/01/2019.
 
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 16:40 horas.
 
Período de pré-inscrições: 08/10 a 11/11/2018.
 
Documentos obrigatórios: 
  • Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
  • Documento de identidade.
  • Certificado de conclusão de curso de Pedagogia ou de Licenciaturas; Declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado no curso de Pedagogia ou de Licenciatura. Será aceito ainda certificado de conclusão de curso de Formação de Professores (Antigo curso Normal). Retificado em 09/08/2018.
  • Foto 3 x 4 recente.
 
 
Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. O interessado que solicitar o alojamento deverá enviar, juntamente com a ficha de pré-inscrição e a documentação relacionada como obrigatória, um comprovante atualizado (mês da pré-inscrição ou o mês anterior) de residência. Ler o item “Leitura obrigatória”.
 
Para certificação: Frequência mínima de 75% e entrega à DEA do formulário de avaliação de reação/satisfação identificado e preenchido.
 
Atenção: Solicitamos aos cursistas que tragam um pendrive novo, pois a professora disponibilizará vários textos de apoio.
 
Professora: Elisabeth Ferreira de Jesus.
 
Breve currículo:

Pós-graduada em Deficiência Múltipla pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Especialista em Psicomotricidade pelo IBMR Centro Universitário; Especialista em Deficiência Visual pelo IBC/MEC; Graduada em Pedagogia e Orientação Educacional pela Universidade Federal Fluminense; Implantou a Deficiência Múltipla no IBC e atua nessa área há mais de 30 anos; Ministra cursos e palestras nas áreas da Deficiência Múltipla numa perspectiva Ecológica Funcional e de Práticas Educativas para uma Vida Independente (IBC/DPPE/DEA). Foi Coordenadora da Deficiência Múltipla, Chefe da Divisão de Orientação e Atendimento/DMR e Diretora interina do DMR. É Professora do Instituto Benjamin Constant, atuando atualmente com a deficiência múltipla na Educação Infantil e membro da Comissão do Livro Tátil e do Grupo de Pesquisas e Estudos na área da Surdocegueira.

 
Programa:
 
  1. O processo educacional, o aluno com deficiência visual e as Práticas Educativas para uma Vida Independente.
    • A criança com deficiência visual.
    • Conceituação de Educação e PEVI.
  2. Estratégias metodológicas.
    • Instalação de novos comportamentos.
    • Como é que a gente aprende.
    • Aspectos funcionais e sociais das PEVIs.
    • Demonstrações práticas em PEVI.
    • As PEVIs e o mundo atual. 
  3. As PEVIs e a família.
 
Metodologia: Aulas teóricas e demonstrações práticas.
 
Avaliação: Não há.
 
Bibliografia: 
  1. ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. Campinas, SP: Papirus, 2000.
  2. ______. Cenas da vida. Campinas, SP: Papirus, 2001.
  3. ______. Ao professor, com meu carinho. Campinas, SP: Versus, 2004.
  4. BRUNO, Marilda Moraes Garcia.  Deficiência visual: reflexão sobre a prática pedagógica. São Paulo: Laramara, 1997.
  5. ______. O desenvolvimento integral do portador de deficiência visual: da intervenção precoce a integração escolar. 2. ed. MS:Plus, 1993. 
  6. BUSCAGLIA, Leo C. Os deficientes e seus pais. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1993.
  7. GLAT, Rosana; KADLEC, Verena Pamela Seidl. A criança e suas deficiências: metódos e técnicas de atuação pedagógica. Rio de Janeiro: Agir, 1984.
  8. GONZALES, Miguel. Você não é uma ilha: dinâmica de grupo. São Paulo: Paulinas, 1993.
  9. JOHNSON A JOHNSON. Butantã, SP: JOHNSON A JOHNSON do Brasil Indústria e Comércio de Produtos para saúde Ltda, 2015. Disponível em: < https://www.jnjbrasil.com.br/>. Acesso em: 19 ago. 2015.
  10. JESUS, Elisabeth F. Apostila de Atividades da vida diária. Rio de Janeiro:Instituto Benjamin Constant, 1994.
  11. MEYER, Ivanise C. R. Brincar e viver: projetos em educação infantil. Rio de Janeiro:Wak, 2003.
  12. PANYAN, Marion C. Manipulação do comportamento, modificação de comportamento, novos modos de ensinar habilidades. Tradução de Waldir Bettoi. São Paulo: EPU, 1974. 44p. 
  13. SINASON, Valerie. Compreendendo seu filho deficiente. Rio de Janeiro: Imago, 1993. 
  14. WINDHOLZ, Margarida Hofman. Passo a passo, seu caminho. São Paulo: EDICON, 1988. 
  15. ALBAUT, Corinne. 12 menus para pequenos chefs. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.
  16. ALEGRIA, João. Come-Come: pais e filhos na cozinha. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. 
  17. CAVACO, Nora. Minha criança é diferente? Diagnóstico, prevenção e estratégias de intervenção e inclusão das crianças autistas e com necessidades educacionais especiais. Rio de Janeiro: WAK, 2014.
  18. KARMEL, Annabel. Minhas receitas prediletas. Tradução de Cynthia Costa. São Paulo: Publifolha, 2010.
  19. SALLES, Nenzinha Machado. Sebastiana quebra-galho: um guia pratico para o dia a dia das donas de casa. 7. ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2010.
  20. SMALLIN, Donna. Organize-se num minuto: 500 dicas para pôr em ordem sua vida. São Paulo: Gente, 2005.
  21. ZATZ, Lia. Adélia Cozinheira. Ilustraçoes de Luise Weiss. 1. ed. São Paulo: WGProduto, 2010.
  22. MANUAL de receitas da Magali. São Paulo: Globo: M. de Sousa, 2001. 225p., il. col., 20 cm. ISBN 8525032999 (broch.)
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