Práticas Educativas para uma Vida Independente
- Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
- Documento de identidade.
- Certificado de conclusão de curso de Pedagogia ou de Licenciaturas; Declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado no curso de Pedagogia ou de Licenciatura. Será aceito ainda certificado de conclusão de curso de Formação de Professores (Antigo curso Normal). Retificado em 09/08/2018.
- Foto 3 x 4 recente.
Pós-graduada em Deficiência Múltipla pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Especialista em Psicomotricidade pelo IBMR Centro Universitário; Especialista em Deficiência Visual pelo IBC/MEC; Graduada em Pedagogia e Orientação Educacional pela Universidade Federal Fluminense; Implantou a Deficiência Múltipla no IBC e atua nessa área há mais de 30 anos; Ministra cursos e palestras nas áreas da Deficiência Múltipla numa perspectiva Ecológica Funcional e de Práticas Educativas para uma Vida Independente (IBC/DPPE/DEA). Foi Coordenadora da Deficiência Múltipla, Chefe da Divisão de Orientação e Atendimento/DMR e Diretora interina do DMR. É Professora do Instituto Benjamin Constant, atuando atualmente com a deficiência múltipla na Educação Infantil e membro da Comissão do Livro Tátil e do Grupo de Pesquisas e Estudos na área da Surdocegueira.
- O processo educacional, o aluno com deficiência visual e as Práticas Educativas para uma Vida Independente.
- A criança com deficiência visual.
- Conceituação de Educação e PEVI.
- Estratégias metodológicas.
- Instalação de novos comportamentos.
- Como é que a gente aprende.
- Aspectos funcionais e sociais das PEVIs.
- Demonstrações práticas em PEVI.
- As PEVIs e o mundo atual.
- As PEVIs e a família.
- ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. Campinas, SP: Papirus, 2000.
- ______. Cenas da vida. Campinas, SP: Papirus, 2001.
- ______. Ao professor, com meu carinho. Campinas, SP: Versus, 2004.
- BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Deficiência visual: reflexão sobre a prática pedagógica. São Paulo: Laramara, 1997.
- ______. O desenvolvimento integral do portador de deficiência visual: da intervenção precoce a integração escolar. 2. ed. MS:Plus, 1993.
- BUSCAGLIA, Leo C. Os deficientes e seus pais. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1993.
- GLAT, Rosana; KADLEC, Verena Pamela Seidl. A criança e suas deficiências: metódos e técnicas de atuação pedagógica. Rio de Janeiro: Agir, 1984.
- GONZALES, Miguel. Você não é uma ilha: dinâmica de grupo. São Paulo: Paulinas, 1993.
- JOHNSON A JOHNSON. Butantã, SP: JOHNSON A JOHNSON do Brasil Indústria e Comércio de Produtos para saúde Ltda, 2015. Disponível em: < https://www.jnjbrasil.com.br/>. Acesso em: 19 ago. 2015.
- JESUS, Elisabeth F. Apostila de Atividades da vida diária. Rio de Janeiro:Instituto Benjamin Constant, 1994.
- MEYER, Ivanise C. R. Brincar e viver: projetos em educação infantil. Rio de Janeiro:Wak, 2003.
- PANYAN, Marion C. Manipulação do comportamento, modificação de comportamento, novos modos de ensinar habilidades. Tradução de Waldir Bettoi. São Paulo: EPU, 1974. 44p.
- SINASON, Valerie. Compreendendo seu filho deficiente. Rio de Janeiro: Imago, 1993.
- WINDHOLZ, Margarida Hofman. Passo a passo, seu caminho. São Paulo: EDICON, 1988.
- ALBAUT, Corinne. 12 menus para pequenos chefs. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.
- ALEGRIA, João. Come-Come: pais e filhos na cozinha. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
- CAVACO, Nora. Minha criança é diferente? Diagnóstico, prevenção e estratégias de intervenção e inclusão das crianças autistas e com necessidades educacionais especiais. Rio de Janeiro: WAK, 2014.
- KARMEL, Annabel. Minhas receitas prediletas. Tradução de Cynthia Costa. São Paulo: Publifolha, 2010.
- SALLES, Nenzinha Machado. Sebastiana quebra-galho: um guia pratico para o dia a dia das donas de casa. 7. ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2010.
- SMALLIN, Donna. Organize-se num minuto: 500 dicas para pôr em ordem sua vida. São Paulo: Gente, 2005.
- ZATZ, Lia. Adélia Cozinheira. Ilustraçoes de Luise Weiss. 1. ed. São Paulo: WGProduto, 2010.
- MANUAL de receitas da Magali. São Paulo: Globo: M. de Sousa, 2001. 225p., il. col., 20 cm. ISBN 8525032999 (broch.)
Redes Sociais