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Oficina: Elaboração de Gráficos Táteis – Turma 1

Avaliação do Usuário: 1 / 5

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Publicado: Sexta, 31 de Agosto de 2018, 10h51 | Última atualização em Quarta, 14 de Novembro de 2018, 10h16 | Acessos: 2080
Público: Pessoas com interesse na área de editoração de textos em braille.
 
Ementa: Exercícios de elaboração de gráficos táteis com o uso do software MONET. 
 
Objetivo: Capacitar o participante a usar o software para impressão de gráficos táteis com uso da impressora braille.
 
Carga horária total: 16 horas/aula
 
Pré-requisitos: Conhecimento básico do Sistema Braille; conhecimento básico de informática.
 
Nº de vagas: 20
 
Período da oficina: 14 e 15/03/2019.
 
Horário: de 8 às 15:50 horas.
 
Período de pré-inscrição: de 12/12/2018 a 13/01/2019.
 
Documentos Obrigatórios:
 
Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. O interessado que solicitar o alojamento deverá enviar, juntamente com a ficha de pré-inscrição e a documentação relacionada como obrigatória, um comprovante atualizado (mês da pré-inscrição ou o mês anterior) de residência. Ler o item “Leitura obrigatória”.
 
Para certificação: Frequência integral e entrega à DEA do formulário de avaliação de reação / satisfação identificado e preenchido.
 
Professor: Thiago Ribeiro Duarte
 
Breve currículo:
 
Graduado em Educação Artística (2004) e especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2012) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), possuindo diversos cursos na área de deficiência visual, como: Braille (2003); Adaptação de Textos e Livros para Transcrição no Sistema Braille (2005); Capacitação de Profissionais para Produção de Textos em Braille (2006); Curso de Transcrição e Impressão de Textos em Braille (2006). Atuou como transcritor Braille no IBC entre 2003 e 2006, atuou também como designer na adaptação de livros didáticos no PNLD de 2009 a 2012. Atuou como consultor Braille na OSCIP Acessibilidade Brasil, como Consultor especialista para adaptação de materiais técnico-didáticos em formato acessível, a serem distribuídos nos Sistemas de Ensino (Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Tecnologia – OEI). Autor do artigo “Construção de Métodos para Criação de Gráficos Acessíveis a Pessoas com Deficiência Visual: Utilizando o Monet”, publicado no livro “Práticas Pedagógicas no Cotidiano Escolar: desafios e diversidade” (2014). Atualmente é professor de Braille do Instituto Benjamin Constant.
 
Programa:
 
Desenhos computadorizados em forma tátil: Programa MONET.
  1. – Conhecendo o programa.
  2. – Formato.
  3. – Aprendendo a usar o MONET.
    1. – Visualização.
  • Folha quadriculada.
  • Esconder folha quadriculada.
  • Zoom.
  • Desenhar.
  • Importar imagem.
  • Filtros.
  • Ferramentas de tratamento da imagem.
  • Desenhar gráfico de barras.
  • Desenhar gráfico de função.
  • Definir página como paisagem.
  • Definir resolução para o Braille Fácil.
  • Camadas.
  • Clipart.
 
Metodologia: Pequena apresentação do programa e exercícios práticos no laboratório.
 
Avaliação: Não há.
 
Bibliografia:
 
Barbosa, P. M., Borges, J. A., Jansen, L. R., Lyrio, S. B – DESENVOX – Computer tools to teach basic geometry and drawing for visually impaired students in Brazil – International Congress on Mathematical Education – Monterrey, Mexico – Jul/2008 
 
Borges, J. A - Dosvox – um novo acesso dos cegos à cultura e ao trabalho – Revista Benjamin Constant – IBCENTRO/MEC - n° 3 – maio de 1996 
 
_________ e Chagas Jr., G.J.F. - Impressão Braille no Brasil: o papel do Braivox, Braille Fácil e Pintor Braille - Anais do I Simpósio Brasileiro sobre Sistema Braille - Salvador - Setembro/2001 
 
_________ e Jensen, L.R.- Cegos e Computador: Uma Interação que Explora o 
Potencial do Desenho - Anais do SEMENGE'99 - Universidade Federal Fluminense - Niterói – 1999 
 
BRASIL. Ministério da Educação. Grafia Braille para a Língua Portuguesa / Secretaria de Educação Especial − Brasília: MEC; SEESP, 2002. 
 
_________ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 
 
_________ Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial - MEC/SEESP, 2001. 
_________ Normas Técnicas para a produção de textos em Braille/Secretaria de Educação Especial. − Brasília: MEC; SEESP, 2002 70 p. 
 
JESUS, Amélia P. de; ALMEIDA, Ana Maria de; FERREIRA, Elise de M. B.; MONTEIRO, Margarida A.; DALMOLIN, Maristela; CHIMENTI, Regina M. F. e ALJAN, Valéria R. C. Sugestões de Adaptação de Textos e Livros Didáticos em Braille. Instituto Benjamin Constant, Rio de Janeiro: 2005.
 
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