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Oficina de Matemática

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Publicado: Sexta, 31 de Agosto de 2018, 10h35 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2019, 12h09 | Acessos: 2351

Público: Professores ou graduandos de Matemática; pedagogos ou graduandos de Pedagogia; professores que atuam no primeiro segmento do Ensino Fundamental, no Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) ou na área da deficiência visual.

Ementa: Recursos didáticos, metodologia e materiais adaptados para o ensino de geometria e aritmética para alunos com deficiência visual.

Objetivos: Demonstrar metodologias de ensino-aprendizagem para alunos com deficiência visual. Mostrar os recursos pedagógicos utilizados pelos alunos com deficiência visual.

Carga horária total: 8 horas/aula.

Pré-requisitos: Não há.

Nº de vagas: 20.

Período da oficina: 30/04/2019.

Horário: de 8 às 16:30 horas.

Período de pré-inscrição: de 21/01 a 24/02/2019.
 
Documentos obrigatórios: 

  • Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
  • Documento de identidade.
  • Certificado de conclusão de graduação no curso de Pedagogia ou de licenciatura em Matemática ou Declaração de matrícula no curso de graduação em Pedagogia ou licenciatura em Matemática emitida pela instituição de ensino ou Declaração da escola de que atua no primeiro segmento do ensino fundamental, no AEE ou em SRM. Será aceito ainda certificado de conclusão de curso de Formação de Professores (Antigo curso Normal).
  • Foto 3 x 4 recente.

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento:

  1. Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. O interessado que solicitar o alojamento deverá enviar, juntamente com a ficha de pré-inscrição e a documentação relacionada como obrigatória, um comprovante atualizado (mês da pré-inscrição ou o mês anterior) de residência. Ler o item “Leitura obrigatória”.
  2. Somente terá direito ao alojamento o interessado que se inscrever em no mínimo duas oficinas consecutivas nessa semana (29/04 a 03/05/2019).
  3. Terá prioridade no alojamento o participante que se inscrever nas três oficinas.
  4. O alojamento estará disponível da manhã do primeiro dia de aula até 12 horas do dia subsequente ao último dia de aula (das oficinas em que o participante estiver matriculado).
  5. Para inscrição nas oficinas o interessado deve pertencer ao público alvo de cada uma delas isoladamente.
  6. Os certificados serão emitidos por oficina.
  7. É obrigatória a leitura das normas do alojamento.

Para certificação: Frequência integral e envio, no prazo que será indicado por e-mail, à DEA do formulário de avaliação de reação/satisfação identificado e preenchido.

Professora: Tânia Maria Moratelli Pinho.

Breve currículo: http://lattes.cnpq.br/2494931306722060

  • Mestra do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense, turma 2014. Está desenvolvendo uma pesquisa no Instituto Benjamin Constant com vistas a produção de material pedagógico de Matemática para deficientes visuais, que culminará na publicação de um livro que será o produto final da dissertação do Mestrado. Graduada em Matemática e pós- graduada em Educação Matemática pela Fundação Educacional Unificada Campograndense. Professora regente, concursada, de Matemática no 2º segmento do ensino fundamental no Instituto Benjamin Constant (IBC) desde 2007. Artigo registrado na Biblioteca Nacional, nº 682.671, livro 1.317, folha 94, sob o título: O teclado do computador como facilitador da escrita braille.

Programa:

     1. Operações matemáticas:

  • As quatro operações com números naturais: ideias das operações na resolução de problemas e algoritmos.
  • Números racionais positivos: frações (conceito e operações), números decimais (conceito e operações).
  • Equação: noções preliminares.

     2. Geometria:

  • O uso do origami para trabalhar geometria com deficientes visuais.
  • Geometria plana: entes primitivos, segmentos de reta, semirreta e reta, polígonos.
  • Geometria espacial: faces, arestas e vértices de formas espaciais não arredondadas e corpos redondos.


Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:

CAMPOS, Marília Lopes et all. Oficinas de ensino. Rio de Janeiro, 2010.

CARDOSO, Virgínia Cardia. Materiais didáticos para as quatro operações. IME - USP.

HERRERO, M. Jesús Presentación. A educação de alunos com necessidades especiais. Bauru, SP, EDUSC, 2000.

IMENES, Luiz Márcio. Geometria das dobraduras. Scipione, São Paulo, 1998.

PONTE, João Pedro da et all. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte, 2003.

RAMOS, Luzia Faraco. Aventura decimal. São Paulo, 1999.

SÁ, Ilídio Pereira de. A magia da matemática. Rio de Janeiro, 2010.

SEGADAS, Claudia et al. Atividades matemáticas para deficientes visuais. Rio de Janeiro, IM/ UFRJ, 2010. 

SMOLE, Kátia Stocco et all. Materiais manipulativos para o ensino das quarto operações básicas. Mathema, São Paulo 2012.

SOUZA, Eliane Reame de Souza et all. A matemática das sete peças do Tangram. IME - USP.

TOLEDO, Marília et all. A Construção da Matemática. Como dois e dois. FTD, São Paulo, 1997.

 

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