Oficina de Geografia
Público: Professores ou graduandos de Geografia; pedagogos ou graduandos de Pedagogia; professores que atuam no primeiro segmento do Ensino Fundamental, no Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) ou na área da deficiência visual.
Ementa: Recursos didáticos, metodologia e materiais adaptados para o ensino de Geografia para alunos com deficiência visual.
Objetivos: Demonstrar metodologias de ensino-aprendizagem para alunos com deficiência visual. Mostrar os recursos pedagógicos utilizados pelos alunos com deficiência visual. Identificar as formas de representação para indivíduos com deficiência visual.
Carga horária total: 8 horas/aula.
Pré-requisitos: Não há.
Nº de vagas: 20
Período da oficina: 29/04/2019.
Horário: de 8 às 15:50 horas.
Período de pré-inscrição: de 21/01 a 24/02/2019.
Documentos obrigatórios:
- Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
- Documento de identidade.
- Certificado de conclusão de graduação no curso de Pedagogia ou de licenciatura em Geografia ou Declaração de matrícula no curso de graduação em Pedagogia ou licenciatura em Geografia emitida pela instituição de ensino ou Declaração da escola de que atua no primeiro segmento do ensino fundamental, no AEE ou em SRM. Será aceito ainda certificado de conclusão de curso de Formação de Professores (Antigo curso Normal).
- Foto 3 x 4 recente.
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes
Alojamento:
- Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. O interessado que solicitar o alojamento deverá enviar, juntamente com a ficha de pré-inscrição e a documentação relacionada como obrigatória, um comprovante atualizado (mês da pré-inscrição ou o mês anterior) de residência. Ler o item “Leitura obrigatória”.
- Somente terá direito ao alojamento o interessado que se inscrever em no mínimo duas oficinas consecutivas nessa semana (29/04 a 03/05/2019).
- Terá prioridade no alojamento o participante que se inscrever nas três oficinas.
- O alojamento estará disponível da manhã do primeiro dia de aula até 12 horas do dia subsequente ao último dia de aula (das oficinas em que o participante estiver matriculado).
- Para inscrição nas oficinas o interessado deve pertencer ao público alvo de cada uma delas isoladamente.
- Os certificados serão emitidos por oficina.
- É obrigatória a leitura das normas do alojamento.
Para certificação: Frequência integral e envio, no prazo que será indicado por e-mail, à DEA do formulário de avaliação de reação/satisfação identificado e preenchido.
Professor: Robson Lopes de Freitas Junior.
Breve currículo:
Doutorando em Geografia (UERJ), mestre em Geomatica (UERJ), especialista em Gestão Ambiental (UFRJ) e graduado em Geografia (UFF). Possui experiência na área de cartografia, geotecnologias e ensino de Geografia. Atualmente é professor do Instituto Benjamin Constant com destaque para a docência de Geografia para alunos com deficiência visual, produção de material didático e elaboração de mapas táteis. Também presta consultoria no DPME-IBC (Divisão de Pesquisa e Produção de Material Especializado) na produção de mapas táteis.
Programa:
- Motivações para ensinar Geografia.
- O que é Geografia?
- Por que ensinar e aprender Geografia?
- Curiosidade no ensino de Geografia.
- Geografia – práticas e textualizações no cotidiano.
- A alfabetização cartográfica.
- O fato geográfico.
- Trabalhos de campo.
- Representações do espaço para cegos e videntes.
- Maquetes.
- Mapas táteis.
- Materiais táteis.
- Atividades de Geografia:
- Brincando com a lateralidade.
- Construindo a nossa escala.
- O QUIZZ Geográfico.
Metodologia: aulas teóricas e atividades práticas.
Avaliação: não há.
Bibliografia:
ALMEIDA, Rosângela Doin de. O espaço geográfico: ensino e representação. ED. Contexto. 2008.
ANTUNES, Celso; SELBACH, Simone. Geografia e Didática. Ed. Vozes. 2010.
CASTELLAR, Sonia. Educação geográfica: teorias e práticas docentes – São Paulo: Contexto, 2007.
CARLOS, Ana Fani Alessandro. A Geografia na Sala de Aula. 8º ed. 3º reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009.
CASTROGIOVANNI, A.C.; CALLAI, H. C. Ensino de Geografia – práticas e textualizações do cotidiano. Ed. Mediação. 2002.
GUIMARÃES, Márcia Noêmia. Os diferentes tempos e espaços do homem: atividades de geografia e história para o ensino fundamental. Ed. Cortez. 2006.
LESANN, Janine. Geografia no ensino fundamental I. Belo Horizonte, MG: Ed. Fino Traço. 2011.
NOGUEIRA, Ruth E. Motivações Hodiernas para Ensinar Geografia – representações do espaço para visuais e invisuais. Florianópolis. 2009.
SAMPAIO, Adriany de Ávila; SAMPAIO, Antonio Carlos Freire. Ler o mundo com as mãos e Ouvir com os olhos. Reflexões sobre o Ensino de Geografia em tempos de inclusão. Uberaba, 2011.
SILVA, Léa Stahlshmidt P. LOPES, Jader, Janer Moreira. Diálogos de pesquisa sobre crianças e infâncias. Niterói: Editora da UFF, 2010.
VENTORINI, Silvia Helena. A experiência como fator determinante na representação espacial da pessoa com deficiência visual. São Paulo, SP. Martins Fontes. 2005.
Redes Sociais