Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Conteudo do Menu Superior > Servicos do IBC > Núcleo de Apoio à Inclusão no Trabalho > Cursos presenciais > Introdução às Técnicas de Leitura e de Escrita no Sistema Braille – Turma 2
Início do conteúdo da página

Introdução às Técnicas de Leitura e de Escrita no Sistema Braille – Turma 2

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Sexta, 31 de Agosto de 2018, 09h26 | Última atualização em Sexta, 19 de Julho de 2019, 13h43 | Acessos: 2137

Público: Professores ou acadêmicos da área de Educação; profissionais técnicos que atuem ou desejem atuar na área da deficiência visual.

Observação: Terá prioridade na matrícula o interessado que comprovar que já atua na área.

Ementa: A origem do Sistema Braille e sua importância no processo de emancipação da pessoa com deficiência visual. O instrumental necessário para a escrita em braille. Identificação e representação dos caracteres braille na leitura e na escrita de textos. Introdução à simbologia matemática. Leitura e transcrição de textos para o Sistema Braille.

Objetivo: Transmitir conhecimentos básicos sobre o Sistema Braille que permitam aos participantes melhorarem suas condições de atendimento às pessoas com deficiência visual em seu processo de inclusão social e educacional.

Importante: A carga horária do curso não contempla o ensino do braille através da leitura tátil.

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisitos:

  • Para pessoas cegas: prévio domínio da leitura tátil.
  • Para pessoas com baixa visão: prévio domínio da leitura tátil ou ter acuidade visual suficiente para leitura do braille (ponto e interponto) em relevo; a DCRH não possui recursos ópticos para empréstimo ao cursista.

Nº de vagas: 25

Período do curso: de 23 a 27/09/2019.

Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.

Período de pré-inscrição: de 24/06 a 21/07/2019.

Documentos obrigatórios:

  • Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
  • Documento de identidade.
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio.
  • Foto 3 x 4 recente.
  • Obs. Declaração da instituição informando que o interessado neste curso atua na área da deficiência visual: a apresentação deste documento não é obrigatória, mas priorizará a matrícula no curso.

Leitura obrigatória:Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. O interessado que solicitar o alojamento deverá enviar, juntamente com a ficha de pré-inscrição e a documentação relacionada como obrigatória, um comprovante atualizado (mês da pré-inscrição ou o mês anterior) de residência. Ler o item “Leitura obrigatória”.

Para certificação: Frequência mínima de 75%, média (nota final) igual ou superior a 6,0 (seis) e envio, no prazo que será indicado por e-mail, à DEA do formulário de avaliação de reação/satisfação identificado e preenchido.

Professora: Maria Luzia do Livramento.

Breve currículo:
Graduada em Psicologia pelas Faculdades Integradas Celso Lisboa (1989). Fez o Curso Especialização de Professores na Área da Deficiência da Visão do Instituto Benjamin Constant (IBC) em 1990. Concluiu o Curso de Formação de Professores no Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral no ano de 1984. Foi revisora de textos em braille, nos períodos de 1993 a 2001 e 2004 a 2009 no IBC. Foi revisora de textos em braille na Associação Macaense de Apoio aos Cegos no período de 2002 a 2003. Atualmente é professora de braille do Instituto Benjamin Constant, aprovada no concurso público de 2009.


Programa:

  1. Breve histórico do Sistema Braille.
  2. Instrumentos utilizados para a escrita.
  3. O Sistema Braille.
  4. Sinais exclusivos do Sistema Braille.
  5. Transcrição de palavras, frases e pequenos textos.
  6. Simbologia matemática.
    • numerais indo-arábicos, romanos, ordinais, decimais e fracionários.
    • representação das operações fundamentais.
    • representação de datas e telefones.
  7. Leitura de textos sem e com interponto.

Metodologia: Aulas teóricas e práticas. Será utilizado nas atividades de leitura e de escrita, assim como nas avaliações, apenas o sistema braille em relevo.

Avaliação: Contínua (1 trabalho escrito e 1 de leitura realizados ao longo curso).

Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Grafia Braille para a Língua Portuguesa. Brasília: SEESP, 2006.
Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/textosbraile.pdf>.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille. Brasília: SEESP, 2006.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/textosbraile.pdf>.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa – CMU. Brasília: SEESP, 2006.

Fim do conteúdo da página