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Introdução aos Aspectos Educacionais na Surdocegueira – Turma 2

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Publicado: Quinta, 30 de Agosto de 2018, 16h21 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2019, 12h39 | Acessos: 2160

Público: Profissionais com graduação completa e interesse na área.

Observação: Terão prioridade na matrícula os profissionais que comprovarem graduação nas áreas da Educação e da Saúde.

Ementa: Introdução e Estado da Arte. Classificação e Etiologias. Possibilidades educacionais na Surdocegueira Congênita. Possibilidades educacionais na surdocegueira adquirida. Fundamentação teórica. Cognição tátil. A família e a surdocegueira. A importância de formar uma equipe multidisciplinar. O Programa de Atendimento e Apoio ao Surdocego do IBC – PAAS.

Objetivos: Levar ao conhecimento e sensibilizar profissionais em relação aos requisitos básicos necessários para uma intervenção pedagógica na surdocegueira; despertar o interesse pelos estudos e pesquisas na área; incentivar os profissionais para a importância de formar equipes multidisciplinares para atuarem com esta população; promover o debate acerca de políticas públicas específicas para pessoas com surdocegueira.

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisitos: Não há.

Nº de vagas: 25

Período do curso: de 07 a 11/10/2019.

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Período de pré-inscrição: de 01/07 a 04/08/2019.

Documentos obrigatórios:

  • Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
  • Documento de identidade.
  • Certificado de conclusão de curso de graduação.
  • Foto 3 x 4 recente.
  • Obs. Certificado de conclusão de curso de graduação nas áreas da Educação e da Saúde: a apresentação deste documento não é obrigatória, mas priorizará a matrícula no curso.
    .

Leitura obrigatória:Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. O interessado que solicitar o alojamento deverá enviar, juntamente com a ficha de pré-inscrição e a documentação relacionada como obrigatória, um comprovante atualizado (mês da pré-inscrição ou o mês anterior) de residência. Ler o item “Leitura obrigatória”.

Para certificação: frequência mínima de 75% e envio, no prazo que será indicado por e-mail, à DEA do formulário de avaliação de reação/satisfação identificado e preenchido.

Professora: Marcia Noronha de Mello.

Breve currículo:
Doutoranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá - UNESA (Representações Sociais e Práticas Educacionais), Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá - UNESA (Políticas Públicas e Gestão). Especialização em Saúde Mental da Infância e da Adolescência pela Santa Casa de Misericórdia (CESANTA). Graduada em História pela Universidade Santa Úrsula (USU). Professora e pesquisadora na área de Surdocegueira atual Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas da Divisão de Pesquisa, Documentação e Informação do Instituto Benjamin Constant (IBC).

Programa:

  1. Conceito e Classificação.
  2. Principais causas e implicações da surdocegueira.
  3. Técnicas e possibilidades educacionais na surdocegueira congênita e adquirida: fundamentos teóricos e metodológicos.
  4. Saúde mental e qualidade de vida na surdocegueira.
  5. A mediação na surdocegueira: o professor mediador e o guia-intérprete.
  6. As tecnologias assistivas e educacionais e sua aplicação em espaços formais e não formais de educação.
  7. Políticas Públicas de Inclusão e suas relações com a surdocegueira.

Obs: A ordem dos conteúdos e as vivências poderão ser alteradas de acordo com a dinâmica das turmas.

Metodologia: Aulas expositivas teóricas e práticas. Experiências sensoriais com uso de tampões, vendas e bengalas. Uso de recursos audiovisuais: vídeos e slides. Estudos de caso.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:
CADER-NASCIMENTO, Fatima Ali Abdalah Abdel. Descobrindo a surdocegueira: educação e comunicação. São Carlos, SP: EDUFSCar, 2005. 78p. Bibliografia: p. [69]-78. ISBN 85-76000512.

MASINI, Elcie F. Salzano (Org.). Do sentido, pelos sentidos, para o sentido: sentidos das pessoas com deficiência sensorial. Niterói: Hipertexto; São Paulo: Vetor, 2002. 304p.

________. Educação e alteridade: deficiências sensoriais, surdocegueira, deficiências múltiplas. São Paulo: Vetor, 2011.

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