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Introdução à Orientação e Mobilidade em Contextos não Escolares - Turma 1

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Publicado: Quinta, 30 de Agosto de 2018, 15h49 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2019, 12h16 | Acessos: 2330

Público: Professores ou acadêmicos da área da Educação; profissionais com graduação na área da Saúde ou acadêmicos dessa área.

Ementa: Histórico e conceituação de Orientação e Mobilidade (OM); técnicas de mobilidade dependente e independente.

Objetivo: Propiciar aos participantes conhecimentos e técnicas básicas de Orientação e Mobilidade que contribuam na sua atuação para o processo de inclusão da pessoa com deficiência visual.

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisitos: O participante deverá ter mobilidade própria.

Nº de vagas: 26

Período do curso: de 24 a 28/06/2019.

Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.

Período de pré-inscrição: de 25/03 a 23/04/2019.

Documentos obrigatórios:

  • Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
  • Documento de identidade.
  • Certificado de conclusão de graduação no curso de Pedagogia ou em curso de Licenciatura ou certificado de conclusão de curso de graduação na área da Saúde ou declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado em curso de Pedagogia ou de Licenciatura ou da área da Saúde. Será aceito ainda certificado de conclusão de curso de Formação de Professores (Antigo curso Normal).
  • Foto 3 x 4 recente.

Leitura obrigatória:Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. O interessado que solicitar o alojamento deverá enviar, juntamente com a ficha de pré-inscrição e a documentação relacionada como obrigatória, um comprovante atualizado (mês da pré-inscrição ou o mês anterior) de residência. Ler o item “Leitura obrigatória”.

Para certificação: frequência mínima de 75% e envio, no prazo que será indicado por e-mail, à DEA do formulário de avaliação de reação/satisfação identificado e preenchido

Professores: Thiago Parreira Sardenberg Soares e Paula da Hora Braz da Silva

Breve currículo:
Thiago Parreira Sardenberg Soares - Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA); Mestre em Educação pela mesma Universidade (UNESA – 2018); Pós-graduado em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Visual pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO – 2010) e em Neurologia e Neurofisiologia Aplicadas à Reabilitação pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR – 2009); Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ – 2016) e em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA – 2007). Docente do Instituto Benjamin Constant desde 2013, na área de Orientação e Mobilidade, lotado no Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação. É parecerista ad hoc da Revista Benjamin Constant. Participou da elaboração do Projeto Político Curricular do Curso Técnico em Massoterapia do Instituto Benjamin Constant em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ – 2011 a 2013). Foi Fisioterapeuta da Delegação Brasileira Feminina de Goalball (2011 a 2013), integrante da Delegação Brasileira nas Paralimpíadas de Londres (2012) e Assistente de Pesquisa do Estudo Multicêntrico de Prevalência de Incapacidades dos municípios de Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Niterói, Petrópolis e Volta Redonda promovidos pela Associação Fluminense de Reabilitação (2005 a 2008).

Paula da Hora Braz da Silva – Educadora Física e Pós–graduada em Anatomia e Biomecânica do Sistema Locomotor pela UNISUAM; Professora de Orientação e Mobilidade do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação do Instituto Benjamin Constant. Membro da Comissão de Acessibilidade do IBC.

Programa:

  1. Histórico.
  2. Conceituação de Orientação e Mobilidade.
  3. Técnicas de orientação e mobilidade:
    • Técnicas de Guia Vidente (GV).
    • Técnicas de Auto Proteção (AP).
    • Introdução à Bengala Longa (BL): varredura, toque, diagonal, diagonal com guia vidente, diagonal com rastreamento, diagonal com toque, deslize, portas, detecção e exploração de objetos, subir e descer escadas.

Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas.

Avaliação: Não há

Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Orientação e Mobilidade: Projeto Ir e Vir. Brasília: MEC, SEESP, 2002.

FELIPPE, João Álvaro de Moraes [et. al.]. Caminhando Juntos: Manual das Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade. Brasília: MEC, SEESP, 56.: II, 2003. 

MACHADO, Edileine Vieira [et. al.]. Orientação e Mobilidade: Conhecimentos básicos para a inclusão do deficiente visual. Brasília: MEC, SEESP, 2003.

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