Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Fonoaudiologia Escolar na Área da Deficiência Visual

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Quinta, 30 de Agosto de 2018, 15h29 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2019, 12h24 | Acessos: 2058

Público: Profissionais com graduação completa (qualquer área) e acadêmicos de curso de graduação em Licenciatura, Pedagogia ou Fonoaudiologia.Observação: Terão prioridade na matrícula professores e acadêmicos (a partir do 6º período) de cursos de graduação em Licenciatura ou em Pedagogia, fonoaudiólogos e acadêmicos (a partir do 6º período) do curso de graduação em Fonoaudiologia, além de outros profissionais, com graduação completa, que comprovem atuação nas instituições/sistemas de ensino.

Ementa: Conceituação do desenvolvimento da linguagem oral e escrita e suas peculiaridades na deficiência visual. Fonoaudiologia escolar.

Objetivo: Proporcionar aos alunos informações sobre a atuação fonoaudiológica na deficiência visual, possibilitando aos profissionais da área da educação e da saúde instrumentais de prevenção, diagnóstico e reabilitação nos distúrbios da comunicação. 

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisitos: Não há.

Nº de vagas: 25

Período do curso: de 26 a 30/08/2019.

Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.

Período de pré-inscrição: de 27/05 a 23/06/2019.

Documentos obrigatórios:

  • Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
  • Documento de identidade.
  • Certificado de conclusão de curso de graduação na área da Educação ou em Fonoaudiologia ou ainda declaração de matrícula, a partir do 6º período, em curso de Fonoaudiologia.
  • Foto 3 x 4 recente.

Obs. A apresentação dos documentos abaixo priorizará a pré-inscrição no curso, na seguinte ordem:

  1. Certificado de conclusão de curso de graduação em Licenciatura ou Pedagogia ou Fonoaudiologia;
  2. Declaração de matrícula (a partir do 6º período) em curso de graduação em Licenciatura ou Pedagogia ou Fonoaudiologia;
  3. Para os que atuam na área da Educação: além do certificado de conclusão de graduação (em qualquer área), declaração emitida por unidade do sistema de ensino que comprove sua atuação;
  4. Profissionais com outras graduações.

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. O interessado que solicitar o alojamento deverá enviar, juntamente com a ficha de pré-inscrição e a documentação relacionada como obrigatória, um comprovante atualizado (mês da pré-inscrição ou o mês anterior) de residência. Ler o item “Leitura obrigatória”.

Para certificação: frequência mínima de 75% e envio, no prazo que será indicado por e-mail, à DEA do formulário de avaliação de reação/satisfação identificado e preenchido

Professoras: Juliana de Sá Machado Guilam

Breve currículo:
Mestre em Fonoaudiologia (UVA); Especialista em Distúrbios da comunicação (PUC-SP). Graduada em Fonoaudiologia (UFRJ). Fonoaudióloga do Espaço Fonoaudiológico e Pedagógico. Fonoaudióloga do Instituto Benjamin Constant.

Programa:

  1. Conceito de deficiência visual
  2. Habilidades comunicativas
  3. Habilidades auditivas
  4. Desenvolvimento cognitivo e da linguagem oral
  5. Distúrbios da linguagem oral
  6. Transtorno do Espectro Autista
  7. Mediação escolar
  8. Desenvolvimento psicomotor
  9. Desenvolvimento da linguagem escrita
  10. Transtornos da linguagem escrita
  11. Fonoaudiologia e pedagogia
  12. Casos escolares e clínicos - cid

Metodologia: Aulas teóricas.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:

Fim do conteúdo da página