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Diálogos entre Arte-Educação e Deficiência Visual

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Publicado: Quinta, 30 de Agosto de 2018, 14h41 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2019, 19h56 | Acessos: 2846

Público: Profissionais e estudantes de cursos de graduação interessados em conhecer o trabalho do ensino de arte para pessoas com deficiência visual. Será dada prioridade aos profissionais e estudantes das áreas das ciências humanas.

Ementa: Apresentação da Arte como um recurso indispensável na educação da pessoa com deficiência visual. Serão abordadas as linguagens das Artes Visuais, Artes Cênicas e da Música adaptadas para a pessoa com deficiência visual.

Objetivo: Estabelecer diálogos entre conhecimentos e práticas das áreas da deficiência visual e da arte-educação através de abordagens lúdicas e reflexivas.

Eixos estruturantes do curso:
- Corpo, Arte e Deficiência Visual
- Cultura Popular e Deficiência Visual
- Narratividades Poéticas e a Deficiência Visual

Carga horária total: 40 horas/aula

Pré-requisitos: não há

Nº de vagas: 25

Período do curso: de 08 a 12/07/2019.

Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 12 horas.

Período de pré-inscrição: de 08/04 a 05/05/2019.

Documentos obrigatórios:
Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
• Documento de identidade.
• Certificado de conclusão de curso de graduação ou de matrícula em curso de graduação. Será dada prioridade a profissionais e alunos de cursos das áreas das ciências humanas.
• Foto 3 x 4 recente.

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. O interessado que solicitar o alojamento deverá enviar, juntamente com a ficha de pré-inscrição e a documentação relacionada como obrigatória, um comprovante de sua residência. Ler o item “Leitura obrigatória”.

Para certificação: Frequência mínima de 75% e envio, no prazo que será indicado por e-mail, à DEA do formulário de avaliação de reação/satisfação identificado e preenchido.

Professoras: Arheta Ferreira de Andrade, Cláudia Maria Monteiro Sant´Anna, Glauce Mara Gabry de F. Arder, Luciana Bernadinello e Marlíria Flávia Coelho da Cunha.

Breve currículo:
- Arheta Ferreira de Andrade: Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO (2016), com pesquisa na área da surdocegueira; Mestre em Educação pela PUC-Rio (2008), com pesquisa na área da educação especial; Especialista em Acessibilidade Cultural pela UFRJ (2014); Especialista em Ensino da Arte pela UFPE (2005); Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela UFPE (2002). Atualmente é professora de Artes Cênicas do Instituto Benjamin Constant, lotada no Departamento de Educação. Possui experiência nos campos da arte-educação, da educação especial, do ensino de teatro, da deficiência visual, da surdocegueira e da acessibilidade cultural. Desde 1998 desenvolve atividades artísticas e docentes, atuando em diferentes instituições culturais e de ensino, particulares e públicas, bem como em ONGs e movimentos sociais e populares.

- Cláudia Maria Monteiro Sant`Anna: Pós-Graduada em psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes (2009). Formada em Educação Artística com habilitação em Música pela UNIRIO (1995). Concluiu o curso de Braille e musicografia Braille no IBC (1992). Professora de Educação Musical do 1º e 2º segmentos do IBC, desde 2006.

-- Glauce Mara Gabry de F. Arder: Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense UFF (2018). Docente de Artes Plásticas do Instituto Benjamin Constant.

-- Luciana Bernardinello: Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Docente de Artes Plásticas do Instituto Benjamin Constant.
 
- Marlíria Flávia Coelho da Cunha: Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense UFF. Especialista em Arte-Educação pela Escolinha de Artes do Brasil e pelo Tear. Pós-graduada em alfabetização de deficientes visuais pela UNIRIO. Formada em Letras (Português-Literatura) e em Artes Cênicas pela UNIRIO. É professora de teatro do IBC desde 1993, onde já coordenou os eventos da Divisão de Cultura e Lazer do IBC.

Programa:

1) Panorama de perspectivas históricas e conceituais da arte-educação
2) Baixa-visão e cegueira: considerações gerais
3) Corpo, deficiência visual e artes da cena
4) O teatro na educação de crianças e jovens com deficiência visual
5) Corpo e som
6) Corporeidade e arte contemporânea
7) Xilogravura: cultura popular ilustrando cordéis
8) Cultura popular e inclusão: contribuições da música e da dança
9) Música, memória e reabilitação
10) Poéticas de si nas artes visuais
11) Interfaces entre os campos da arte-educação e da deficiência visual

Metodologia: Aulas teóricas e práticas.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:  

ANDRADE, Arheta. F. Surdocegueira, Cartografia e Decolonialidade. In: Psicologia Ciência e profissão, v. 38, n. 3, p. 595-610, set. 2018.

____________. A moça dos olhos de sangue. In: O Percevejo, v. 8, n.2, p. 121-143, dez. 2016.

ARDER, Glauce Mara. G. F.; DELOU, Cristina. M. C. (Orientadora) Acessibilidade cultural com xilogravura: cartilha para o desenvolvimento criativo de estudantes com deficiência visual. Rio de Janeiro, 2018. Dissertação do curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.

CUNHA, Marlíria Flávia C. A expressão corporal e o deficiente visual. Nossos meios: Revista Benjamin Constant, 2004.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. O que é filosofia? Tr. Bento Prado Jr; Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FOUCALT, Michael. Os anormais. 2ª ed. Tradução de Eduardo Brandão. são Paulo, Wmf Martins Fontes, 2010.

___________. Vigiar e Punir: o nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.

FREIRE, Paulo; FREIRE, Ana Maria Araújo (Org.). Pedagogia dos sonhos possíveis. 1ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

GROSS, Leila; NOGUEIRA, Monique Andries. Ensino de Arte e inclusão: relatos de alunos com deficiência visual em aulas de artes visuais no colégio Pedro II. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 12, n.3, p. 33-59, 2016.

KASTRUP, Virgínia; POZZANA, Laura. Histórias de cegueiras. Curitiba: CRV, 2016.

MARTIN, Manuel Bueno; BUENO, Salvador Touro. Deficiência Visual. Aspectos psicoevolutivos e educativos. Livraria Santos Editora Ltda., 2003.

MASINI, Elcie F. Salzano. Perceber: raiz do conhecimento. São Paulo: Vetor, 2012.

MORAES, Márcia; KASTRUP, Virgínia. Exercícios do ver e do não ver: arte e pesquisa com pessoas com deficiência visual. Rio de Janeiro: Nau/FAPERJ, 2010, no prelo.

REILY, Lucia ET AL. O ensino de artes visuais na escola no contexto da inclusão. Cadernos Cedes, 2010.

RODRIGUES, Maria Rita C.; MORAES, Márcia. O. Considerações sobre a imitação ente jovens e crianças cegas. In: Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 7, n. 1, p. 20-37, jun. 2016.

SACCOMANI, Maria Cláudia S. A criatividade na arte e na educação escolar: uma contribuição à pedagogia histórico-crítica à luz de Georg Luckács e Lev Vigotsky. Araraquara - SP, 2014. 186f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

SOUZA, Catarina Shin Lima. Música e inclusão: necessidades educacionais especiais ou necessidades profissionais especiais, Salvador-BA, 2010, 157f. Dissertação (Mestrado em Educação Musical) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-graduação em Música.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tr. Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.

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