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Oficina de Técnicas para Criação de Documentos Digitais Acessíveis aplicadas à Deficiência Visual

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Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 14h19 | Última atualização em Segunda, 03 de Fevereiro de 2020, 09h44 | Acessos: 4025

Público:  Profissionais que atendam ou venham atender pessoas com deficiência visual.

Ementa: Aplicação de técnicas de acessibilidade na criação de documentos digitais para que possam ser acessados pela pessoa com deficiência visual.

Objetivo: Apresentar técnicas de acessibilidade para criação de documentos digitais que possam ser acessados por pessoa com deficiência visual.

Carga horária total: 8 horas/aula.

Pré-requisitos: Ensino Médio completo e conhecimentos básicos de Informática: Windows, Pacote Microsoft Office.

Nº de vagas: 20 vagas.

Data da oficina: 11/03/2020

Horário da oficina: 8 às 17 horas

Local: sala 31 / DEA

Período de pré-inscrições: 13/01 a 16/02/2020

Documentos Obrigatórios:
Formulário Google de pré-inscrição preenchido na íntegra (Conforme consta nas Orientações Gerais, os documentos devem ser anexados somente em formato do tipo PDF e todos candidatos devem ter obrigatoriamente uma conta no gmail para anexar os arquivos solicitados no formulário)
• Documento de identidade.
• Certificado de conclusão do Ensino Médio.
• Foto 3 x 4 recente.

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Requisitos para certificação: O participante deverá ter frequência integral. O IBC não abona faltas e/ou atrasos.

Pesquisa de satisfação: O participante receberá mensagem eletrônica encaminhada pela Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA/IBC) contendo link para acesso ao formulário de pesquisa de satisfação da oficina, que deve ser respondido e enviado no prazo indicado na própria mensagem. Solicita-se a todos os participantes o preenchimento do formulário; sendo este instrumento fundamental para aferição da qualidade da oficina oferecida pelo IBC (indicador de qualidade).

Instrutor: Jorge Fiore de Oliveira Junior

Breve currículo: 
Servidor Público Federal no cargo de Assistente em Administração do Instituto Benjamin Constant (IBC) desde 2004. Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Formado em Técnico em Processamento de Dados pelo Colégio Pedro II. Integrante do grupo de especialistas em acessibilidade na web do W3C Brasil. Participou na edição do E-MAG 3.0 (Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico Brasileiro). Suporte técnico especializado do Braille Fácil 4.0. Integrante do Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade da UNIRIO, possui trabalhos publicados na web na área de acessibilidade e usabilidade web. Jurado das edições do ano de 2013, 2014 e 2016 do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web (Todos@Web) organizado pelo W3C Brasil. Integrante da Comissão de Acessibilidade do IBC. Conteudista do curso a distância do IBC de Acessibilidade para Web e Documentos Digitais (2018 e 2019).

Programa:
1. Definição de idioma em documento digital
2. Formatação de texto na perspectiva da acessibilidade em documento digital
3. Criação de Listas em documento digital
4. Recomendações de acessibilidade na criação de tabelas
5. Legenda e texto alternativo em imagens
6. Recomendação com relação a uso de cor em documento digital

Metodologia: Exposição teórica e exercícios no laboratório.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:
Orientações para Criação de Documentos Acessíveis no Microsoft Word do Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO):http://nau.uniriotec.br/images/pdf/guia/v2-guiaWord.pdf
Manual de acessibilidade em documentos digitais / Bruna Poletto Salton, Anderson Dall Agnol, AlissaTurcatti. – Bento Gonçalves, RS: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, 2017.

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