Orientação e Mobilidade
Público: Profissionais com graduação completa. Terá prioridade na matrícula o interessado que comprovar que atua na área da educação ou da saúde.
Ementa: Aspectos legais da educação especial e educação inclusiva; Aspectos psicológicos da pessoa com deficiência visual; Aspectos oftalmológicos da pessoa com deficiência visual; A educação da pessoa com deficiência visual; A reabilitação da pessoa com deficiência visual; Anatomofisiologia; Histórico da Orientação e Mobilidade; Conceituação de Orientação e Mobilidade; As etapas da Orientação e Mobilidade; Os pré-requisitos da Orientação e Mobilidade; A anamnese; Técnicas de mobilidade dependente; Técnicas de mobilidade independente; Cão guia; Tecnologias assistivas; Surdocegueira; Deficiências múltiplas.
Objetivo: Este Curso de Aperfeiçoamento tem por objetivo proporcionar a formação continuada de profissionais das áreas da educação e da saúde em Orientação e Mobilidade, para o atendimento de crianças, jovens e adultos com deficiência visual na área educacional e de reabilitação.
Carga horária total: 180 horas.
Pré-Requisitos: O participante deve ter marcha independente e sem limitações funcionais.
Nº de vagas: 26 vagas
Período do curso: 02/03 a 24/08/2020. Recesso nos dias 20 e 27/07/2020. (02/03 a 17/08, de 8 às 17 h; 24/08, de 8 às 12 h)
Horário: Segundas-feiras, de 8 às 17 horas.
Período de pré-inscrição: 02/12/2019 a 05/01/2020.
Documentos obrigatórios:
• Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
• Documento de identidade.
• Certificado de conclusão de graduação.
• Foto 3 x 4 recente.
Obs. Declaração emitida pela instituição empregadora ou outro documento oficial que comprove que o interessado atua nas áreas da educação ou da saúde: a apresentação deste documento não é obrigatória, mas priorizará a matrícula no curso.
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes
Alojamento: Não será disponibilizado
Para certificação: Frequência mínima de 75% em cada Unidade e média final igual ou superior a 7,0.
Coordenadores: Regina Kátia Cerqueira Ribeiro e Thiago Sardenberg.
Professores e currículo Lattes:
Abelardo Souza Couto Junior
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9585323348571872
Adávia Fernanda Corrêa Dias da Silva
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8245207763162823
Andréa Mazzaro Almeida da Silva Santos
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6496884835296570
Bianca Della Libera da Silva
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7961261532618212
Fabiana Alvarenga Rangel
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4001137600317836
Flávia Mara Teixeira Miranda
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3607873887289695
Higor Cruz da Silva
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9449359432403681
Lisânia Cardoso Tederixe
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7635566556010713
Marcelo José Monteiro
Currículo Lattes : http://lattes.cnpq.br/0684030404176427
Nadir da Silva Machado
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9323393799080669
Paula da Hora Braz da Silva
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7791432713082051
Patrícia Ignácio da Rosa
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1802195465350740
Regina Kátia Cerqueira Ribeiro
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0095708529371820
Renato Martins Redovalio Ferreira
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1744832615471944
Sônia Regina Gomes da Rocha
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3884352701144640
Thaís Ferreira Bigate
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5768506574780710
Thalita Helena Nilander Lima
Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/3577095537276705
Thiago Parreira Sardenberg Soares
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2025511674265792
Vanessa Rocha Zardini Nakajima
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2392533138041192
Programa:
Abertura e apresentação do curso: 4 horas
Unidade I: Núcleo Básico – 72 horas
1. Concepções da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
2. Aspectos oftalmológicos nas ações de educação e de reabilitação de pessoas com deficiência visual.
3. Anatomofisiologia.
4. Aspectos psicológicos na educação e na reabilitação de pessoas com deficiência visual.
5. A educação de pessoas com deficiência visual.
6. A reabilitação da pessoa com deficiência visual.
Unidade II: Conceitos, técnicas e práticas de orientação e mobilidade – 88 horas.
1. Histórico.
2. Conceituação de Orientação e Mobilidade.
3. As etapas da Orientação e Mobilidade.
4. Os pré-requisitos:
• Área cognitiva.
• Área psicomotora.
• Área emocional.
5. A anamnese
6. Técnicas de Orientação e Mobilidade:
• Técnicas de Guia Vidente (G. V).
• Técnicas de Autoproteção (A.P).
• Técnicas de Bengala Longa (B.L).
Unidade III: Tópicos Especiais – 12 horas.
1. Cão guia.
2. Tecnologias assistivas.
3. Surdocegueira.
Avaliação do curso e encerramento – 4 horas.
Metodologia: Aulas teóricas e práticas. O cronograma de todas as atividades será divulgado no primeiro dia de aula.
Avaliação: Serão realizadas três avaliações durante o curso e a nota final será calculada da seguinte forma:
Avalição teórica + 1º avaliação prática + 2ª avaliação prática
3
Avaliação Teórica:
Elaboração de resenha crítica de assunto relativo ao módulo I do curso, de um artigo científico de revista indexada.
A resenha deverá conter a seguinte formação:
- Introdução, Desenvolvimento e Conclusão
- 5 laudas (1 folha para capa, 3 folhas para o desenvolvimento da resenha e 1 folha para as referências).
Avaliações Práticas:
As avaliações práticas serão mediante execução de duas técnicas de OM (mobilidade dependente e independente) em forma de prova aula.
Referências:
ABNT. Norma Brasileira 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 3. ed. ABNT: Rio de Janeiro, 2015.
ABNT. Norma Brasileira 16537: acessibilidade - sinalização – piso tátil – diretrizes para elaboração de projetos e instalação. ABNT: Rio de Janeiro, 2016
BRASIL. Câmara dos Deputados. Decreto n. 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis n. 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2004/decreto-5296-2-dezembro-2004-534980-normaatualizada-pe.pdf. Acesso em: 12 out. 2016.
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BRASIL. Presidência da República. Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das
pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em: ttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L10098.htm. Acesso em: 15 abr. 2017.
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GITAHY, R. R. C.; SILVA, J. P.; TERÇARIOL, A. A. L. O uso das tecnologias de informação e comunicação aplicadas como tecnologia assistiva na construção do conhecimento dos alunos com deficiência visual que frequentam as salas de recursos multifuncionais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 1, p. 111-130, 2016.
LÁZARO, R. C. G. Quem poupa, tem! Representações sociais de baixa visão por professores do Benjamin Constant. 2009. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://www.estacio.br/mestradoedoutorado/docs/dissertacao-mestrado/2009/Regina-Lazaro-completa.pdf. Acesso em: 06 maio 2017.
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MELO, H. F. R. de. Deficiência visual: lições práticas de mobilidade. Unicamp/ SP: Pontes, 1991
OLIVEIRA, L. M. B. Cartilha do Censo 2010 – Pessoas com Deficiência. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República / Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência/Coordenação-Geral do Sistema de Informações sobre a Pessoa com Deficiência. Brasília: 2012.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados a Saúde – 10a Revisão. São Paulo: Edusp, 1993.
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