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Aspectos Gerais da Surdocegueira Congênita

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Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 15h48 | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 13h31 | Acessos: 1286

Público: profissionais da Educação e da Saúde, com graduação completa. Prioridade para professores e profissionais que atuem no Atendimento Educacional Especializado, Educação Precoce e Educação Infantil. Profissionais com graduação completa e interesse na área. Será dada prioridade na matrícula dos profissionais que comprovarem graduação nas áreas da Educação e da Saúde.

Ementa: Conceito e definição na surdocegueira congênita. Principais causas, etiologias e síndromes. A importância do tato como principal canal de aprendizagem e cognição. A mediação na Surdocegueira Congênita. Papel da família no desenvolvimento da criança com Surdocegueira Congênita. Educação e escolaridade.

Objetivos: Conhecer as especificidades da surdocegueira congênita e suas consequências no desenvolvimento global da criança.

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisitos: Não há.

Nº de vagas: 25

Período do curso: de 21/09 a 25/09/2020.

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Período de pré-inscrição: de 13/07/2020 a 16/08/2020.

Documentos obrigatórios:
Formulário Google de pré-inscrição preenchido na íntegra (Conforme consta nas Orientações Gerais, os documentos devem ser anexados somente em formato do tipo PDF e todos candidatos devem ter obrigatoriamente uma conta no gmail para anexar os arquivos solicitados no formulário)
• Documento de identidade.
• Certificado de conclusão de curso de graduação.
• Foto 3 x 4 recente.
• Obs. Certificado de conclusão de curso de graduação nas áreas da Educação e da Saúde: a apresentação deste documento não é obrigatória, mas priorizará a matrícula no curso.

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Não será oferecido alojamento por motivo de previsão de obra.

Requisitos para certificação: O participante deverá ter frequência mínima de 75%. O IBC não abona faltas e/ou atrasos.

Pesquisa de satisfação: O participante receberá mensagem eletrônica encaminhada pela Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA/IBC) contendo link para acesso ao formulário de pesquisa de satisfação da oficina, que deve ser respondido e enviado no prazo indicado na própria mensagem. Solicita-se a todos os participantes o preenchimento do formulário; sendo este instrumento fundamental para aferição da qualidade da oficina oferecida pelo IBC (indicador de qualidade).

Professora: Marcia Noronha de Mello.


Breve currículo:
Doutoranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá - UNESA (Representações Sociais e Práticas Educacionais), Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá - UNESA (Políticas Públicas e Gestão). Especialização em Saúde Mental da Infância e da Adolescência pela Santa Casa de Misericórdia (CESANTA). Graduada em História pela Universidade Santa Úrsula (USU). Professora e pesquisadora na área de Surdocegueira atual Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas da Divisão de Pesquisa, Documentação e Informação do Instituto Benjamin Constant (IBC).

Programa:

1. Surdocegueira congênita: o que é e principais implicações no desenvolvimento global do indivíduo;
2. Causas e associações com outras deficiências;
3. Relação tato e cognição; a aprendizagem através do tato;
4. Aspectos educacionais para o desenvolvimento de programas educacionais individualizados para a criança com dupla deficiência sensorial;
5. Educação e Escolaridade
6. O papel da família no desenvolvimento da criança e como membro de uma equipe educacional;
7. O papel do instrutor mediador no processo de escolarização da criança com surdocegueira congênita.


Observação: A ordem dos conteúdos e as vivências poderão ser alteradas de acordo com a dinâmica das turmas.

Metodologia: Aulas expositivas teóricas. Experiências sensoriais. Análise de vídeos de atendimentos. Análise de texto.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:

CADER-NASCIMENTO, Fatima Ali Abdalah Abdel; COSTA, Maria da Piedade Resende. Descobrindo a surdocegueira: educação e comunicação. São Carlos: EduFSCar, 2010

CAMBRUZZI, Rita de Cássia Silveira; COSTA, Maria da Piedade Resende.Surdocegueira: níveis e formas de comunicação. São Carlos: EduFSCar, 2016

COSTA, Maria da Piedade Resende (org.). Surdocegueira: estudos e reflexões. São Carlos, Pedro & João Editores, 2016

NICHOLAS, J. Do tato ativo à comunicação tátil: o que a cognição tem a ver com isso? Tradução Roberto Alexandre Machado Albornoz. 1 ed. São Paulo: Grupo Brasil, 2011
SILVA, Ana Maria de Barros. Heldy Meu Nome: rompendo barreiras da surdocegueira. São Paulo: United Press, 2012.

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