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Introdução à Orientação e Mobilidade em contextos não escolares - Turma 1

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Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 15h39 | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 13h34 | Acessos: 1277

Público: Professores ou acadêmicos da área da Educação; profissionais com graduação na área da Saúde ou acadêmicos dessa área.

Ementa: Histórico e conceituação de Orientação e Mobilidade (OM); técnicas de mobilidade dependente e independente.

Objetivo: Propiciar aos participantes conhecimentos e técnicas básicas de Orientação e Mobilidade que contribuam na sua atuação para o processo de inclusão da pessoa com deficiência visual.

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisitos: O participante deverá ter mobilidade própria.

Nº de vagas: 26

Período do curso: de 05 a 09/10/2020.

Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.

Período de pré-inscrição: de 03/08 a 06/09/2020.

Documentos obrigatórios:
Formulário Google de pré-inscrição preenchido na íntegra (Conforme consta nas Orientações Gerais, os documentos devem ser anexados somente em formato do tipo PDF e todos candidatos devem ter obrigatoriamente uma conta no gmail para anexar os arquivos solicitados no formulário)
• Documento de identidade.
• Certificado de conclusão de graduação no curso de Pedagogia ou em curso de Licenciatura ou certificado de conclusão de curso de graduação na área da Saúde ou declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado em curso de Pedagogia ou de Licenciatura ou da área da Saúde. Será aceito ainda certificado de conclusão de curso de Formação de Professores (Antigo curso Normal).
• Foto 3 x 4 recente.

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Não será oferecido por motivo de previsão de obras.

Requisitos para certificação: O participante deverá ter frequência mínima de 75%. O IBC não abona faltas e/ou atrasos.

Pesquisa de satisfação: O participante receberá mensagem eletrônica encaminhada pela Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA/IBC) contendo link para acesso ao formulário de pesquisa de satisfação da oficina, que deve ser respondido e enviado no prazo indicado na própria mensagem. Solicita-se a todos os participantes o preenchimento do formulário; sendo este instrumento fundamental para aferição da qualidade da oficina oferecida pelo IBC (indicador de qualidade).

Professores: Thiago Parreira Sardenberg Soares e Vanessa Rocha Zardini Nakajima

Breve currículo:
Thiago Parreira Sardenberg Soares - Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA); Mestre em Educação pela mesma Universidade (UNESA – 2018); Pós-graduado em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Visual pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO – 2010) e em Neurologia e Neurofisiologia Aplicadas à Reabilitação pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR – 2009); Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ – 2016) e Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA – 2007). Docente do Instituto Benjamin Constant desde 2013, na área de Orientação e Mobilidade, lotado no Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação. Membro da Comissão de Acessibilidade do IBC. Foi Fisioterapeuta da Delegação Brasileira Feminina de Goalball (2011 a 2013) e integrante da Delegação Brasileira nas Paralimpíadas de Londres (2012).

Vanessa Rocha Zardini Nakajima – Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida (2008). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui Curso de Qualificação na Área da Deficiência Visual pelo Instituto Benjamin Constant (IBC). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Orientação e Mobilidade, lotada no Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação.


Programa:
1. Histórico.
2. Conceituação de Orientação e Mobilidade.
3. Técnicas de orientação e mobilidade.
• Técnicas de Guia Vidente (GV).
• Técnicas de Autoproteção (AP).
• Introdução à Bengala Longa (BL): varredura, toque, diagonal, diagonal com guia vidente, diagonal com rastreamento, diagonal com toque, deslize, portas, detecção e exploração de objetos, subir e descer escadas.

Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas.

Avaliação: Não há

Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Orientação e Mobilidade: Projeto Ir e Vir. Brasília: MEC, SEESP, 2002.

FELIPPE, João Álvaro de Moraes [et. al.]. Caminhando Juntos: Manual das Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade. Brasília: MEC, SEESP, 56.: II, 2003.

MACHADO, Edileine Vieira [et. al.]. Orientação e Mobilidade: Conhecimentos básicos para a inclusão do deficiente visual. Brasília: MEC, SEESP, 2003.

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