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Produção de Material Didático na Área da Deficiência Visual

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Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 15h09 | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 13h30 | Acessos: 1538

Público: Professores e acadêmicos da área de Educação; Fonoaudiólogos, Psicomotricistas e Terapeutas Ocupacionais.

Ementa: Conceituação, classificação e função de recursos e materiais didáticos utilizados pela pessoa com deficiência visual. Conceituação e caracterização de texturização envolvendo materiais necessários e acessórios. Confecção de materiais.

Objetivo: Propiciar aos participantes conhecimentos básicos para produzir material didático adequado a pessoas com deficiência visual.

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisitos: Não há.

Nº de vagas: 20

Período do curso: de 24 a 28/08/2020.

Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.

Período de pré-inscrições: de 22/06 a 26/07/2020.

Documentos obrigatórios:
Formulário Google de pré-inscrição preenchido na íntegra (Conforme consta nas Orientações Gerais, os documentos devem ser anexados somente em formato do tipo PDF e todos candidatos devem ter obrigatoriamente uma conta no gmail para anexar os arquivos solicitados no formulário)
• Documento de identidade.
• Certificado de conclusão de curso de graduação na área da Educação ou declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado em curso desta área ou certificado de conclusão de curso de graduação em Fonoaudiologia ou em Psicomotricidade ou em Terapia Ocupacional.
• Foto 3 x 4 recente.

Atenção:
Antes de confirmar sua inscrição no curso de Produção de Material Didático na Área da Deficiência Visual é importante que você tenha ciência de que serão utilizados produtos que podem causar reações alérgicas e/ou intoxicações.
Por esta razão todos os candidatos deverão assinalar, no Formulário Google de pré-inscrição, que têm ciência desta informação e que terão acesso a materiais de proteção - máscara e luvas - oferecidos pelo Instituto Benjamin Constant/Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento durante a realização do curso.


Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Não será oferecido alojamento por motivo de previsão de obra.

Requisitos para certificação: O participante deverá ter frequência mínima de 75%. O IBC não abona faltas e/ou atrasos.

Pesquisa de satisfação: O participante receberá mensagem eletrônica encaminhada pela Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA/IBC) contendo link para acesso ao formulário de pesquisa de satisfação da oficina, que deve ser respondido e enviado no prazo indicado na própria mensagem. Solicita-se a todos os participantes o preenchimento do formulário; sendo este instrumento fundamental para aferição da qualidade da oficina oferecida pelo IBC (indicador de qualidade).

Professores: Alex Fraga Rocha e Vagner Santos da Cruz.

Breve currículo:
Alex Fraga Rocha – Possui graduação em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Mestrado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Está cursando o Doutorado em Física e a Graduação em Engenharia Mecânica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Instituto Benjamin Constant - IBC. Tem experiência no Ensino de Física em nível médio e em nível de graduação. Ingressou no Instituto Benjamin Constant em 2014, onde passou a atuar na confecção de material didático para o ensino de física, em nível fundamental e médio, além de lecionar física no ensino fundamental e médio.

Vagner Santos da Cruz – Doutor (2018) e mestre (2013) em ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Licenciatura em física pela mesma universidade (2009). Tem experiência em ensino de física desde o ano de 2009, com atuação no ensino médio e uma breve atuação no ensino superior. Ingressou no Instituto Benjamin Constant no ano de 2013 atuando no ensino de alunos com deficiência visual do ensino fundamental. Também desenvolve e produz materiais didáticos adaptados para alunos cegos e com baixa visão, com foco na produção de cadernos (apostilas) de física, que são distribuídas pela Instituição para escolas do Brasil e do exterior.


Programa:
1. A importância da produção de materiais especializados.
2. Conceituação de tecnologia assistiva.
3. Tipos básicos de materiais:
• Adaptados.
• Alternativos.
• Texturização Diferenciada.
4. Confecção de materiais alternativos.
5. Confecção de matriz diferenciada.
6. Confecção livre de matriz.
7. Confecção de matriz para Thermoform.

Metodologia: Aulas teóricas e práticas.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:
1. Guia prático para adaptação em relevo. Secretaria de Estado da Educação, Fundação Catarinense de Educação Especial. Santa Catarina, 2011.
2. Cerqueira, J. B. & Ferreira, E. M. B. Os recursos didáticos na educação especial. Revista Benjamin Constant, 5, 1996.
3. Brincar para todos. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Especial. Brasília, 2006.

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