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Aspectos da Linguagem na Deficiência Visual

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Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 15h03 | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 13h30 | Acessos: 1264

Público: Profissionais com graduação completa (qualquer área) e acadêmicos de curso de graduação em Licenciatura, Pedagogia ou Fonoaudiologia.

Observação: Terão prioridade na matrícula professores e acadêmicos (a partir do 6º período) de cursos de graduação em Licenciatura ou em Pedagogia, fonoaudiólogos e acadêmicos (a partir do 6º período) do curso de graduação em Fonoaudiologia, além de outros profissionais, com graduação completa, que comprovem atuação nas instituições/sistemas de ensino.

Ementa: Aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e escrita e suas comorbidades na deficiência visual. Fonoaudiologia escolar.

Objetivo: Atuação fonoaudiológica na deficiência visual, possibilitando aos profissionais da área da educação e da saúde instrumentais de prevenção, diagnóstico e reabilitação nos distúrbios da comunicação. 

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisitos: Não há.

Nº de vagas: 25

Período do curso: de 17 a 21/08/2020.

Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.

Período de pré-inscrição: de 15/06 a 19/07/2020.

Documentos obrigatórios:
Formulário Google de pré-inscrição preenchido na íntegra (Conforme consta nas Orientações Gerais, os documentos devem ser anexados somente em formato do tipo PDF e todos candidatos devem ter obrigatoriamente uma conta no gmail para anexar os arquivos solicitados no formulário)
• Documento de identidade.
• Certificado de conclusão de curso de graduação (qualquer área) ou declaração de matrícula (a partir do 6º período) em curso de graduação em Licenciatura ou Pedagogia ou Fonoaudiologia.
• Foto 3 x 4 recente.
Obs. A apresentação dos documentos abaixo priorizará a pré-inscrição no curso, na seguinte ordem:
1. Certificado de conclusão de curso de graduação em Licenciatura ou Pedagogia ou Fonoaudiologia;
2. Declaração de matrícula (a partir do 6º período) em curso de graduação em Licenciatura ou Pedagogia ou Fonoaudiologia;
3. Para os que atuam na área da Educação: além do certificado de conclusão de graduação (em qualquer área), declaração emitida por unidade do sistema de ensino que comprove sua atuação;
4. Profissionais com outras graduações.

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Não será oferecido por motivo de previsão de obras.

Requisitos para certificação: O participante deverá ter frequência mínima de 75%. O IBC não abona faltas e/ou atrasos.

Pesquisa de satisfação: O participante receberá mensagem eletrônica encaminhada pela Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA/IBC) contendo link para acesso ao formulário de pesquisa de satisfação da oficina, que deve ser respondido e enviado no prazo indicado na própria mensagem. Solicita-se a todos os participantes o preenchimento do formulário; sendo este instrumento fundamental para aferição da qualidade da oficina oferecida pelo IBC (indicador de qualidade).

Professoras: Juliana de Sá Machado Guilam

Breve currículo:
Mestre em Fonoaudiologia (UVA); Especialista em Distúrbios da comunicação (PUC-SP). Graduada em Fonoaudiologia (UFRJ). Fonoaudióloga do Instituto Benjamin Constant.

Programa:
1- Conceito de deficiência visual
2- Habilidades comunicativas
3- Habilidades auditivas
4- Desenvolvimento cognitivo e da linguagem oral
5- Distúrbios da linguagem oral
6- Transtorno do Espectro Autista e deficiência visual
7- Mediação escolar
8- Desenvolvimento psicomotor
9- Desenvolvimento da linguagem escrita
10- Transtornos da linguagem escrita
11- Fonoaudiologia e pedagogia
12- Casos escolares e clínicos – CID

Metodologia: Aulas teóricas.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:

1- GOLDFELD, M. Fundamentos em fonoaudiologia: linguagem. 2 ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2003
2- ZORZI, J. A intervenção fonoaudiológica nas alterações de linguagem infantil, 2 ed. Rio de Janeiro, RJ: Revinter
3- LAMONICA, D. Tratado de linguagem: Perspectivas contemporâneas. Book Toy, 2017
4- FILHO, O. Novo tratado de fonoaudiologia. Editora Manole, 2013

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