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Técnicas de Leitura e de Escrita no Sistema Braille

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Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 13h53 | Última atualização em Terça, 14 de Janeiro de 2020, 15h51 | Acessos: 2231

Público: Professores ou acadêmicos da área da educação ou profissionais técnicos que atuem ou desejem atuar na área da deficiência visual.

Observação: Terá prioridade na matrícula o interessado que comprovar que já atua na área.

Ementa: A origem do Sistema Braille e sua importância no processo de emancipação da pessoa com deficiência visual. O instrumental necessário para a escrita em Braille. Identificação e representação dos caracteres Braille na leitura e escrita de textos. A simbologia matemática. Leitura e transcrição de textos no Sistema Braille.

Objetivo: Propiciar aos participantes conhecimentos do Sistema Braille a serem utilizados na produção Braille e apoio a estudantes com deficiência visual.

Importante: A carga horária do curso não contempla o ensino do Braille através da leitura tátil.

Carga horária total: 80 horas/aula.

Pré-requisitos:
• Para pessoas cegas: prévio domínio da leitura tátil.
• Para pessoas com baixa visão: prévio domínio da leitura tátil ou ter acuidade visual suficiente para leitura do Braille (ponto e interponto) em relevo; a DEA não possui recursos ópticos para empréstimo ao cursista.

Nº de vagas: 20

Período do curso: de 20 a 31/07/2020.

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Período de pré-inscrições: de 18/05 a 21/06/2020.

Documentos obrigatórios:
Formulário Google de pré-inscrição preenchido na íntegra (Conforme consta nas Orientações Gerais, os documentos devem ser anexados somente em formato do tipo PDF e todos candidatos devem ter obrigatoriamente uma conta no gmail para anexar os arquivos solicitados no formulário)
• Documento de identidade.
• Foto 3 x 4 recente.
• Certificado de conclusão do Ensino Médio.
• Obs. Declaração da instituição informando que o interessado neste curso atua na área da deficiência visual: a apresentação deste documento não é obrigatória, mas priorizará a pré-inscrição no curso.

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Não será oferecido por motivo de previsão de obras.

Requisitos para certificação: O participante deverá ter frequência mínima de 75% e média final igual ou superior a 6,0 (seis). O IBC não abona faltas e/ou atrasos.

Pesquisa de satisfação: O participante receberá mensagem eletrônica encaminhada pela Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA/IBC) contendo link para acesso ao formulário de pesquisa de satisfação da oficina, que deve ser respondido e enviado no prazo indicado na própria mensagem. Solicita-se a todos os participantes o preenchimento do formulário; sendo este instrumento fundamental para aferição da qualidade da oficina oferecida pelo IBC (indicador de qualidade).

Professora: Geni Pinto de Abreu

Breve Currículo:
Pós-graduada no curso “O Processo de Letramento na Alfabetização de Crianças com Cegueira na Educação Infantil e/ou Primeiro Ano do Ensino Fundamental” promovido pelo Instituto Benjamin Constant/Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro (2012/2014). Graduada em Letras – Português/Literatura pelo Centro Universitário Cidade (2003/2006). Professora Magistério (1º ao 5º ano), no Colégio Estadual Julia Kubistchek (1994/1996). Atuou como professora substituta - Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille no programa de Reabilitação do Instituto Benjamin Constant (2007/2009). Desde 2014 é professora concursada no Instituto Benjamim Constant.

Programa:

1. Breve histórico do Sistema Braille.
2. Instrumentos utilizados para a escrita.
3. Alfabeto Braille.
4. Sinais exclusivos do Sistema Braille.
5. Transcrição de pequenos textos.
6. Simbologia matemática.
• Numerais indo-arábicos, ordinais, romanos, decimais e fracionários.
• Sistema monetário brasileiro.
• Representação de datas e de telefones.
• Representação das operações fundamentais.
• Símbolos unificadores.
• Conjuntos.
7. Simbologia informática.
8. Leitura de textos sem e com interponto.

Metodologia: Aulas teóricas e práticas. Será utilizado nas atividades de leitura e de escrita, assim como nas avaliações, apenas o sistema Braille em relevo.

Avaliação: Trabalhos de leitura e escrita realizados ao longo do curso e duas avaliações (uma de escrita e outra de leitura). Média igual ou superior a 6,0 (seis).

Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Grafia Braille para a Língua Portuguesa. Brasília: SEESP, 2006.
Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/textosbraile.pdf>.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille. Brasília: SEESP, 2006.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/textosbraile.pdf>.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa – CMU. Brasília: SEESP, 2006.

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