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Educação Precoce

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Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 13h01 | Última atualização em Terça, 10 de Agosto de 2021, 13h02 | Acessos: 2401

Público: Professores, com prioridade para os que atuam em instituições públicas.

Ementa: A importância da visão no desenvolvimento global da criança. Conceituação da deficiência visual: cegueira e baixa visão. Noções gerais sobre o funcionamento visual. Principais patologias que levam à deficiência da visão na infância e seus reflexos no desenvolvimento. Aspectos biopsicossociais, a importância da integração dos sentidos remanescentes e as frequentes interferências da deficiência visual no processo de desenvolvimento neuropsicomotor, cognitivo e sócio-afetivo. A relevância da Educação Precoce na prevenção de desvios no desenvolvimento, ressaltando a importância do envolvimento da família e articulação com outros profissionais. Educação Precoce e o Atendimento Educacional Especializado

Objetivo: Propiciar aos participantes subsídios e conhecimentos básicos referentes às peculiaridades do desenvolvimento da criança com deficiência visual para que possam atuar adequadamente no sentido de promover ao máximo seu processo evolutivo prevenindo desvios em seu desenvolvimento e escolaridade.

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisitos: Não há

Nº de vagas: 25

Período do curso: de 06 a 10/07/2020.

Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.

Período de pré-inscrição: de 03/05 a 07/06/2020.

Documentos obrigatórios:
Formulário Google de pré-inscrição preenchido na íntegra (Conforme consta nas Orientações Gerais, os documentos devem ser anexados somente em formato do tipo PDF e todos candidatos devem ter obrigatoriamente uma conta no gmail para anexar os arquivos solicitados no formulário)
• Documento de identidade.
• Certificado de conclusão de curso de graduação na área da Educação ou Certificado de conclusão de curso de formação de professores (antigo curso Normal/Magistério).
• Foto 3 x 4 recente.
• Obs. Documento que comprove vínculo com instituição pública: a apresentação deste documento não é obrigatória, mas priorizará a pré-inscrição no curso.

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Não será oferecido por motivo de previsão de obras.

Requisitos para certificação: O participante deverá ter frequência mínima de 75%. O IBC não abona faltas e/ou atrasos.

Pesquisa de satisfação: O participante receberá mensagem eletrônica encaminhada pela Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA/IBC) contendo link para acesso ao formulário de pesquisa de satisfação da oficina, que deve ser respondido e enviado no prazo indicado na própria mensagem. Solicita-se a todos os participantes o preenchimento do formulário; sendo este instrumento fundamental para aferição da qualidade da oficina oferecida pelo IBC (indicador de qualidade).

Professoras: Gabrielle de Oliveira Camacho Soares e Patricia Soares de Pinho Gonçalves.

Breve currículo:
Gabrielle de Oliveira Camacho Soares - Mestre em Diversidade e Inclusão (UFF); Especialista em Educação Especial (UNIRIO) e professora qualificada em Deficiência Visual (IBC); profissional de Educação Física; professora do Setor de Educação Precoce do Instituto Benjamin Constant (IBC). Tem experiência com inclusão educacional de alunos com deficiência em escolas públicas regulares e Atendimento Educacional Especializado.

Patricia Soares de Pinho Gonçalves - Mestre em Educação Física (UFRJ); Especialista em Clínica Psicomotora (IBMR); graduada em Educação Física (UEPG); professora concursada e coordenadora do setor de Educação Precoce do Instituto Benjamin Constant. Atuou como tutora / professora do curso de pós-graduação à distância em Educação Especial da UNIRIO.

Programa:
1. Noções gerais referentes ao funcionamento visual.
2. Principais patologias visuais que acometem a visão precocemente.
3. Como os distúrbios visuais interferem no desenvolvimento infantil: psicomotor, cognitivo, sócio-afetivo e suas influências.
4. Educação precoce para as crianças cegas e com baixa visão: abordagem pedagógica.
5. Avaliação funcional da visão.
6. A criança com deficiência visual e os sentidos remanescentes.
7. Desvios comuns no desenvolvimento da criança com deficiência visual quando não atendida adequadamente.
8. Como trabalhar com a criança que apresenta deficiência visual: atividades e procedimentos.
9. O papel da família no processo do desenvolvimento infantil.
10. A importância do trabalho do professor em articulação com outros profissionais.
11. Atendimento Educacional Especializado e os recursos didáticos na Educação Precoce.

Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:

BRASIL, MEC. Brincar para Todos, 2005. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/brincartodos.pdf > Acesso em: 05 de março de 2017.

______________. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica, 2013. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file > Acesso em: 01 de março de 2017.

______________. Diretrizes Educacionais sobre Estimulação Precoce, 1995. Disponível em: < http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001344/134413porb.pdf > Acesso em: 20 de fevereiro de 2017.

______________. Manual de Orientação: Programa de Implantação de Sala de Recursos Multifuncionais, 2010. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9936-manual-orientacao-programa-implantacao-salas-recursos-multifuncionais&Itemid=30192 > Acesso em: 04 de março de 2017.


BRASIL, MEC. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008. Disponível em: <  http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192 > Acesso em: 01 de março de 2017.

BRUNO, Marilda Moraes Garcia. O desenvolvimento integral do portador de deficiência visual: da intervenção precoce à integração escolar. Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual. São Paulo, 1993.

BRUNO, M. M. G.; MOTA, M. G. B. Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: deficiência visual. v.1. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2001 (Série Atualidades Pedagógicas).

COSTA, Jane de Almeida. Adaptando para a Baixa Visão. Pnabv – Projeto Nacional para Alunos com Baixa Visão, MEC – Secretaria de Educação Especial, Brasília/DF, 2000.

COSTA, Jane de Almeida. Aluno com Baixa Visão. Enfoques Pedagógicos. Pnabv – Projeto Nacional para Alunos com Baixa Visão, MEC – Secretaria de Educação Especial, Brasília/DF, 2000.

COSTA FILHO, Helder; HADDAD, Maria Aparecida O.; SAMPAIO, Marcos Wilson; SIAULYS, Mara Olímpia de C. Baixa Visão e Cegueira: Os caminhos para a reabilitação, a educação e a inclusão. Rio de Janeiro: Cultura Médica, Guanabara Koogan, 2010.

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GESELL, Arnold, AMATRUDA, C. S. O diagnóstico do desenvolvimento. Avaliação e tratamento do desenvolvimento neuropsicológico do lactente e na criança pequena – o normal e o patológico. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu Editora, 3ª edição, 1984.

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HADDAD, M. Aparecida O.: KARA-JOSÉ, Newton; SAMPAIO, W. Auxílios para Baixa Visão. Vol. I. Coleção Baixa Visão. S. Paulo: Laramara, 2001.

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