Introdução ao Soroban – Metodologia: Menor Valor Relativo – Turma 1
Público: Professores e acadêmicos da área da Educação.
Ementa: Técnicas de cálculo no Soroban das quatro operações com números naturais, utilizando a metodologia de menor valor relativo.
Objetivo: Apresentar as técnicas de cálculo no Soroban, das quatro operações com números naturais, utilizando a metodologia de menor valor relativo, propiciando aos participantes melhores condições de atendimento ao aluno com deficiência visual.
Carga horária total: 40 horas/aula.
Pré-requisito: Não há.
Nº de vagas: 25
Período do curso: de 02 a 30/06/2020.
Horário: terças-feiras, das 8:00 às 17:00 horas.
Período de pré-inscrição: de 30/03 a 03/05/2020.
Documentos obrigatórios:
• Formulário Google de Pré-Inscrição preenchido na íntegra (Conforme consta nas Orientações Gerais, os documentos devem ser anexados somente em formato do tipo PDF e todos candidatos devem ter obrigatoriamente uma conta no gmail para anexar os arquivos solicitados no formulário)
• Documento de identidade.
• Certificado de conclusão de graduação no curso de Pedagogia ou em curso de Licenciatura ou declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado em curso de Pedagogia ou de Licenciatura. Será aceito ainda certificado de conclusão de curso de Formação de Professores (Antigo curso Normal).
• Foto 3x4 recente.
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes
Alojamento: Não será oferecido por motivo de previsão de obras.
Requisitos para certificação: O participante deverá ter frequência mínima de 75%. O IBC não abona faltas e/ou atrasos.
Pesquisa de satisfação: O participante receberá mensagem eletrônica encaminhada pela Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA/IBC) contendo link para acesso ao formulário de pesquisa de satisfação da oficina, que deve ser respondido e enviado no prazo indicado na própria mensagem. Solicita-se a todos os participantes o preenchimento do formulário; sendo este instrumento fundamental para aferição da qualidade da oficina oferecida pelo IBC (indicador de qualidade).
Professores: Heverton de Souza Bezerra da Silva.
Breve currículo:
Heverton de Souza Bezerra da Silva - Graduado em Matemática pela Universidade Estácio de Sá (2008). Atualmente é professor de matemática do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Benjamin Constant, lotado no Departamento Técnico - setor de Adaptação de Livros Didáticos e Paradidáticos. Membro da Comissão de elaboração do curso "Soroban: metodologia menor valor relativo" e da Comissão para "Reestruturação do atendimento e Produção de Material na Área de Baixa Visão". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência visual, matemática e adaptação.
Programa
1. Escrita e leitura de números.
2. Operações com números naturais.
a) Adição: sem reserva; com reserva; direta.
b) Subtração: sem recurso; com recurso; direta.
c) Multiplicação: multiplicando com apenas um algarismo; multiplicando com dois
ou mais algarismos; multiplicação por 10 e suas potências.
d) Divisão: divisor com um algarismo e divisor com dois algarismos.
Metodologia: Aulas teóricas e práticas.
Avaliação: Não há
Bibliografia:
OLIVEIRA, E. D. de. Et al. Técnicas de cálculo e didática do soroban: método ocidental menor
valor relativo. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. “Soroban: manual de
técnicas operatórias para pessoas com deficiência visual /elaboração: Mota, Maria Gloria Batista da... [et al.]. Secretaria de Educação Especial – Brasília: SEESP, 2009. 1a edição.
Redes Sociais