Alfabetização através do Sistema Braille - Turma 1
Público: Professores e acadêmicos da área da Educação.
Ementa: Aspectos importantes que influem na aprendizagem da criança com deficiência visual. Pré-requisitos para alfabetização no Sistema Braille. Avaliação diagnóstica de habilidades requeridas para a aprendizagem da escrita e da leitura em Braille. Alguns princípios básicos que orientam a prática pedagógica de um programa de alfabetização em Braille. Métodos utilizados no processo de alfabetização em Braille. Avaliação do processo ensino-aprendizagem durante a alfabetização.
Objetivo: Capacitar professores para atuarem no processo de aquisição da leitura e da escrita por crianças cegas através do Sistema Braille.
Carga horária total: 40 horas/aula.
Pré-requisitos: Conhecimentos básicos do Sistema Braille.
Nº de vagas: 25
Período do curso: de 11 a 15/05/2020.
Horário: Segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.
Período de pré-inscrição: de 09/03 a 12/04/2020.
Documentos obrigatórios:
• Formulário Google de pré-inscrição preenchido na íntegra (Conforme consta nas Orientações Gerais, os documentos devem ser anexados somente em formato do tipo PDF e todos candidatos devem ter obrigatoriamente uma conta no gmail para anexar os arquivos solicitados no formulário)
• Documento de identidade.
• Certificado de conclusão de graduação no curso de Pedagogia ou em curso de Licenciatura ou declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado em curso de Pedagogia ou de Licenciatura. Será aceito ainda certificado de conclusão de curso de Formação de Professores (Antigo curso Normal).
• Certificado de conclusão de curso de Braille.
• Foto 3 x 4 recente.
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes
Alojamento: Não será oferecido alojamento por motivo de previsão de obra.
Requisitos para certificação: O participante deverá ter frequência mínima de 75%. O IBC não abona faltas e/ou atrasos.
Pesquisa de satisfação: O participante receberá mensagem eletrônica encaminhada pela Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA/IBC) contendo link para acesso ao formulário de pesquisa de satisfação da oficina, que deve ser respondido e enviado no prazo indicado na própria mensagem. Solicita-se a todos os participantes o preenchimento do formulário; sendo este instrumento fundamental para aferição da qualidade da oficina oferecida pelo IBC (indicador de qualidade).
Professora: Maria da Gloria de Souza Almeida.
Breve currículo:
Doutora e Mestre em Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Especialização em Deficiência Visual e com Especialização em Alfabetização, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduação em Letras: Português/Literaturas e Espanhol/Literaturas, ambas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora regente do Instituto Benjamin Constant (IBC) desde 1980, com atuação nas classes de alfabetização e na disciplina de Língua Portuguesa; professora dos cursos de qualificação do IBC na disciplina de Alfabetização através do Sistema Braille de 1994 a 2012. Chefe de Gabinete da Direção-Geral do IBC de 2003 a 2014. Atualmente é Assessora da Direção-Geral do IBC e professora do curso de Alfabetização através do Sistema Braille. Possui as seguintes publicações: Cartilha Primeiros Passos, Letras e idéias (análise de textos), Coletânea completa de lições de gramática do 6º ao 9º ano e Coletânea de apostilas e textos sobre alfabetização.
Programa:
1. Introdução à educação da criança cega.
2. Princípios da educação da criança cega e período de desenvolvimento global.
3. Fundamentos da pré-leitura e pré-escrita.
4. A literatura na sala de aula.
5. Recursos pedagógicos utilizados no processo de alfabetização da criança cega.
Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas.
Avaliação: Não há.
Bibliografia:
1. BARRAGA, Natalie. Disminuidos visuales y aprendizaje. Espanha: Fundação Once, 1985.
2. CHARLES, C. M. Piaget ao alcance dos professores. Tradução Ingeborg Strake. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1975.
3. COSTA LINS, M.J.S. A Estruturação da inteligência do pré-escolar segundo Piaget. Rio de Janeiro: Anima, 1984.
4. FERNÁNDEZ, Alicia. A Inteligência aprisionada. Tradução Iara Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
5. FRAIBERG, S. Insight from the blind Library of Congress. Washington, 1972.
6. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. (Coleção Educação e Comunicação, 1).
7. HALLIDAY, Carol. Crescimento, aprendizagem e desenvolvimento da criança visualmente incapacitada do nascimento à idade escolar. São Paulo: Fundação para o Livro do Cego no Brasil, 1975.
8. LEMLE, Miriam. Guia Teórico do Alfabetizador. São Paulo: Ática, 1990.
9. LOWENFELD, B. Our blind children. Illinois: Charles Thomas Publishers, 1964.
10. LURIA, A.R. Desenvolvimento Cognitivo. São Paulo: Ícone, 1990.
11. PIAGET, Jean. A Formação do Símbolo na Criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Tradução Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
12. PIAGET, Jean. A Linguagem e o Pensamento da Criança. Rio de Janeiro, 1. ed. Edição Brasileira, abril, 1959. Tradução Manuel Campos, 4ª Edição, Paris, 1956.
13. PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1973.
14. VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Redes Sociais