Introdução à Audiodescrição e Consultoria – Turma 1
Público: Pessoas com e sem deficiência visual interessadas em conhecer o recurso da audiodescrição e consequentemente divulgar a relevância do recurso para uma sociedade efetivamente inclusiva.
Ementa: Estudo sobre conceito de Audiodescrição, raízes históricas, aspectos legais, elaboração de roteiro: as principais diretrizes; o papel da consultoria na elaboração dos roteiros.
Objetivo: Instrumentalizar os participantes através das diretrizes da Audiodescrição para a elaboração e consultoria de roteiros em diferentes produtos.
Carga horária total: 40 horas/aula.
Pré-requisitos: Domínio da Língua Portuguesa – Norma Culta (falada e escrita); conhecimentos básicos de informática (edição de texto, envio e recebimento de e-mail e navegação na Internet).
Nº de vagas: 20, sendo 5 vagas reservadas para pessoas com deficiência visual.
Período do curso: 16 a 20/03/2020.
Horário: Segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.
Período de pré-inscrição: 06/01 a 09/02/2020.
Documentos obrigatórios:
• Formulário Google preenchido na íntegra (Conforme consta nas Orientações Gerais, os documentos devem ser anexados somente em formato do tipo PDF e todos candidatos devem ter obrigatoriamente uma conta no gmail para anexar os arquivos solicitados no formulário)
• Documento de identidade.
• Documento que comprove ter no mínimo o Ensino Médio completo, tais como certificado de conclusão do Ensino Médio, certificado de conclusão de curso de graduação, entre outros.
• Foto 3 x 4 recente.
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes
Alojamento: Não será oferecido por motivo de previsão de obras.
Requisitos para certificação: O participante deverá ter frequência mínima de 75%. O IBC não abona faltas e/ou atrasos.
Pesquisa de satisfação: O participante receberá mensagem eletrônica encaminhada pela Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA/IBC) contendo link para acesso ao formulário de pesquisa de satisfação da oficina, que deve ser respondido e enviado no prazo indicado na própria mensagem. Solicita-se a todos os participantes o preenchimento do formulário; sendo este instrumento fundamental para aferição da qualidade da oficina oferecida pelo IBC (indicador de qualidade).
Professora: Nadir da Silva Machado.
Breve currículo:
Curso de Extensão universitária “Princípios e Técnicas da Audiodescrição: Aplicabilidade em Contextos Culturais e Educacionais” pela Universidade Estadual Paulista “Julio Mesquita Filho” (UNESP/2016); Especialista em Áudio-descrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/2015); Certificada por: Audio Description Training (Carga horária: 24h) Audio Description Associates, LLC, AD))), Estados Unidos (2015); Certificada no curso “Tradução Visual com ênfase na áudio-descrição (Carga horária: 40h) Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil (Imagens que Falam – 2012); Especialista na área da deficiência visual pelo Instituto Benjamin Constant (IBC/1982). Graduada em Pedagogia (Centro de Ciências Humanas e Sociais Instituto Isabel/1980). É professora de ensino básico, técnico e tecnológico do IBC desde 1994. Atualmente é responsável pela Coordenação de Áudio-descrição do IBC.
Programa:
1. Audiodescrição: O que é?
2. Raízes Históricas da Audiodescrição.
3. Audiodescrição: uma questão legal e de justiça
4. A elaboração de roteiro: diretrizes, conceitos e princípios.
5. O papel do consultor na elaboração de roteiros
6. Atividades práticas: elaboração e consultoria de roteiros.
Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas.
Avaliação: Para os cursistas sem deficiência visual, elaboração e apresentação de roteiro de no mínimo 2 minutos ou até 300 palavras e para aqueles com deficiência visual, apreciação crítica, escrita, de um dos roteiros selecionados pela professora.
Bibliografia:
MOTTA, L. M. V.; ROMEU FILHO, P. (Orgs.). Audiodescrição: Transformando Imagens
em Palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de
São Paulo, 2010. (Disponível para download em: vercompalavras.com.br/livro).
Nota Técnica no 21 (BRASIL, 2012), divulgada em 10 de abril de 2012 pelo MEC, com
orientações para a descrição de imagens na geração de material digital acessível MecDaisy.
Disponível em: http://portalmec.gov.br
SANTAELLA, L. Leitura de Imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, 2.a ed. Brasília, 2008.
Versão comentada: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/convencao-direitos-humanos-pessoascomdeficienciacomentada.pdf
Brasil. Decreto nº 5.296 - 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm
BRASIL. Decreto Legislativo n.o 186, de 2008. Aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Congresso/DLG/DLG-186-2008.htm
BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm
LIMA, F. J.; TAVARES, Fabiana. Barreiras Atitudinais: Obstáculos à Pessoa com deficiência na Escola. 2007. Disponível em: http://www.saci.org.br/ index.php?modulo=akemi¶metro=20411.
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