Introdução ao Soroban – Metodologia: Maior Valor Relativo – Turma 1
Público: Professores e acadêmicos da área da Educação.
Ementa: Técnicas de cálculo no Soroban das quatro operações com números naturais, utilizando a metodologia de maior valor relativo.
Objetivo: Apresentar as técnicas de cálculo no Soroban, das quatro operações com números naturais, utilizando a metodologia de maior valor relativo, propiciando aos participantes melhores condições de atendimento ao aluno com deficiência visual.
Carga horária total: 40 horas/aula.
Pré-requisito: Não há.
Nº de vagas: 25
Período do curso: de 02 a 06/03/2020.
Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.
Período de pré-inscrição: de 06/01/2020 a 09/02/2020.
Documentos obrigatórios:
• Formulário Google de pré-inscrição preenchido na íntegra (Conforme consta nas Orientações Gerais, os documentos devem ser anexados somente em formato do tipo PDF e todos candidatos devem ter obrigatoriamente uma conta no gmail para anexar os arquivos solicitados no formulário)
• Documento de identidade.
• Certificado de conclusão de graduação no curso de Pedagogia ou em curso de Licenciatura ou declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado em curso de Pedagogia ou de Licenciatura. Será aceito ainda certificado de conclusão de curso de Formação de Professores (Antigo curso Normal).
• Foto 3 x 4 recente.
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes
Alojamento: Não será oferecido por motivo de previsão de obras.
Requisitos para certificação: O participante deverá ter frequência mínima de 75%. O IBC não abona faltas e/ou atrasos.
Pesquisa de satisfação: O participante receberá mensagem eletrônica encaminhada pela Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA/IBC) contendo link para acesso ao formulário de pesquisa de satisfação da oficina, que deve ser respondido e enviado no prazo indicado na própria mensagem. Solicita-se a todos os participantes o preenchimento do formulário; sendo este instrumento fundamental para aferição da qualidade da oficina oferecida pelo IBC (indicador de qualidade).
Professor: Heverton de Souza Bezerra da Silva e Marta Maria Donola Victorio
Breve currículo:
Heverton de Souza Bezerra da Silva - Graduado em Matemática pela Universidade Estácio de Sá (2008). Atualmente é professor de matemática do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Benjamin Constant, lotado no Departamento Técnico - setor de Adaptação de Livros Didáticos e Paradidáticos. Membro da Comissão de elaboração do curso "Soroban: metodologia menor valor relativo" e da Comissão para "Reestruturação do atendimento e Produção de Material na Área de Baixa Visão". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência visual, matemática e adaptação.
Marta Maria Donola Victorio – Graduada em Pedagogia pela FEUC (2003); especialização na área da Deficiência Visual; Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant, atualmente lotada no DMR, atuando como professora de Braille para reabilitandos. Membro da Comissão de Elaboração do curso “Soroban: metodologia do menor valor”.
Programa:
1. Escrita e leitura de números.
2. Operações com números naturais.
a) Adição: sem reserva; com reserva; direta.
b) Subtração: sem recurso; com recurso; direta.
c) Multiplicação: multiplicando com apenas um algarismo; multiplicando com dois
ou mais algarismos; multiplicação por 10 e suas potências.
d) Divisão: divisor com um algarismo e divisor com dois algarismos.
Metodologia: Aulas teóricas e práticas.
Avaliação: Não há
Bibliografia:
CERQUEIRA, JONIR BECHARA e CAROPRESO, REGINA CÉLIA. Técnicas de Cálculo e Didática do Soroban. 2ª Edição revista e atualizada. Instituto Benjamin Constant, Rio de Janeiro, 2007.
Redes Sociais