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Adaptação de Textos e Livros Didáticos para o Sistema Braille

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Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 09h44 | Última atualização em Terça, 14 de Janeiro de 2020, 15h48 | Acessos: 1732

Público: Professores e acadêmicos da área da Educação.

Ementa: Estudo dos critérios para adaptação de textos e livros em Braille e aplicação das principais grafias Braille utilizadas no Brasil e das Normas Técnicas para a produção de textos em Braille.

Objetivo: Promover a capacitação inicial e/ou aperfeiçoamento de estudantes e profissionais da área da educação para atuar na adaptação de textos e livros didáticos para o Sistema Braille.

Carga horária total: 80 horas/aula.

Pré-requisitos: Domínio do Sistema Braille. Utilizar como forma de comunicação escrita o sistema de leitura e escrita comum (fonte tamanho 12).

Nº de vagas: 20

Período do curso: de 03 a 14/02/2020.

Horário: de segunda a sexta-feira, de 8 às 16 horas.

Período de pré-inscrições: de 02 a 29/12/2019.

Documentos obrigatórios:
Formulário Google de pré-inscrição preenchido na íntegra (Conforme consta nas Orientações Gerais, os documentos devem ser anexados somente em formato do tipo PDF e todos candidatos devem ter obrigatoriamente uma conta no gmail para anexar os arquivos solicitados no formulário)
• Documento de identidade.
• Certificado de conclusão de curso superior na área da Educação ou declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado em curso desta área.
• Certificado de conclusão de curso de Braille, com carga horária mínima de 40 horas/aula.
• Foto 3 x 4 recente.

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Não será oferecido alojamento por motivo de previsão de obra.

Requisitos para certificação: O participante deverá ter frequência mínima de 75% e média final igual ou superior a 6,0 (seis). O IBC não abona faltas e/ou atrasos.

Pesquisa de satisfação: O participante receberá mensagem eletrônica encaminhada pela Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA/IBC) contendo link para acesso ao formulário de pesquisa de satisfação da oficina, que deve ser respondido e enviado no prazo indicado na própria mensagem. Solicita-se a todos os participantes o preenchimento do formulário; sendo este instrumento fundamental para aferição da qualidade da oficina oferecida pelo IBC (indicador de qualidade).

Professores: Fernando da Costa Ferreira, Heverton de Souza Bezerra da Silva, Hylea de Camargo Vale Fernandes Lima e Thiago Ribeiro Duarte.

Breve currículo:
Fernando da Costa Ferreira – Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1997); graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1995); pós-graduação em Políticas Territoriais do Estado do Rio de Janeiro, pela UERJ (2003); mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2004) e doutorado em Geografia pela UERJ (2017). Atua como professor do Instituto Benjamin Constant e é membro do Grupo de Ensino e Pesquisa em Adaptação (GEPA). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nas seguintes áreas: Educação Especial, Geografia Urbana e Geografia dos Esportes.
Heverton de Souza Bezerra da Silva - Graduado em Matemática pela Universidade Estácio de Sá (2008). Atualmente é professor de matemática do ensino básico, téc. e tecnológico do Instituto Benjamin Constant, lotado no Departamento Técnico Especializado - setor de Adaptação de Livros Didáticos e Paradidáticos. Membro da Comissão de elaboração do curso “Soroban: metodologia menor valor relativo” e da Comissão para “Reestruturação do atendimento e Produção de Material na Área de Baixa Visão”. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência visual, matemática e adaptação.
Hylea de Camargo Vale Fernandes Lima - Pós-doutora em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF); mestre em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); licenciada em Letras (Português-Inglês) pela Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos); licenciatura em Letras (Português-Alemão) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-Inc.). Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant (IBC/MEC) e atua como coordenadora e professora-adaptadora no setor de Adaptação (Divisão de Imprensa Braille - Departamento Técnico Especializado/IBC). É líder do Grupo de Ensino e Pesquisa em Adaptação (GEPA).
Thiago Ribeiro Duarte – Especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2012) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Educação Artística (2004), possui diversos cursos, realizados pelo Instituto Benjamin Constant (IBC), na área de deficiência visual: Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille (2003); Adaptação de Textos e Livros para Transcrição no Sistema Braille (2005); Capacitação de Profissionais para Produção de Textos em Braille (2006); Curso de Transcrição e Impressão de Textos em Braille (2006). Atuou como transcritor Braille no IBC entre 2003/2006, atuou como designer na adaptação de livros didáticos no PNLD de 2009/2012. Atuou como consultor Braille na OSCIP Acessibilidade Brasil, como consultor especialista para adaptação de materiais técnico-didáticos em formato acessível, a serem distribuídos nos Sistemas de Ensino (Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Tecnologia – OEI). Autor do artigo “Construção de Métodos para Criação de Gráficos Acessíveis a Pessoas com Deficiência Visual: Utilizando o Monet”, publicado no livro “Práticas Pedagógicas no Cotidiano Escolar: desafios e diversidade” (2014). Atualmente é professor de Braille do IBC.

Programa:
Unidade I
1. Breve histórico da produção Braille no IBC.
2. Etapas da produção de livros em Braille.

Unidade II
4. Noções básicas de transcrição Braille através do programa Braille Fácil.
2. Noções básicas de desenho tátil através do programa MONET.
3. Noções básicas das Normas Técnicas para Transcrição de Textos em Braille.
4. Grafia Braille para a Língua Portuguesa.

Unidade III
1. Critérios de adaptações nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História.


Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas.

Avaliação: Atividade prática de adaptação de conteúdos de livros didáticos do Ensino
Fundamental.

Bibliografia:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Grafia Braille para a Língua Portuguesa / Elaboração: DOS SANTOS, Fernanda Christina; OLIVEIRA, Regina Fátima Caldeira de – Brasília-DF, 3 ed, 2018.
_____. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille / Elaboração: DOS SANTOS, Fernanda Christina; OLIVEIRA, Regina Fátima Caldeira de – Brasília-DF, 3 ed, 2018.
_____. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa – CMU. Brasília: SEESP, 2006.
GRUPO DE ENSINO E PESQUISA EM ADAPTAÇAO. Manual de adaptação de textos para o Sistema Braille. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 2019.

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